sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sushi feito em casa...a minha primeira vez!

Olá amigos cozinheiros,

Depois de uma breve paragem cá estou de novo para escrever sobre sushi. É tão adorado por uns e odiado por outros.

Eu dizia que nunca ia provar sushi mas tinha muita curiosidade de experimentar porque gosto de me aventurar em coisas novas. Tanta vez disse isto que à um bom tempo atrás um amigo nosso nos "obrigou" a provar.  Lá fomos nós provar o tão badalado sushi e da primeira vez que comemos não ficámos a adorar. A textura, o sabor, tudo era diferente. Com o tempo fomos acompanhando alguns dos nossos amigos sempre que iam a Restaurantes Japoneses e fomos começando a gostar cada vez mais. Hoje em dia já podemos dizer que gostamos mas não de todos os tipos. Por isso a nossa relação com o sushi foi-se construindo e acredito que ainda vá evoluir mais.
Andava muito ansiosa de experimentar em casa. Via imensas vezes em programas de Tv, videos no Youtube, vi a Duxa, a Carla fazerem e fiquei sempre com vontade de experimentar mas não encontrava as folhinhas de nori do lado de cá do Tejo, até que finalmente encontrei. Comprei tudo no Jumbo do Forúm Almada, se tiverem interessados, por lá existe muita variedade de produtos para cozinha internacional a preços razoáveis.

A primeira experiência não correu mal, pensei que não fosse conseguir enrolar, que ao cortar se desmanchassem muito mas correu tudo razoávelmente bem. Nada que me pusesse os cabelos em pé. Fiz com os ingredientes que mais gostamos no sushi e com o que tinha em casa.
Claro que não me vou tornar numa sushi-girl nem queria obter um resultado super-perfeito mas como gosto, acima de tudo, aprender achei que era interessante arriscar e experimentar.

Vamos às dicas? Sim porque não se posso chamar a isto uma receita. Se tiverem algumas dicas para partilhar comigo ficaria feliz em recebê-las. Beijinhos*


Homemade Sushi

O que faz falta para 3 rolinhos: (fiz pouca quantidade para não arriscar muito)
Para o arroz
- 1 chávena (chá) de Arroz para sushi
- 2 chávenas (chá) de Água

Para o tempero do arroz
- 35 ml de Vinagre de Arroz para sushi
- 25 gr. de Açúcar 
- 1 colher (café) de Sal

Para o Recheio (podem fazer ao vosso gosto)
- Camarões cozidos ou panados
- Pasta de Delícias do Mar (ovo, delícias do mar, maionese)
- Vegetais variados cortados em tiras muito finas (abacate, cenoura, pepino...)
- Sementes (usei de sesámo e de papoila)

Para a montagem
- 3 folhas de Nori
- Uma esteira (como não consegui encontrar as de sushi usei aquelas tipo individual de cozinha)
- Película Aderente

Como Fiz:
1. Começamos por fazer o arroz. Lavamos o arroz em várias águas para tirar toda a "goma" do arroz. Este processo deve ser feito com delicadeza para não danificar o arroz e até a àgua sair limpa.
2. Colocamos o arroz numa caçarola e adicionamos a água. Levamos ao lume tapado e deixamos cozer até que toda a água evapore. Vigiamos para que o arroz não pegue.
3. Apagamos o lume e deixamos o arroz repousar por uns 30 minutos. 
4. Entretanto fazemos o tempero do arroz. Levamos a lume brando o vinagre com o açúcar e o sal. Deixamos ferver mexendo sempre para dissolver o açúcar.
5. Colocamos o arroz numa travessa e espalhamos o tempero por cima. Envolvemos delicadamente com uma colher de pau para ficar temperado uniformemente.
6. Deixamos o arroz repousar mais uns minutinhos enquanto vamos preparando o recheio do sushi.
7. Cortamos finamente os legumes, cozinhamos os camarões e arranjamos todos os ingredientes para rechear o sushi. É importante que os legumes sejam cortados muito finamente para não dificultar o processo de enrolar. Se usarmos delícias do mar inteiras também acho mais fácil cortarmos em tiras.
8. Para fazer os rolinhos com a folha de nori por fora, colocamos a esteira sobre a bancada, de seguida a folhinha na ponta da esteira e depois o arroz. Colocamos cerca de uma bola de arroz do tamanho de um punho. Espalhamos bem o arroz deixando uma ligeira borda sem arroz no fim da folha. Colocamos o recheio ao nosso gosto, tendo em atenção em não colocar demasiado porque será muito complicado enrolar depois.
9. Para fazer os rolinhos com o arroz por fora colocamos a esteira sobre a bancada, por cima um pedaço de película aderente, a folha de nori e o arroz bem espalhado desta vez até ao fim da folha. Polvilhamos o arroz com as sementes a gosto e com cuidado viramos ao contrário. Ficamos então com o arroz voltado para baixo e a folha nori para cima. Recheamos a gosto e enrolamos com cuidado retirando a película aderente de cada vez que enrolamos.
10. Aconchegamos e apertamos bem os rolinhos e cortamos com uma faca afiada. Limpamos num pano húmido a faca por cada corte que fizermos.
11. Decoramos os rolinhos a gosto e leve-os ao frigorifico durante 30 a 1 hora minutos pois deve ser servido bem fresco.
12. Acompanhamos com os molhos da nossa preferência. 

Notas: Esta foi a forma que fiz juntando as várias observações que tenho feito. Não sou profissional e esta foi a forma como eu consegui fazer. Aconselho a todos os que pensem em fazer a assitirem alguns videos antes para terem umas luzes do que estão a fazer. Não achei difícil mas também não é assim tão fácil. Eu como não sou muito boa a fazer tortas pensei que ia ser um desastre. É um processo demorado e deve ser feito com tranquiladade e paciência.
Arrisquem porque é divertido e compensador. Esta publicação foi longa mas espero que não tenha sido muito chata.

Espero que tenham gostado e espero "ver-vos" em breve!




16 comentários:

  1. Huuuuuuuummmmmmmm... Dá vontade de experimentar Tuuudo o que você faz em seu Blog :o)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E para primeira vez ficou um luxo, digo-te já! E também de digo que moramos as duas para lá do Tejo e também faço compras nesse sítio. A dica que te dou é seguires sempre à risca a quantidade de molho/tempero para o arroz. A segunda vez que fiz pus um pouquinho menos de arroz e usei a mesma quantidade de molho/tempero e já não me correu tão bem, pois o arroz ficou mais "molhado". Mas estamos sempre a aprender... No meu caso, com o erro ;). bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha lá nesse sitio é um mundo eu perco-me lá! Não posso lá ir. heheh
      Pois eu desta vez fiz metade da vossa receita porque tinha medo de não conseguir e não queria estragar tudo né... :)
      Beijinhos Carla!

      Excluir
  3. Parabéns Sarinha! Sou das pessoas que ainda não se rendeu ao sushi. Já ouvi dizer que para nos apaixonarmos o melhor é ir a um restaurante com quem seja um verdadeiro entendido para aconselhar o que deve um "novato" experimentar. Mas olha que os teus e a explicação que ofereces, enchem-me as medidas!
    Quem sabe se me atreverei a experimentar! :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que devias experimentar nem que seja para dizeres que não gostas com certeza. hehe
      Beijocas*

      Excluir
  4. Nunca comi e confesso que tenho muita curiosidade.
    O eu ficou perfeito.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. ficaram perfeitos cada um desses rolinhos!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Ficou com muito bom aspeto. Parabéns.

    Bjnhos

    ResponderExcluir
  7. Que bela 1ª vez...
    Eu ando a ganhar coragem para me iniciar no sushi e até já comprei alguns ingredientes.
    Espero que a minha 1ªvez corra tão bem quanto a tua...
    Bjos

    ResponderExcluir