quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mini Pizzas com Base de Beringela...para uma Sara livre de Hidratos de Carbono!

Olá amigos cozinheiros,

Hoje a sugestão não é tão pecaminosa como o bolo anterior! Como já tinha escrito por aqui tenho tentado ser uma Sara um pouco mais saudável mas como boa apreciadora de comida que sou nem sempre é fácil. Uma das minhas tentações é a pizza e não há volta a dar, não consigo resistir. A versão de hoje é mais saudável porque é mais leve nos hidratos de carbono e para tal a base de pizza feita com pão foi substituída por fatias de beringela. Pode parecer estranho mas ficou uma delícia. É só pensar que a beringela é uma esponja e absorve todos os sabores então se tivermos um molho saboroso não há falhas. Podemos complementar com um queijo de sabor mais forte porque ninguém é de ferro mas eu usei o queijo mozzarela.

Admito que não consigo fazer uma alimentação 100% saudável mas o que é certo é que vou tentando equilibrar as coisas. Tentem também!

Recentemente comecei a frequentar um ginásio muito por incentivo de amigos e eu que nunca gostei de desporto digo-vos que começo a acreditar naquela celebre frase: "Corpo são, mente sã!". Isto porque me sinto muito mais calma e com menos stress desde que pratico desporto, mesmo que este seja leve.

Esta é uma receita mais leve e ideal para um jantar. Podem optar por não usar o fiambre de perú e assim ficamos com uma solução vegetariana. Espero que gostem! 

Vamos à receita porque até parece que lhe sinto o cheirinho.
Um beijinho e até breve!

Mini Pizzas com Base de Beringela

O que faz falta para 2

- 1 Beringela grande
- Sal grosso q.b.
- 1 Fio de Azeite
- 1 Cebola Pequena picada
- 1 Dente de Aho picado
- 3 Tomates Maduros sem pele, sem sementes e aos cubos
- Sal e Pimenta q.b.
- Meia chávena (chá) de Fiambre de Perú aos cubinhos
- 1 chávena (chá) de Queijo Mozzarela
- 1 Raminho de Salsa Picada Fresca

 Como Fazemos:

1. Começamos por cortar as beringelas em rodelas do tamanho de um dedo (o meu dedo é pequenino). Forramos um prato com papel absorvente e colocamos as beringelas viradas para cima, lado a lado. De seguida, por cima de cada rodela de beringela, polvilhamos com um pouco de sal. 

2. Deixamos as beringelas descansar durante 30 minutos a 1 hora para que estas desidratem um pouco com a acção do sal.

3. Entretanto fazemos o molho. Deitamos um fio de azeite num tachinho e deixamos aquecer um pouco. Juntamos a cebola e o alho. Deixamos amolecer e adicionamos os tomates aos cubos. Temperamos com sal e pimenta. Deixamos apurar bem em lume brando. Se necessário juntamos um pouco de água para o molho não secar. Quando o molho estiver apurado perfumamos com um pouco de salsa fresca picada.

4. Quando a beringela estiver desidratada, levamos ao forno, num tabuleiro refractário durante 20 minutos a 180ºC para que as beringelas cozinhem um pouco.

5. Passado o tempo, retiramos do forno e montamos as mini pizzas. Começamos por polvilhar as beringelas com pouco queijo, depois espalhamos um pouco de molho de tomate (mais ao meio porque depois escorre no forno), de seguida os cubinhos de fiambre de perú e por fim polvilhamos com o queijo ralado. Repetimos o processo por todas as beringelas.

6. Levamos ao forno por 25 minutos a 180ºC ou até estarem bem douradinhas. Servimos quentes ou frias.





17 comentários:

  1. Eu também opto por comidas mais saudáveis e acho que quando fazemos exercicio é mais fácil.
    Eu caminho e corro todas as manhãs e depois sabe-me melhor comidas saudáveis em vez de calóricas.
    Também adoro pizza e achei as tuas uma delicia
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado São!
      Sim, o exercício físico ajuda-nos sem duvida e ter uma alimentação mais regrada! :)
      Beijinhos

      Excluir
  2. Sarinha minha querida, tudo bem?
    Eu adoro berinjelas de todas as formas, essa ficou perfeita, sugestão nota 10!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  3. Tenho de experimentar um dia destes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Sarinha fico feliz que vc está fazendo exercícios e partindo para uma alimentação mais saudável. Ainda você é jovem e portanto mais fácil emagrecer, e ter uma vida saudável. Eu já estou velhinha e fui uma relaxada, portanto agora me encontro bem gordita. Gosto de comer bem, e estou tentando fazer uma dieta, e aderi a hidroginástica, um método mais demorado mas que tem me rendido menos dores pelo corpo. Sua pizza a base de berinjela ficou linda, gosto muito de berinjela e apreciaria com prazer agora no meu jantar. Adorei a receita. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy também fico muito feliz por estar fazendo exercícios que a estão deixando melhor!
      Obrigado por me acompanhar sempre!
      Um grande beijinho.

      Excluir
  5. Querida Sara,
    ficaram lindas as pizzas com a base de beringela!
    Muito menos calóricas, sem hidratos de carbono e super saborosas!
    Tenho que experimentar!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  6. Que bueno. Me ha gustado tu bloc, he encontrado cosas muy interesantes, te invito a visitar el mío esta semana mesas marineras, restaurantes curiosos y una receta refrescante espero que te gusten mis propuestas y me encantaría que si no eres seguidora te hicieras para seguir compartiendo nuestros blogs
    Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bela receita! Obrigada pela partilha!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderExcluir