sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Bolo de Chocolate com Recheio de Oreo...para a surpresa do Fabão!

Olá amigos cozinheiros,
Depois de uma longa ausência cá estamos novamente para contar as aventuras que temos vivido deste lado do ecrã. Passei por um período de dúvida (que falarei mais tarde) em relação ao blogue e depois por umas férias necessárias. Posto isto cá estou de volta para mais aprendizagens e mais rabiscos. Trago este bolo para abrir em beleza o mês de Agosto.

Há pessoas que entram nas nossas vidas sem darmos conta e marcam a diferença pela simplicidade.
Este bolo foi feito para uma pessoa que se tornou muito especial nas nossas vidas e que nos tem surpreendido com a sua personalidade única e marcante. Fizemos-lhe uma festa surpresa e o bolo não podia faltar. Ele merece por estar sempre presente, pelas poucas palavras mas certeiras e por nos ter deixado entrar na vida dele.

Cozinhar para quem gostamos (seja bem ou mal heheh) tem um gostinho especial. A reacção de quem partilha connosco o resultado final é a nossa maior prenda.
O bolo foi decorado com inspiração da nossa nova saga...a prática desportiva! O aniversariante levou-nos para o ginásio para mexermos o "cabedal". Tem sido uma experiência interessante, principalmente para mim que sou uma "naba" neste campo e que não fazia desporto desde a pouco famosa, para mim, Educação Física. Agradeço-lhe o empenho e lá vamos andando a fazer o que se pode.

O bolo foi de massa de chocolate com recheio de bolachas oreo e coberto com ganache de chocolate. A decoração foi feita com pasta de modelar tipo porcelana fria. Optei por este material para a decoração poder ser guardada de recordação, porque esta pasta não tem uma "personalidade própria/sensível" como a pasta de açúcar e para não haver erros nem percalços. O processo de modelagem é o mesmo da pasta de açúcar mas esta vai ao forno para cozer e ficar firme.
Esta publicação é um pouco longa mas este bolinho é muito bom e muito simples. Para o dia a dia podem fazer a receita que está neste link que é metade desta receita e tem outra cobertura. Espero que tenham gostado do bolinho. Vamos à receita?
Beijinhos e até breve com uma receita mais light porque a pessoa anda desportista e depois é isto! :) hehe

Bolo de Chocolate com Recheio de Oreo
O que faz falta:

Para o Bolo:
- 6 Ovos
- 1 chávena e meia (chá) de Óleo
- 2 chávenas (chá) de Leite quente
- 2 chávenas mal cheias (chá) de Açúcar
- 4 chávenas (chá) de Farinha de Trigo
- 2 chávenas (chá) de Chocolate em Pó
- 1 colher (sopa) de Fermento em Pó

Para a calda: 
- 1 chávena e meia (chá) de Leite
- 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó

Para o Recheio:
- 50 gr. de Queijo creme (tipo philadelphia)
- 30 gr. de Manteiga à temperatura ambiente
- 1 chávena (chá) mal cheia de Açúcar em pó
- 6 Bolachas Oreo trituradas

Para a cobertura:
- 400 gramas de Chocolate para culinária
- 400 ml de Natas
- 100 gramas de Amêndoas



 Como Fiz:
1. Começamos por fazer o bolo. Batemos os ovos, o leite e o óleo no liquidificador durante alguns minutos.

2. À parte, numa tigela, juntamos os ingredientes secos (o açúcar, a farinha com o fermento e o chocolate em pó). Misturamos os ingredientes secos com os que batemos no liquidificador e batemos até a massa fazer bolhinhas. 

3. Visto que a massa é de maior quantidade é melhor dividi-la em partes iguais e cozer em duas formas da mesma dimensão ou se não tivermos cozemos metade da massa de cada vez.

4. Para isso, untamos uma forma sem buraco com manteiga, colocamos uma rodela de papel vegetal no fundo, voltamos a untar e enfarinhamos a forma. Repetimos este processo na segunda forma ou quando tirarmos o primeiro bolo, lavamos a forma e voltamos a fazer este processo para cozer a segunda massa. 

5. Deitamos a massa na forma e cozemos em forno pré-aquecido nos 180ºC durante 45 minutos. Vigiamos e fazemos o teste do palito.

6. Quando os bolos estiverem prontos, antes de desenformar picamos e regamos com uma calda feita com o leite misturado com o chocolate em pó.

7. Desenformamos e deixamos arrefecer completamente.

8. De seguida fazemos a ganache. Levamos ao lume as natas e deixamos aquecer até começar a levantar fervura. Quando isso acontecer desligamos e retiramos do lume. Juntamos o chocolate partido em pedaços e mexemos até o chocolate derreter e estar bem incorporado. Deixamos a ganache repousar até arrefecer.

9. Torramos as amêndoas numa frigideira anti-aderente em lume brando sem qualquer gordura mexendo de vez em quando. Quando estiverem douradas retiramos do lume e reservamos.

10. Para o recheio, colocamos num recipiente o açúcar em pó peneirado (para garantir que não ficam grumos), o queijo creme, a manteiga, mexemos bem até incorporar e obtermos um creme liso. Juntamos as bolachas trituradas e misturamos bem. Reservamos no frio até à hora de montar o bolo.

11. Montamos o bolo. Começamos por retirar uma capinha de bolo do primeira parte do bolo e colocamos sobre ela o recheio de oreo. Na segunda parte do bolo e na parte que vai encostar ao recheio retiramos também uma capinha de bolo. Colocamos os bolos um sobre o outro.

12. Quando a ganache estiver no ponto em que não escorre e depois de ter arrefecido começamos a cobrir o bolo. Se a ganache estiver muito rija colocamos 10 segundos no microondas. Com uma espátula aplicamos camadas de ganache de forma a alisar e endireitar todo o bolo. Quando o bolo estiver bem coberto colamos as amêndoas torradas às laterais do bolo.

13. Decoramos a gosto. Reservamos no frio ou a uma temperatura ambiente fresca.

14. Servimos frio sozinho ou com uma bola de gelado.






13 comentários:

  1. Sarinha, parabéns, o bolo está espectacular!!! E ficou grande, hummmm....
    Ainda bem que não deixaste o blogue. Também já estive recentemente para desistir do meu por falta de tempo, mas vamos continuando ;)
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Opa ficou lindo e deve ser tão mas tão bom! Ficou fantástico! :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria! Diz que sim que estava bom. heheh :)
      Beijinho

      Excluir
  3. Olá Sarinha:)

    O bolo ficou lindo! Aposto que o aniversariante adorei. Parabéns! És uma bela amiga:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Formiguinha! Sim ele gostou! ;)
      Sou boa amiga para quem merece... hehehe
      beijocas*
      Boa semana!!

      Excluir
  4. Sarinha querida, parabéns ao aniversariante, com certeza adorou seu bolo, a surpresa e a festa. As pessoas que passam na nossa vida, as vezes por lá se instalam e se tornam um membro da família, e amigos assim são raros hoje em dia, Com certeza o aniversariante ficou muito feliz com a decoração, eu adorei, além do bolo com recheio maravilhoso, lindo e o bonequinho fazendo ginástica ficou um encanto. Parabéns por essa obra prima. Ficou mesmo lindíssimo. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh obrigado Josy! ;)
      Sim, os amigos são a familia que podemos escolher.
      Um beijinho grande e obrigado! ;)

      Excluir
  5. ola :) o bolo da para quantas pessoas ?
    beijinjos e parabens !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bolo fica alto. Dá para umas boas 15 fatias. :) Beijinho*

      Excluir
  6. Boa tarde!! Parabens, aparenta ser um bolo delicioso.
    Que diâmetro tinham as formas? Obrigada :)
    Beijinho

    ResponderExcluir