segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ter ou não ter um blog!?!? #1

Lembro-me de quando criei o meu blog. Não era cozinheira, nem o sou nos dias de hoje. Mas sempre tive vontade! Vontade de aprender e de escrever. Vontade de deixar o meu testemunho, de mostrar que todos somos capazes com empenho e entusiasmo. Essas são as palavras chave!

Não criei um blog para ter sucesso ou para ter muitas visualizações. Criei o blog para mim! Para me deixar levar pelo gosto de escrever e de experimentar coisas novas. Quando o criei nem tinha noção do que era este mundo.
Nunca quis ser conhecida como a miúda que tem um blog de culinária e tem a mania que sabe cozinhar. Porque não é isso que eu sou! Nunca tive muita vontade de partilhar no "meu mundo" que me estava a tornar numa "blogueira" porque achava que não havia nada a partilhar. Mas o mundo da Internet é mágico e a informação galopa desmedidamente e lá fui sendo descoberta muito lentamente pelos meus. Que me apoiam e me chamam parva por ter vergonha.

O dia em que se recebe o primeiro comentário ou o primeiro email não se esquece. É um misto de emoções. Mentiria se dissesse que não é um sentimento óptimo quando recebemos o feedback do outro lado do ecrã. Acho que agora percebi que esse é um dos veículos para levar o blog além. Sentir que somos lidos nem que seja por uma pessoa, nem que essa pessoa seja a nossa mãe. Não se trata de ser ou não conhecido de ter ou não sucesso, porque isto não é um despique por seguidores, mas sim de ânimo. Ânimo esse que se transforma em força para continuar a escrever e a partilhar. 

Cada blog conta uma história e por esse motivo cada blog que acompanho desperta uma sensação especial em mim. Receitas podemos encontrar em todo lado e à distância de um pequeno clique mas os blogs têm uma contextualização diferente. Muitas vezes são receitas de família e de gerações que são partilhadas tão generosamente para quem as quiser ver. Em outros casos contam momentos especiais da vida de quem os escreve. Já pensaram nisso?

Para ter um blog é preciso "alimentá-lo" como em tudo o que faz parte da nossa vida. É preciso dedicar-lhe tempo e não ter pressa para o ver crescer. Mas é nosso e só por isso é especial!  Merece ser cuidado com respeito. 

Tudo isto pode parecer estupidamente profundo para a maioria das pessoas mas a verdade é que nem sempre se tem consideração pela pessoa por detrás do blog. Tudo isto exige trabalho e dedicação. Sinto-me uma sortuda porque não tenho nenhuma experiência desagradável para vos contar mas sei que muita gente tem. 

No fim de tudo o que interessa verdadeiramente é a partilha e o que se ganha sentimentalmente ao ter um blog. Conheci muita gente, dessas gentes ficaram amigos e não há nada que possa pagar isso. 

Passados quase 4 anos, não sou uma super cozinheira mas esforço-me e já experimentei tantas coisas novas e diferentes que me sinto uma super miúda.
Em certos momentos penso se fará a sentido a continuidade mas nessas alturas parece que recebo sempre um sinal positivo que me faz agarrar com força o meu menino. Ele é meu e precisa de mim! 
Não consigo publicar sempre que quero porque há alturas em que a vida nos absorve mas vamos nos encontrando por cá. Sempre! Assim o espero, claro.

Hoje deixo-vos com uma mensagem um pouco diferente mas que abre o meu coração. Um beijinho grande. Até breve!



26 comentários:

  1. Beijinhos Sarinha!!!
    Continua em frente... nós todos precisamos de ti.
    O que conquiste é teu e ninguém to tira.
    Esses(as) que não respeitam o trabalho e empenho que todos nós (uns mais do que outros) colocamos no nosso blog, não contam e nem vale a pena perder tempo com eles.
    Beijinhos e tudo de bom!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Noélia! :) Não está nos meus planos desistir...
      Sim nem vale a pena pensar nas coisas negativas! Beijinhos

      Excluir
  2. Ao ler o teu post, identifico-me com muitas das tuas palavras. Na minha opinião o blog só faz sentido, se tiver prazer naquilo que partilho, independente, se com mais ou menos regularidade. Por isso força, e continua.
    Beijocas

    Paula

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Sarinha minha querida,
    realmente ter um blog precisa de carinho e dedicação, mas nem sempre temos tempo de visitar todos os blogs
    e tbm fazer receitas diárias.
    Eu entendo perfeitamente o seu desabafo, acho vc uma pessoa doce e carinhosa, sempre nos tratou com todo carinho
    e respeito, por isso sempre vim ao seu cantinho e tbm adoro suas receitas.

    Um grande beijo e sucessos sempre em sua vida!
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andréa! :)
      Fico muito feliz por a receber aqui sempre... Muito Obrigado! Beijinho :D

      Excluir
  4. Depois destas palavras estou quase a retomar o meu... Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Sarinha!
    Fizeste muito bem em deitar para fora o que te vai na alma. Concordo contigo.
    Um blog exige tempo e dedicação, o que em sempre é possível como gostaríamos que fosse.
    Eu por acaso também não tenho nenhum episódio mau por parte dos meus seguidores, até à data.
    Aparece por aqui quando quiseres e quando puderes.
    Fica bem. bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Sarinha!
    Muito obrigada pela tua partilha no teu blog é sinceramente o que eu penso sobre os blog, eu sei que também fui de vela com uma das minhas nora nessa altura eu nem sabia o que era um blig só que noto que hoje em dia é muito diferente o mundo dos blog do que quando eu comecei, as pessoas são menos ligadas umas com as outras não que eu tenha alguma razão sempre toda a gente me tratou bem,mas também me aconteceu algumas coisas no meu inicio mas que hoje eu desvalorizo...um beijinho muito grande e sei muito feliz com o teu blg e em tudo na tua vida. E já agora te digo que és uma grande cozinheira por quem nutro muito respeito e simpatia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Natércia que simpáticas palavras. Confesso que a lê-las me emocionei! :)
      Somos o que somos e cada um com as suas escolhas que merecem ser respeitadas!
      Gosto muito de a visitar! Beijinho grande*

      Excluir
  7. Olá, venho aqui muitas vezes,gosto muito deste seu blog. Mas hoje foi diferente, pois descreveu exactamente aquilo que estou agora a viver, pois estou a lançar o meu blog , e tenho tantas dúvidas...Não quero mostrar que sou mais ou menos que os outros, melhor ou pior, apenas quero aprender mais, experimentar coisas novas, e ter finalmente um registo fotografado (umas vezes melhor outras pior) daquilo que vou fazendo.
    Obrigada pelas partilhas , e desistir não é caminho, quando o desânimo bater à porta, pense nas pessoas que estão do outro lado do ecrã por vezes sem ideias, e derrepente ao lerem o que publica a inspiração acontece...Por vezes é assim...Mais uma vez obrigada...e em frente é o caminho :)
    jinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isabel! :)
      Que belas palavras... Desejo muita sorte no blogue! :)
      Com o tempo as duvidas vão todas embora e já é tudo natural! Beijinho*

      Excluir
  8. Olá Sarinha,

    Olha, este texto diz tanto do que eu penso e que quero como blog para mim... Mas agora não te ponhas com umas ideias malucas de nos abandonares que isso no que me toca a mim iria ficar muito triste :-(

    Adoro visitar este teu cantinho, aprendo tanto... Continua com esse teu estilo de blog, o que interessa é que tu te sintas realizada pessoalmente e que 'botes' cá para fora tudo o que vai na alma :-)

    Beijinhos grandes e cá fico aguardar uma nova receitinha... Nem que seja daqui a 1 dia ou daqui a 100 dias ;-) Percebeste???***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá vizinha! Obrigado! :)
      Não vou desistir não... :) Foi só uma introspecção! :) heheh
      Obrigado por andares sempre por aqui. É muito especial.
      Beijocas

      Excluir
  9. Faz spr o q sentirmos melhor.
    Se precisas dele e ele de ti, força :)

    ResponderExcluir
  10. A sensação do feedback é realmente muito boa, especialmente quando sentimos que fizemos uma pequenina diferença para o dia de alguém. Gostei muito do post. Tudo faz sentido se formos iguais a nós próprios e gerarmos boas energias.

    ResponderExcluir
  11. Nãi desista do blog! Gosto imenso dos seus posts :)

    ResponderExcluir
  12. Minha docinha linda, continua sempre a ser quem és, e como fazes as coisas, continua a ser tu, igual ati própria, isso nunca pode mudar neste teu blogue.
    Todos os blogues são diferentes, nunca podemos agradar a todos, o essencial é chegar ao coração das pessoas, e isso sem dúvida tu chegas.

    Umas bjokas muito mas muito grandes e um xiiiigrande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Belinha! :D
      Gosto tanto de te ver por aqui... é uma honra! Beijo grande

      Excluir
  13. Obrigada por colocar em palavras aquilo que me vai na alma. Eu penso exactamente assim. Quando criei o meu blogue foi também para partilhar um pouco de mim, pra ser o meu livro de receitas online e pelo gosto pela cozinha . Também não sou uma super cozinheira daquelas que inventa uma receita todos os dias mas gosto de experimentar, de aprender mas sobretudo de partilhar. Também não tenho formação na área e o pouco que sei é por experimentar.
    Estes dias li aqui e ali alguns comentários de food bloggers demonstrando desagrado com outros blogues que querem parcerias, etc. Eu cá acho que ha espaço para todos e cada um faz como entende. Eu nao gosto de me andar a rogar, gosto que as pessoas venham porque gostam. Simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso igualmente assim, a minha porta está aberta para quem me quiser ler! :)
      E não critico as opções de cada um...porque mesmo na nossa vida cada um segue o caminho à sua maneira.
      Obrigado eu pela visita! ;)
      Um beijinho grande*

      Excluir