segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que é preciso para ser mais Feliz e Confiante????


Nos últimos tempos tenho pensado sobre a minha postura perante a vida! Todos os dias ouvimos noticias terríveis e somos invadidos com pensamentos negativos. Portugal está a tornar-se um país sombrio onde as pessoas caminham de cabeça baixa e são dominados pelos pensamentos negativos.

Eu sempre pensei muito em tudo, sempre fui influenciada pelos nervos e a ansiedade. Achava que os dias passavam muito rápido e eu não fazia nem metade do que queria. Mais tarde percebi que metia demasiada pressão nas coisas e que exigia demais de mim. Então este ano resolvi repensar a minha postura e com muito auto-controlo tenho vindo a mudar . E por isso sinto-me mais feliz e mais equilibrada.  Acho que a isso se chama crescimento!

Separei 12 factores nos quais me tento basear no dia-a-dia.

1. Sorri: O sorriso é um meio de comunicação e se sorrirmos é sinal que estamos mais receptivos a encarar o meio que nos rodeia com optimismo. Pode contagiar quem connosco se cruza e torna os dias mais leves. 

2. Exercita-te: Fazer uma caminhada ou outro tipo de exercício ajuda-nos a libertar as frustrações e tensões acumulados do dia-a-dia.Vamos deitar fora a energia que nos faz mal? Vamos mexer-nos então!

3. Descomplica: Descomplicar não é sinónimo de desorganização apenas de mais praticidade. Fazer listas é um óptimo incentivo para fazer o que é preciso sem nos desviarmos no meio caminho. Devemos também começar a libertar-nos dos objectos que temos a mais e que não usamos

4. Organiza-te: Muita gente não gosta de ter rotinas mas a verdade é que por vezes elas ajudam-nos a manter o equilíbrio. Se tirarmos 30 minutos para pôr alguma ordem na nossa casa vamos criar um ambiente mais relaxante. Pensar nas coisas com alguma antecedência também nos vai livrar daquela ansiedade que nos invade quando queremos fazer tudo e achamos que não vamos ter tempo para tal.

5. Dorme em Paz: Uma boa noite de sono vai ajudar-nos a ver tudo com mais clareza. Podem não ser muitas horas mas que sejam tranquilas. Vamos acordar com energia redobrada e mais coragem para encarar os dias. 

6. Ouve & Comunica: Saber ouvir é uma qualidade que nos pode levar a aprender muita coisa. Ter iniciativa e comunicar com quem nos rodeia é também importante para cultivar o relacionamento. Hoje em dia dispomos de imensos meios de comunicação por isso vamos usá-los. Ninguém é feliz sozinho!

7. Ouve Música & Relaxa: A música tem o dom de nos despertar emoções. Se escolhermos a música certa esta pode mudar o nosso humor. 

8. Passa Tempo ao Ar Livre: O contacto com a natureza dá-nos a sensação de vitalidade por isso vamos trocar uma das nossas idas ao centro comercial por uma ida a um parque ou praia.

9. Dedica tempo a quem gostas: Já diziam as gerações mais antigas que se não plantares não colherás. Todos nós gostamos de receber um mimo por isso vamos dar também. O verbo receber é bom mas o dar é ainda melhor. Mostrar que temos estima por alguém vai ajudar essa pessoa a valorizar-se,

10. Rodeia-te de pessoas positivas: Infelizmente, todos nós temos problemas mas se os encararmos de forma positiva conseguimos agir e tomar decisões com mais clareza. Ser optimista é meio caminho para tirarmos aquele peso dos ombros que sentimos sempre. Pessoas optimistas vão transmitir-nos ideias positivas que nos vão ajudar. 

11. Aprecia os Pequenos Momentos: Andamos sempre a queixar-nos que a nossa vida podia ser melhor mas se olharmos à nossa volta todos os dias temos razões para sorrir. Que seja o nosso animal que demonstra alegria quando nos vê, estarmos reunidos à mesa com quem gostamos, recebermos noticias do nosso amigo que está fora do país, ouvirmos a música que mais gostamos e muito mais.

12. Não Cries Demasiadas Expectativas: Isto pode parecer o contrário de ser optimista mas não é. Quantas vezes já fizemos um filme de terror de uma coisa super simples que temos marcada para o dia seguinte. Pensamos em todos os cenários possíveis e quase sempre são negativos. Mais vale deixar acontecer e desfrutar. 

***
Até breve com uma receitinha!


16 comentários:

  1. Tão verdade!!

    Gosto do novo look do blog, está mais fresco :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarinha! :)
    Gostei muito deste teu post, por vezes é mesmo isso temos de parar para repensar... e acredita desde que fiquei longe de "tudo e todos" tenho repensado muito, tanto na minha maneira de ver a vida, como das pessoas que me rodeavam.
    Na realidade em relação às pessoas, não gostei do que finalmente enxerguei, pois o meu maior erro, era criar expectativas altas , quando na verdade apenas se aproximam por interesse. Mas mais vale tarde, que nunca. Hoje dou muito mais valor ao meu às pequenas coisas , como por exemplo passear com o meu marido e os meus "cometas" caninos, acordar ao fim de semana a ser completamente "atacada" com "ferozes" lambidelas, andar à procura das minhas pantufas e elas estarem na caminha da minha "princesa", pois adora dormir com alguma coisa minha perto dela.
    É bom sentir-mo-nos em paz, sentir-mo-nos amados e desejados por quem nos rodeia, sejam elas pessoas ou animais, que para mim, também são pessoas, não humanas!
    Esta vida são dois dias, e temos de a viver o melhor que pudermos e soubermos, amanha poderá ser tarde demais!!
    Desculpa Sarinha , este meu desabafo!!
    Desejo-te uma óptima semana, cheia de coisas boas, beijinhos! :)
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, não tens nada que pedir desculpas. Estamos cá para isso. Para ler e trocar experiência.
      Infelizmente a vida hoje é cheia de armadilhas e por vezes saímos desiludidos!
      Muita força e muita alegria com os teus mais que tudo e os cometas! :D
      Beijocas

      Excluir
  3. Óptimos conselhos! É mesmo preciso cada um desses pontos!
    Vamos ser felizes sim :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Não podia estar mais de acordo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Sarinha,

    Gostei muito deste post e das dicas que dás!
    Sabe bem por vezes, pararmos e reflectirmos :-)

    Uma boa semana!
    Beijinhos grandes***

    ResponderExcluir
  6. Sarinha minha querida,
    bela maneira de iniciar a semana, devemos aproveitar
    bem a nossa vida, pois ela é curta os dias passam super rápidos.

    Bjs, ótima semana e seja feliz ♥=♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Andréa! A vida é bem curta!
      Beijinho grande e obrigado querida! ;)

      Excluir
  7. Ponto 12 - é uma das verdades mais assertivas que podemos ter na vida, se tiver de acontecer acontece. No geral subscrevo a lista.

    Beijinhos.
    Carla
    http://yammireceitas.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei!!
    Um beijinho
    Helena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir