segunda-feira, 23 de março de 2015

9 Dicas de uma autodidacta sobre o uso de Pasta de Açúcar em Bolos Decorados! # Parte 1


OK! Eu não pasteleira e podem achar as minhas dicas pouco fiáveis. Já fiz vários bolos em pasta de açúcar apenas para amigos e fui aprendendo e investigando. 

Sempre tive um fraquinho pelas artes manuais e tudo começou por aí. A pasta de açúcar é muito manhosa e sensível. Confesso que cada vez que tenho que fazer um bolo fico insegura se vai ou não correr bem. 

No fim, tenho sempre o meu final feliz! Sou uma pessoa exigente e não gosto de desiludir ninguém aliás o que mais gosto é surpreender. Este bolo foi feito para uma pessoa muito especial e é até hoje o menino dos meus olhos. 

Hoje resolvi partilhar convosco algumas coisas que fui aprendendo e que comigo resultam na perfeição. 

#1 - A pasta de açúcar é muito sensível à temperatura principalmente à humidade. Eu nunca guardo os bolos no frigorífico. Por experiência própria sei que enquanto estão no frigorífico estão muito bem mas depois quando os tiramos de lá começam a formar bolhas de humidade o que como calculam não é nada positivo. No entanto, muita gente guarda mas eu não gosto de arriscar. No Verão escolho recheios que não se estraguem.

#2 - A ganache é a minha melhor amiga para rematar os bolos antes de os cobrir com pasta. Esta isola o bolo de uma forma mágica e resulta bem com vários recheios. 

#3 - O melhor é fazer as decorações com antecedência porque se não ficarem 100% satisfeitos podem refazer. Além disso, as mesmas secam e ficam mais firmes. Costumo recorrer ao SMC que é um género de cola alimentar que ainda dá mais firmeza às figuras maiores. Não vale a pena arriscar não acham????

#4 - Na altura de esticar a massa para cobrir a totalidade do bolo uso açúcar impalpável (que é açúcar em pó misturado com amido de milho). Usar só amido de milho ou só açúcar em pó pode causar transformações na massa como bolhas de ar, por exemplo.  

#5 - A melhor forma de acondicionar o bolo é num local seco e com pouca luz. Para o fotografar é melhor recorrer a luz natural porque a luz artificial altera um pouco as cores. (aconteceu com esta foto que vos mostro)

#6 - Prefiro trabalhar primeiro com a pasta branca e depois com a de cor. A pasta tinge muito as mãos e assim não nos arriscamos a passar cor para a massa branca. 

#7 - É necessário amassar a pasta antes de usar para que fique mais moldável. No Inverno quando tenho as mãos muito frias aqueço-as primeiro. Facilita o processo. 

#8 - Para colar as decorações no bolo, uso um pincel pequeno humedecido em água. Não devemos abusar na água porque esta pode danificar massa. Basta pincelar a pasta e fixar no bolo. 

#9 - Antes de aplicar a pasta de açúcar no bolo este deve estar completamente frio, arrefecido à temperatura ambiente de preferência. Assim como os recheios e coberturas. 



Estas dicas podem não ser úteis para todos mas para quem está a começar acredito que são valiosas. Eu demorei a aprender e com muita tentativa/erro cheguei lá. Não sou profissional mas gosto muito deste mundo e ajuda-me a relaxar. É pena não ter mais tempo para me dedicar a ele. Estes bolos são muito demorados. 

Brevemente volto a escrever-vos com algumas receitas de bolos, ganaches e recheios que são os meus preferidos para decorar com pasta. Acham bem???

Um Beijinho*


22 comentários:

  1. Olá Sarinha!!!
    Que lindo, parabéns pelo capricho!!! Eu acho lindo esse tipo de trabalho, mas te confesso que não é meu forte!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OH Andrea com tentativa vai lá! :) Beijinhos

      Excluir
  2. Tenho a certeza que as tuas dicas vão ser muito úteis. Confesso que eu não aprecio comer bolos com pasta de açúcar, mas ficam sempre lindos. Eu sou mais tradicionalista, gosto mais de trabalhar o açúcar como antigamente. Também faço bolos mas decoro sempre com açúcar. Mas gostei muito de ler as tuas dicas, ficaram registadas, o saber não ocupa lugar e nunca sabemos quando vamos precisar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso também nunca como a pasta! :)
      E também gosto muito de bolos na versão mais tradicional. Beijinhos

      Excluir
  3. tambem já fiz bolos com pasta de acuçar e bem relaxante e ficamos super contentes quando acabamos e vemos o resultado o problema é mesmo o tempo que nos ocupa, as vezes demoramos horas e horas.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade o tempo que levam demove-me de os fazer mais vezes! :)

      Excluir
  4. Podes não ser profissional, mas o bolo está mesmo giro !
    xoxo,

    http://atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Sarinha que excelentes dicas. Confesso que sou um desastre em matéria de decoração, mas com jeitinho e paciência, seguindo essas regras não há como errar, e se errar, tenta-se novamente. Goste muito. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  6. O bolo ficou fantástico!!! E as dicas são sempre muito úteis.....

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas :) nunca usei pasta de açúcar mas é sempre bom saber. O bolo está espetacular! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sarinha,

    Já disse que não sou muito de arriscar pois não? Talvez também pela falta de tempo que me faz optar sempre pelo seguro, simples e rápido... Vejo imensas vezes as pastas de açúcar e dezenas de acessórios quando vou à loja dos artigos para bolos e já me apeteceu experimentar nem que fosse para fazer uns queques decorados assim só para experimentar mesmo... Mas acabo por nunca fazê-lo...
    Mas vou imprimir estas tuas dicas e guardá-las no meu dossier das receitas, porque quando um dia quiser arriscar acho que sem dúvida as tuas dicas são valiosas e ajudam mesmo para quem se está a iniciar!
    Obrigada por partilhares estas dicas... Fico à espera então das sugestões de ganaches e recheios para este género de bolos...

    Beijinhos***
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana vizinha,
      Eu também não faço mais por isso mesmo! Um dia experimenta é como brincar com plasticina. ehehe
      Beijinhos

      Excluir
  9. Eu acredito em todas as dicas porque o bolo de cima está lindo! Nunca fiz nenhum com pasta de açúcar... Até cheguei a comprar, e tenho ali no armário :) Quando fizer, não me esqueço das tuas dicas, até porque me assustaste com essas coisas das bolhas de ar :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lololol, Avelã as bolhas de ar já invadiram a minha vida por isso é que escrevi aqui!
      Experimenta é como brincar. ehehe
      Beijocas

      Excluir
  10. Vou tentar fazer o meu primeiro bolo com pasta de açúcar e queria fazer a decoração de véspera mas também queria rechear o bolo com natas e morangos tenho receio que o bolo fique "melado" por estar com esse recheio quase 24 horas. Qual a sua opinião experiente?

    ResponderExcluir
  11. Clara, olá. Peço desculpa pela demora. Eu não sou assim muito experiente. Aliás o que aprendi foi na Internet. Eu faço sempre a decoração na véspera. Nem dá de outra maneira porque é um processo complicado. E se forem bonecos maiores têm que secar para ficarem mais firmes. Em relação ao recheio...nunca fiz recheios com natas porque dizem que liberyam muita humidade e isso faz derreter a pasta. O que eu faço sempre é cobrir um bolo com uma camada de ganache de chocolate que ajuda a tornar o bolo mais "impermeável". Beijinhos. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir