quarta-feira, 22 de abril de 2015

Barcos de Courgette à Bolonhesa...e a saga dos computadores complicados!


Confesso que sou muito depente destas máquinas diabólicas que são os computados, smartphones e tudo e mais alguma coisa relacionada. O meu trabalho obriga-me a isso. Por isso, quando pela manhã ligo o computador e ele quase que me diz que está cansado,não lhe apetece fazer nada porque tem trabalhado muito, como é que eu fico? Em pânico! 

Desde apagarem completamente, a terem as mais diversas falhas e a não ligarem à internet. Tudo isto já me aconteceu! Mas na verdade com o que fico mais stressada é quando ele não quer colaborar quando estou a escrever para o blogue. 

No fim das contas, ele tem sempre razão, eu acabo de o descobrir depois de lhe chamar 50 000 mil nomes feios e dizer que vai ter um fim triste. Não sei como ele me aguenta.

Queria escrever este post há alguns dias mas por razão desconhecida ele não estava a carregar fotografias, cada vez que o tentava fazer, o browser ia a baixo. Depois de queimar os neurónios resolvi correr o antivírus porque mal não fazia não é? E não é que voltou tudo ao normal??? O antivírus limpou todos os bichos do mal que me estavam a impedir de compor um post ilustrado.

Quanto à receita eu sei que são courgettes recheadas mas eu queria dar-lhes um nome mais fofinho. Ainda na saga de comer menos hidratos de carbono comi-as ao jantar sem mais nada e fiquei satisfeita com duas. Até satisfeita de mais, confesso!

Vamos à receita??? Um beijinho.

Barcos de Courgette à Bolonhesa

O que faz falta:

- 2 Courgettes 
- 1 Cebola pequena
- 2 Dentes de Alho
- 1 colher (sopa) de Azeite + 1 Fio 
- 1 colher (chá) de Oregãos
- Folhas de Mangericão fresco
- 50 ml de Vinho Branco
- 250 gr de Tomate aos cubos
- Sal a Gosto e Pimenta q.b.
- 250 gr. de Carne Picada (a que mais gostarmos)
- 100 gr. de Cogumelos
- Sal e Pimenta a gosto
- Queijo Ralado q.b.
- Cebolinho picado (opcional)




Como Fazemos:

1. Começamos por fazer a carne. Picamos a cebola e os alhos. Num tacho, refogamos a cebola e o alho com o azeite. Quando a cebola tiver amolecido perfumamos com os oregãos e com o mangericão. 

2. Juntamos o tomate, o vinho e temperamos com um pouco de sal e pimenta. Tapamos e deixamos cozinhar em lume brando até o molho apurar. Vigiamos de vez em quando e mexemos. Se necessário acrescentamos um pouco de água. Para obtermos um molho mais cremoso podemos triturá-lo antes de juntar a carne.

3. Adicionamos a carne, os cogumelos e temperamos com mais um pouco de sal, se necessário. Se o molho estiver muito seco regamos com um pouco de água. Deixamos cozinhar. Assim que esteja pronto, desligamos e deixamos arrefecer um pouco. Isto vai fazer com que a carne ganhe mais consistência e seja mais fácil de rechear.

4. Entretanto, colocamos uma panela ao lume com água e esperamos que a mesma ferva.

5. Lavamos as courgettes, cortamos ao meio e com a ajuda de uma colher escavamos de forma a assemelhar-se a um barco mantendo uma margem nas pontas. Guardamos a courgette que retirámos pois é boa para sopas, por exemplo. Retiramos os cantinhos da courgette com cuidado para não danificar a cova que fizemos.

6. Quando a água estiver a ferver colocamos as metades de courgette já arranjadas na mesma e deixamos que cozam por 1 minuto. Retiramos com cuidado para não nos queimarmos e secamos com um pano.

7. Dispomos os barcos de courgette num tabuleiro untado com um fio de azeite. Recheamos com a carne à bolonhesa e polvilhamos com o queijo ralado.

8. Levamo ao forno pré-aquecido nos 200ºC durante 35 minutos. Retiramos com cuidado e comemos acompanhadas a gosto.

Sugestão: Podemos fazer uma quantidade maior de carne, congelar e quando quisermos fazer esta receita é muito mais rápido. É só prepara as courgettes e já está. Costumo fazê-lo ao fim-de-semana para facilitar aqueles dias da semana mais complicados. 



18 comentários:

  1. Como te compreendo! Também não me dou com tablets nem smartphones mas confesso que o meu computador me faz falta! Para começar é a minha principal ferramenta de trabalho, sem ele não conseguia gerir a minha loja (eu só digo que os antigos é que eram mesmo inteligentes porque sem tecnologias eles conseguiam autênticas proezas) e depois para dar vida ao meu blog e também para poder ver as maravilhas que se fazem em blogs como este o meu querido computador torna-se imprescindível! Tecnologias à parte, esses barquinhos estão fantásticos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora as dores de cabeça que as tecnologias nos dão...São bastante precisas! Beijinho e Obrigado!

      Excluir
  2. as máquinas tem sempre razão, (Vá a maior parte das vezes nem todas), essas corgetes estão com um aspeto super delicioso mesmo...


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  3. Adoro a sugestão que nos trazes hoje, esta com muito bom aspeto. E até no nome foste muito criativa. Cá em casa os computadores as vezes também... Me "lixam" e muito a cabeça ;-) bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui lixam e muito! Obrigado. Beijocas*

      Excluir
  4. Ora aqui está uma sugestão que me chama completamente a atenção :-)
    E a tua sugestão final de congelar é excelente!!! Depois faz-se uma refeição rapidinha com a carne já preparada :-)
    Gosto disto!!!
    Quanto aos computadores, são bichos estranhos, eu não percebo assim muito deles, mas de vez em quando também me zango com o meu... Mas no final acabamos sempre por fazer as pazes e não vivo sem ele ;-)

    Beijinhos grandes***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vivo sem o meu vizinha esse é o problema!! :D hehe
      Beijinho e obrigado.

      Excluir
  5. Sugiro que programes o anti-vírus para correr diariamente e fazer um scan. Mais vale prevenir!
    Os teus barquinhos estão muito bons, manda um para cá!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão a caminho... :) E obrigado pela dica vou segui-la! :) Beijocas

      Excluir
  6. Adoro courgettes ou beringelas recheadas.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/strogonoff-de-almondegas.html

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o computador entalado com tantas fotos que uso para o blog e para outras coisas... Às vezes torna-se irritante!
    Comprei esta semana courgettes, tenho de fazê-las :) As tuas estão mesmo apetitosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha já somos duas. Eu trabalho com imagem e texto...fica tudo aqui! Enfim!
      Beijocas

      Excluir
  8. Os computadores já fazem parte da nossa vida, por mim falo!
    Mas por vezes são um stress!!!!
    Gostei desta tua sugestão, bem simples e tão apetitosa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luísa! :) Sim é verdade. São um grande stress! Beijinhos

      Excluir