quarta-feira, 22 de julho de 2015

Tarte Invertida de Maçã...Rotinas & Organizações!


Andei desaparecida, é verdade. Digamos que isto por aqui anda em lume brando. A verdade é que nem sempre é fácil gerir um blogue. Um blogue é um projecto pessoal, no meu caso pelo menos, em que uma única pessoa o faz com carinho e dedicação. Pessoa essa (leia-se eu) que nem sempre consegue dar à conta de todas as tarefas que tem para fazer. Que chega à cama e em vez de dormir porque está cansada, tem mil e uma ideias que seriam fixes aqui para o blogue mas depois nem sempre tem tempo para as fazer.

Eu sou uma pessoa organizada. Gosto de saber o sitio das coisas, gosto de planear tudo para que não aconteçam situações inesperadas. Tenho fama de que não gosto de surpresas. Não é bem assim. Eu adoro surpresas porque significam mimos e quem não gosta de receber mimos fofinhos? 
O que eu não gosto é de ser apanhada de surpresa em alguma situação que eu podia ter planeado mas não planeei. Eu sei que devia ser mais impulsiva e viver a vida com o que ela me trouxer. Estou a tentar ser mais despegada porque ser assim acaba por me trazer alguns dissabores desnecessários. 

Com a ausência e com a culpa às minhas costas lembrei-me das tentativas que já fiz dos post's saírem a uma hora fixa e a um dia fixo. Eu já tentei. E quero muito que isso aconteça por isso e porque já sabem que não sou de desistir vou tentar de novo. Vou me esfalfar para tal coisa acontecer. 

Vamos começar aos poucos e vamos fixar uma hora para nos encontrar-nos por aqui. Após um estudo quase exaustivo que consistiu em eu perguntar ao Sarinho qual seria a melhor hora para eu publicar ,ele respondeu que a melhor hora é às 20h. E assim ficámos!

Isto parece parvo mas eu acho fixe termos essa rotina. Para já fixamos a hora e em breve fixamos os dias. Vamos experimentar!

Para terminar digo-vos que toda a gente devia fazer esta receita. É tão simples...mas a fazer dá aquele friozinho na barriga do "Será que vai correr bem?". O que mais gostei foi de não ser extremamente doce. 

Deixo-vos um beijinho e cá nos encontramos no próximo dia às 20h. Apareçam! 


Tarte Invertida de Maçã
(Receita Adaptada de Revista Robot de Cozinha nº 86)

O que faz Falta:

- 1 Ovo M
- 50 gramas de Açúcar
- 40 gramas de Manteiga (usei Vaqueiro sabor a manteiga)
- 175 gramas de Farinha para Bolos com fermento
- Raspa de Meio Limão pequeno

- 3 Maçãs 
- Caramelo q.b.
- Manteiga para untar
- Canela em pó para polvilhar

Como Fazemos:

1. No copo do robot de cozinha (ou processador de alimentos) juntamos o ovo, o açúcar, a manteiga, a raspa de limão e a farinha. Processamos por 30 segundos na velocidade 6. 

2. Retiramos, unimos toda a massa numa bola. Enrolamos numa película aderente e levamos ao frigorífico por 30 minutos.

3. Entretanto, lavamos, descascamos e retiramos as sementes das maçãs. Cortamos em gomos fininhos. 

4. Untamos uma forma baixa (usei de 22 cm) com margarina, barramos bem com caramelo e dispomos os gomos de maçã no fundo de forma a que o mesmo fique bem coberto.

5. Estendemos a massa que descansou com a ajuda de um rolo da massa e de farinha para não pegar. Se a massa estiver muito quebradiça acrescentamos mais um pouco de farinha. 

6. Colocamos a massa por cima das maçãs na forma e dobramos as margens para dentro de forma a que a maçã fique toda aconchegada dentro da massa.

7. Levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.

8. Desenformamos com cuidado. Regamos com mais uns fios de caramelo e polvilhamos com um pouco de canela.

9. Servimos morna com uma bola de gelado de baunilha. 

10 comentários:

  1. Tenho de experimentar essa tarte! Tem um aspeto fabuloso! Também sou uma pessoa extremamente organizada, e tal como tu só gosto de surpresas quando são miminhos! Por vezes irrita-me ser assim tão meticulosa mas sinceramente acho que não conseguia ser doutra forma! E acho que ser assim só me permite ser bem sucedida! Sarinha, vai espreitar o passatempo que tenho a decorrer no blog. Se tiveres um tempinho participa, gostava muito! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarinha!!
    Entendo muito bem, pois eu sou uma pessoa que preciso de uma rotina para viver bem. É claro que surpresas boas pelo caminho fazem bem à alma para um breve desvio, mas preciso do porto seguro de ter uma rotina!
    Essa tarte ficou um espetáculo!
    Beijos!! =)

    ResponderExcluir
  3. que bom aspecto!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Tens toda a razão, quando dizes que não é fácil gerir um blogue. Dá trabalho e é preciso tempo...
    Sinto o mesmo...
    Adoro tarte invertida de maçã.
    Ficou 5 estrelas.
    bjinho

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Parece-me tão bem! A tarte e a hora! Porque isto de gerir um blogue é complicado e requer empenho e compromisso! Eu cá sou como tu: gosto de planear e de antecipar e mesmo assim, às vezes, a vida dá a volta e muda-nos os planos!

    Cá espero por ti às 20h!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sarinha,

    Entendo o que dizes de dar aquele friozinho na barriga do 'será que vai correr bem?' é este tipo de tartes e no bolo de ananás :-) Pelo menos eu sou assim...
    Mas ficou um bolo tão bonito e apetitoso :-) E essa canela humm :-)
    Isso de ter hora e dia fixo é uma dia muito gira, espero que consigas... Não quero agoirar, mas eu cá acho difícil, se fosse eu acabava sempre por haver qualquer coisa que se impusesse e havia algum dia que não iria conseguir... Mas força, pode ser que ganhes um ritmo, uma rotina e com isso que te disciplines mais... É sempre bom ler-te e ter-te por aqui!

    Beijinhos grandes***

    ResponderExcluir
  7. Cozinha 100 Segredos , como sempre deixei passar o passatempo. Nunca mais chegam as férias para ver se me organizo. :( Acho que se formos organizados conseguimos fazer mais coisas. eheh. Beijinhos
    Andrea Bitencourt , tal e qual. Concordo contigo. Algumas rotinas são boas e dão-nos estabilidade. Beijinho
    Susana Machado,Obrigado. Beijocas.
    O Cantinho dos Gulosos , Obrigado! :) Beijinhos
    Le Bonheur de la Cuisine , obrigado! :) Beijinho
    Luísa Alexandra , é muito boa. :) Beijocas
    Ratolinha , pois é nem sempre dá para fazer o que se quer mas pronto. Obrigado. Beijinhos
    Ana , é verdade a vida às vezes muda-nos os planos mas temos que fazer o possível para que isso não atrapalhe. Beijinhos.
    A Comida da Vizinha , pois vizinha é dificil mesmo. Não sei. Acho que não vai dar para cumprir mas ficou a intenção. ahaha. Beijinhos

    ResponderExcluir