sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bolo Moreno...de uma taça só!

Olá,
Confesso que esta semana custou a passar. Muitas coisas para fazer e muitas horas deixadas por dormir. Mesmo assim, há uma coisa que não pode faltar na semana. O que será? É aquele momento em que faço uma pausa e vou para a cozinha fazer um doce. Serve para meter as ideias em ordem e para fazer um plano mental do que se aproxima. 
Este bolo é daqueles bolos que só sujam uma taça. Gosto tanto de bolos assim. Gosto da simplicidade. É  bom inovar mas também é bom manter o tradicional. Voltar a usar aquela forma de alumínio velhinha e a fazer aquela cobertura de sempre. Lambuzar os dedos com a massa de bolo e sujar o avental de farinha.  
Podem fazê-lo sem batedeira, sem robot de cozinha ou podem fazer com eles. Eu preferi fazer à mão. Sem grandes artifícios. Apenas juntar e mexer. E ficou um bolo bonito e fofinho. Daqueles que tanto comemos ao lanche como comemos a seguir à refeição.
Um bolo moreninho a combinar com o tom da pele de Verão. Um bolo para fazer no fim de semana ou a meio dela. Quem me deu esta receita já não me lembro (acusem-se) mas tinha-a perdida nos bolsos de uma mala mais antiga. E que surpresa feliz foi encontrar esta doce e simples receita.
Vamos a isso? Um beijinho e feliz fim-de-semana!


Bolo Moreno

O que faz falta: 
5 Ovos
2 e 1/2 cháv. (chá) de Açúcar
2 cháv. (chá) de Farinha com fermento
1/2 cháv. (chá) de Chocolate em pó
1 cháv. (chá) mal cheia de Óleo
1 cháv. (chá) de Água 
1 Pitada de Sal fino
Raspa de 1 Limão pequeno

200 gr. de Chocolate para culinária
200 ml de Natas (usei light) 
1 colher (sopa) rasa de Açúcar em Pó (opcional)


Como Fazemos:
Numa tigela alta, misturamos os ovos. Adicionamos o açúcar e batemos bem. Vamos juntando a farinha e o chocolate em pó aos poucos mexendo sempre. Incorporamos o óleo e a água até obtermos uma massa mais ou menos liquida. Envolvemos a raspa de limão. 
Untamos e enfarinhamos uma forma com manteiga e farinha respectivamente. Levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC por 40 minutos. Passamos uma faca à volta da forma e desenformamos sobre um prato. 
Ao mesmo tempo que o bolo coze fazemos a cobertura. Para isso, fervemos as natas com chocolate em pedaços sem parar de mexer. Quando o chocolate estiver em creme misturamos o açúcar em pó. Reservamos. Deixamos o bolo arrefecer um pouco e cobrimos o bolo com o creme de chocolate.  




 Observações: Este é um bolo muito fácil de fazer. Fica fofinho e húmido. A cobertura dá-lhe uma riqueza no sabor e uma cremosidade. É daqueles bolos que cria uma crosta por cima por isso podemos sentir várias texturas ao dar uma dentada. Podemos não adicionar o açúcar em pó na cobertura, depende do gosto pessoal de cada um e do grau de gulosice.

 

9 comentários:

  1. Que delicia Sarinha e que pratica, pois nem se suja muita loiça, adorei amiga


    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Mas que bom aspeto !
    Xoxo

    www.atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Esse teu bolo tem mesmo muito bom aspecto!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sara!!!
    Fazer um bolo à mão é uma sessão de terapia, né? Acho ótimo para alinhar as idéias!!
    O seu bolo ficou super apetitoso e com uma calda de encher os olhos!
    Beijos mil e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  5. Olá Sara

    Muito obrigada pela sugestão...amanhã vou fazer essa receita. Gosto da ideia de ir para a cozinha com as minhas filhas e poder lambuzar os dedos com a massa do bolo, como a Sara diz. Esta receita parece uma delícia.
    Bom fim de semana e um beijinho

    Carla

    ResponderExcluir
  6. Que bom aspeto que isso tem! Às vezes sabe mesmo bem fazer um bolo simples :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Sara

    Tal como tinha dito anteriormente, aproveitei o domingo para fazer este bolo. Além de sujar pouquíssima loiça, ficou realmente uma delícia. As minhas filhas adoraram fazê-lo, e comê-lo, nem se fala. Recomendo vivamente.
    Boa semana

    Carla

    ResponderExcluir