sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Bolo Xadrez...e mudanças no blog!

Olá,
Como já devem ter reparado o blog mudou um pouco. Eu olhava e achava que estava desarrumado. Como estamos em altura de limpezas grandes porque não apostar nisso aqui no blog também? Quis deixá-lo mais "clean" e mais intuitivo. Não sei quanto a vocês mas estou muito contente com as mudanças. Por isso, as publicações ficaram suspensas mas agora estou de volta. Parecendo que não isto é coisa que leva o seu tempo. Acrescenta aqui, tira ali.

Foi engraçado rever as minhas publicações antigas e a transformação que o nosso cantinho já teve. A maneira como fotografava e a forma como fotografo agora. Essa é a diferença mais notória. Podia apagar muitas das minhas receitas antigas porque já não me identifico com algumas delas mas elas fazem parte da história do blog e mostram a minha evolução.

O bolo que partilho hoje não é um bolo banal. Apesar de não ser do meu clube e da decoração não causar aquele super impacto este bolo surpreende. Isso acontece quando o partimos. Ao abri-lo observamos quadradinhos de bolo de duas tonalidades. Carinhosamente aconchegadas com uma camadinha de creme de manteiga. É bastante fácil de se fazer ao contrário do que se possa pensar. O truque é deixar os bolos arrefecerem de um dia para o outro.

Acreditem em mim e venham daí ver como é fácil fazer este bolo.



Bolo Xadrez

O que faz falta:

8 Ovos
2 cháv. e meia (chá) de Açúcar
3 cháv. (chá) de Farinha p/bolos
1 colher (chá) de Fermento em Pó
1 cháv. e meia (chá) de Óleo
1 cháv. (chá) de água a ferver
100 gr. de Chocolate em Pó

350 gr. de Creme de Manteiga
1 barra de Chocolate p/culinária
200 ml de Natas



Como Fazemos:

Começamos por cortar quatro círculos de papel vegetal do tamanho do fundo da forma (aconselhado usar uma de 20 cm). Untamos a forma com manteiga, colocamos um dos círculos no fundo, voltamos a untar e enfarinhamos. Pré-aquecemos o forno nos 180ºC. 
Separamos as gemas das claras. Batemos as claras em castelo. Reservamos as mesmas. Às gemas, juntamos o açúcar e batemos até obtermos um creme fofo. Juntamos, de seguida, o óleo e a farinha com o fermento. Nesta altura a massa irá ficar compacta mas isso muda ao adicionarmos a água a ferver. Depois de adicionarmos a água, envolvemos as claras em castelo. 
Pesamos a massa e dividimos a mesma em quatro partes iguais. Em duas das partes adicionamos o chocolate em pó (50 gramas em cada parte) as outras duas parte permanecerão brancas. Posto isto, cozemos os quatro bolos em formas separadas preparadas como descrevi em cima (ou um de cada vez como foi o meu caso visto só ter uma forma)
Quando os quatro bolos estiverem cozidos deixamos arrefecer bem, preferencialmente de um dia para o outro. Fazemos a cobertura para que a mesma arrefeça completamente à temperatura ambiente. Para isso, fervemos as natas e adicionamos o chocolate em pedaços. Mexemos bem com uma vara de arames até obtermos um creme liso. Reservamos e deixamos arrefecer completamente.
Para a montagem do bolo vamos precisar de dois aros ou de dois círculos de tamanhos diferentes (podemos usar pratos, taças, copos). Vamos cortar os quatro bolos de forma a ficarmos com três partes separadas. Depois é só encaixá-las entre si numa sequência de: bolo branco, bolo de chocolate, bolo branco ou bolo de chocolate, bolo branco, bolo de chocolate. As imagens abaixo podem mostrar de forma mais esclarecedora. 
Assim que os bolos estiverem todos encaixados entre si basta barrarmos cada camada de bolo com o creme de manteiga e empilhá-los intercaladamente (bolo de chocolate, bolo branco, bolo de chocolate, bolo branco).
Por fim, cobrimos o bolo com a ganache de chocolate preparada e reservada anteriormente. Decoramos a gosto. Reservamos no frio até servir. Partimos com uma faca afiada, somos surpreendidos com os quadradinhos brancos e castanhos. Comemos e somos felizes.




Observações: Não é um bolo difícil de fazer. Se é demorado? É. Mas se o fizermos à noite e depois no outro dia o terminarmos não é nada que não se faça. O creme manteiga comprei pronto na loja de artigos para festas que frequento. Pode ser uma óptima opção para quando não se tem tempo. Podemos fazer com a nossa receita preferida de bolo desde que o mesmo seja suficientemente firme para não se partir e aguentar o peso. A fotografia abaixo foi tirada num ambiente de aniversário mas serve para verem como vos digo a verdade e que este bolo vai ser um BOLO XADREZ! Um beijinho e bom fim-de-semana para todos!



8 comentários:

  1. Sarinha querida,
    eu tbm preciso fazer uma mudança no meu blog, ainda estou bolando como deixá-lo mais bonito e atrativo.
    O seu está lindo e as fotos tbm, as mudanças fazem parte da nossa vida em todos os aspecto!
    O bolo está perfeito, amei o contrates das cores e o modo de prepará-lo!

    Bjs, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Sara!!!
    Adorei as mudanças, realmente deixaram com um visual mais clean!!!
    Ahhh e esse bolo?? Lindo demais, você é muito caprichosa!
    Beijo e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  3. Gosto do novo visual! Bem clean e fresco! Também gosto de tudo muito organizado e arrumado! Já fiz esse bolo xadrez uma vez! Fez um sucesso e deixou toda a gente a pensar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Sarinha,

    Adoro as mudanças no blog... Já fui espreitar os separadores lá em cima e vi posts que nem sequer tinha visto :-) Boa ideia teres mudado, está giríssimo!

    Este bolo também parece-me ser muito bom... Se dizes que é fácil, eu acredito, mas quer-me parecer que ainda dá um certo trbalhinho e dedicação :-) Mas que ficou um bolo de babar lá isso ficou.

    E hoje Sexta? Não há post diferente do habitual? (olha eu a cobrar, viste? :-))

    Beijinhos*** Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  5. Andréa, as mudanças são sempre boas. Nos deixam animadas! :D Obrigado querida por estar sempre por aqui. Um beijinho ;)
    Luísa Alexandra, muito obrigado!
    Andrea Bitencourt, obrigado querida! É muito simpática. :) Beijinho grande.
    Joana Vizinha.Ohhhh, ainda bem que gostaste. É importante para mim. Afinal és a minha vizinha favorita. ehehe. Estou te a dizer que é fácil. É preciso é paciência. Olha os post's de sexta acho que vão passar a ser na quarta! :) Um beijinho grande.

    ResponderExcluir
  6. Ai que bom aspeto...tenho que experimentar fazer um bolo assim!!!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Isa Sá, experimenta que de certeza que vais gostar.
    Um beijinho*

    ResponderExcluir