Olá,
Toda a gente que me rodeia sabe que eu adoro fazer bolos. Que me acalma, que me relaxa e que é um momento que tiro para mim. Mas também me fazem doer as pernas, ficar com dúvidas e ficar insegura. Quando os bolos correm bem, é tudo muito bonito, eu fico contente, as pessoas ficam contentes e toda a gente fica contente. Quando eu vejo que a coisa não fica como eu queria começo a desanimar mas depois de parar 5 minutos lá arranjo solução.
Este bolo foi feito para um aniversário. Por aqui temos o costume de quando um amigo faz anos, juntarmos entre todos uns tostões, comprarmos uma prendinha e arranjar um bolo para cantar os Parabéns. É um costume bonito. Faz as pessoas sentirem-se especiais. E há sempre direito a fotografia para mais tarde recordar. Voltando ao bolo. Não ficou deveras como eu queria. Mas ficou fofinho na mesma.
Isto de fazer bolos com pasta de açúcar, para mim, tem dois lados. O lado em que é fixe e o lado em que não gosto nada porque demoro muito tempo. Este tipo de bolos têm que se lhe diga, são cheios de manhas e segredos. Temos que louvar os artistas que fazem estes bolos de forma perfeita e minuciosa. Não é o meu caso. (risos)
Na minha verdadeira opinião e falando como comilona, prefiro os bolos com uma cobertura normal decorada com bonequinhos e por aí a fora. Mas na minha opinião de apreciadora de arte gosto dos bolos com pasta de açúcar porque nos fazem sonhar e arrancam muitos sorrisos. Por isso, cheguei aqui a um impasse. O que me dizem vocês?
Bolo Zebra
O que faz falta:
Bolo
3 cháv. e 2/4 (chá) de Farinha
1 colher (sopa) de Fermento
1 colher e 1/2 (chá) de Sal Fino
6 Ovos
2 cháv. e 1/2 de Açúcar
1 cháv. e 1/4 de Óleo
1 colher (chá) de Essência de Baunilha
2 cháv. (chá) de Iogurte Grego
6 colhers de (sopa) de Chocolate em pó
Recheio
100 gr. de Chocolate culinário
1/2 lata de Leite Condensado
Cobertura
200 ml de Natas
200 gr. de Chocolate culinário
800 gr. de Pasta de Açúcar
Como Fazemos:
Para a cobertura basta fervermos as natas com o chocolate em pedaços e mexemos até obtermos um creme de chocolate. Para o recheio misturamos o leite condensado com o chocolate em lume brando até obtermos um creme grosso. Reservamos os dois cremes e deixamos que arrefeçam à temperatura ambiente de um dia para o outro se possível.
Para o bolo, juntamos a farinha com o fermento e com o sal. Reservamos. Num recipiente, batemos os ovos com o açúcar até obtermos um creme fofo. Adicionamos o óleo, a baunilha e batemos mais um pouco. Incorporamos os restantes ingredientes com a excepção do cacau na massa. Depois vamos adicionando a farinha e o iogurte grego alternadamente. Pesamos a massa e dividimos em quatro partes. Em duas das partes colocamos 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, as outras duas ficam brancas.
Untamos duas formas de 20 cm com manteiga e forramos o fundo com uma rodela de papel vegetal. Voltamos a untar com manteiga e enfarinhamos. Com duas das massas que preparámos, de cada vez (uma de chocolate e outra branca) começamos a fazer a fazer as riscas na massa. No centro da forma colocamos 3 colheres de sopa de massa branca. No centro dessa massa branca colocamos 3 colheres de sopa de massa de cacau. Novamente no centro da massa de cacau colocamos mais 3 colheres de sopa de massa de cacau e assim sucessivamente alterando entre massas. Isto vai fazer com que a massa vá sendo empurrada uma pela outra para o rebordo da forma. Repetimos este processo com as duas massas que sobraram na outra forma.
Levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC durante 40 minutos ou até o palito sair limpo. Desenformamos. Retiramos o papel vegetal e deixamos arrefecer completamente à temperatura ambiente. Idealmente de um dia para o outro.
Depois de tudo arrefecido montamos o bolo. Basta acertar o bolo com uma faca se tiver relevos e colocar um bolo em cima do outro não esquecendo o recheio de leite condensado com chocolate no meio. Depois cobrimos com a ganache de chocolate e alisamos bem com uma espátula. Deixamos descansar uns minutos e cobrimos com a pasta esticada à medida do bolo. Depois é só usar a imaginação e decorar a gosto.
Observações: Se não tivermos duas formas do mesmo tamanho podemos cozer o bolo em duas vezes. É importante forrar as formas com papel vegetal para que o bolo saia lisinho. Não é aconselhado, conservar o bolo no frigorífico. Eu não sou profissional, estou longe disso. (risos) O importante é divertirem-se. Para ver o interior do bolo é só clicar aqui porque o efeito é igual, o bolo fica apenas mais alto porque a quantidade massa para o fazer é maior.
Que bonito ficou o bolo!
ResponderExcluirO bolo ficou lindo!
ResponderExcluirQuanto à questão levantada, eu acho assim: os bolos feitos com pastas americanas são lindos, lindos, lindos.
Mas os outros, mais simples ou não tão decorados, despertam mais desejo de prová-los, talvez.
Mas é só a minha opinião, né?
De qualquer forma, este ficou fantástico e tb acho muito bacana o aniversariante ter ser bolo com a colaboração dos amigos.
Bjs e ótima semana!
O bolo está tão bonito! Adoro os minions! Dá trabalho mas vale a pena :)
ResponderExcluirBjs
Eu cá acho que está bonito! Gosto de qualquer tipo de bolo, o que importa é haver um para celebrar! Beijinhos
ResponderExcluirque bolo mais bonito mesmo.
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Ó menina Sarinha, depois de ver este, não acredito que consigas fazer mal algum bolo!!! Está lindíssimo e perfeito, parabéns!!!
ResponderExcluirBeijinhos
Olá Sarinha!!
ResponderExcluirSó tenho uma coisa a dizer: fiquei encantada com seu bolo, está simplesmente lindo, não consigo ver defeitos!
Eu não tenho habilidade para fazer trabalhos assim com pasta de açúcar, então admiro de verdade os desbravadores que encaram o desafio!
Tenho certeza de que fez o maior sucesso, pode acreditar de verdade no seu trabalho, pois é de muito capricho!
Beijos e uma ótima semana pra ti! =)
Olá Sarinha,
ResponderExcluirNão sejas modesta, pois a julgar pelas fotos tu tens imenso jeito para trabalhar com pasta de açúcar.
Eu confesso que os bolos sem a pasta de açúcar me cativam mais e me dão mais gozo a fazer, mas como 'beleza' e arrancador de sorrisos sem dúvida que estes são os eleitos! E este mínimo ficou muito bem :-)
Beijinhos e boa semana***
Tão bonito !!! ^^
ResponderExcluirVocê tem jeito ! Hahaha
Beijinhos
The Girl In Jeans * Facebook * Instagram * Google+
O teu bolo ficou lindíssimo.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html
Sarinha minha querida,
ResponderExcluiro teu bolo ficou perfeito, parabéns!
Feliz de quem recebeu uma prenda tão linda assim, e feita por vc
melhor ainda!
Bjs, ótima semana! ♥
Eu também faço bolo por carolice, mas os amigos dizem que estão super bonitos e saborosos. Muitas vezes tenho as mesmas dúvidas que tu...mas como vou vendo alguns sorrisos quando os bolos v~em para a mesa...continuo a arriscar!
ResponderExcluirNão sou pasteleira...por isso permito-me que o torto faça parte da arte.
Não desistas!
Adelaide Loio, Coimbra
Que fofinho!!
ResponderExcluirBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
O bolo ficou lindo. Não sejas tão modesta, fizes-te um bolo fantástico e de certeza que o aniversariante gostou.
ResponderExcluirEu já fiz alguns bolos de pasta de açúcar e dá imenso trabalho, mas quando vemos o resultado final,....ficamos super felizes. No entanto, os meus preferidos são o de chantily, ficam mais simples e depois todos podem comer. Às vezes gasta-se dinheiro na pasta de açúcar e vemos quando servimos os nossos familiares, a dita ali ao lado no prato. E pensamos, gastei dinheiro para deitar fora,.....
Mas é a minha modesta opinião,....
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
O teu bolinho ficou lindo. Ate dá pena comer....
ResponderExcluirParabéns ao novo do teu blog, estava excelente e agora ficou... MELHOR. Beijinhos
Luísa Alexandra, obrigado! ;) Beijinhos
ResponderExcluirRebeca, concordo totalmente contigo! :) Beijinho e boa semana!
Iza, eu também adoro! :D :D Beijinho
Cozinha100segredos, obrigado! Beijinho*
O Cantinho dos Gulosos , muito obrigado! :D Beijinhos
M., então não sabes que a malta mete sempre aquele ângulo favorecedor da coisa??? hehe. Beijocas
Andrea Bitencourt, é da fotografia. :p É sempre uma querida que me estraga com mimos. Muito obrigado e uma excelente semana. Beijinho.
Joana, é o que eu digo, nas fotos metemos sempre aquele ângulo mais perfeitinho. Obrigada! Muitos beijinhos.
Vanda Silva, txiiii que belo elogio! Obrigada amiga! Beijocas
Clara Brito,Obrigado Clarinha! Beijinhos :)
Andréa, obrigada querida! :D Beijinho grande e boa semana!
Adelaide Loio, fico muito contente com o seu comentário. Obrigada! Boa dica essa de permitir-me que fique torto. É verdade, não sou profissional por isso! :) Um grande beijinho*
Susana Machado, obrigada!!! Beijinhos ;)
Mary - Strawberrycandy, na fotografia está muito fofinho mas ao vivo tinha algumas imperfeições. Não sou profissional por isso não tem importância. :) Eu própria não como a pasta, é mesmo só para decoração! ;) Beijinhos.
Olá Sara! :)
ResponderExcluirAdorei este bolinho! Se tem imperfeições, escondeste-as muito bem nas fotos :P
Fiquei curiosa com o aspecto final do interior do bolo. Tem tudo para ser delicioso, nhami! :)
Beijinhos*
Ana Costa || Petsicana
Ana, olá! :D
ResponderExcluirSim escondias nas fotos, sabes como é! ehehe
Um beijinho*