segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Gambas ao Alhinho...mais fácil que isto não há!!!

Olá, ☺
Cá em casa raramente faltam gambas, compro-as quando estão a um preço mais simpático e nunca me falham. Já mencionei várias vezes por aqui, quando não tenho nada descongelado são elas que me salvam. Seja numa massa rápida, num arroz ou até assim num petisco rápido para nos animar a meio da semana. 
Em Agosto toda a gente pensa em férias, em estar com os pés na areia e em comidas maravilhosas. Por aqui não é excepção. Mas este ano as férias ficam para mais tarde e os dias de trabalho têm sido compridos. De regresso a casa só queremos pensar em relaxar e esquecer um pouco do dia que ficou para trás.  Para isso nada melhor que um petisco rápido acompanhado de uma bebida fresquinha. 
Só desejo que Setembro seja bondoso e que o bom tempo esteja presente nas nossas férias. Até lá vamos esperando ansiosamente por esses dias de descanso.
 E agora...1,2,3 ao ataque! 
 Gambas ao Alhinho

O que faz falta para 2:
500 gr. de Camarões descongelados
50 gr. de Azeite
4 dentes de Alho
Sal e Pimenta Caiena 
Sumo de Meio Limão
1 Ramo de Coentros frescos


Como Fazemos:

Começamos por arranjar os camarões. Descascamos, descartamos as cabeças, tiramos as tripas dos mesmos com um corte ligeiro na lateral interior e exterior. Quando todos os camarões estiverem arranjados, temperamos com sal e pimenta caiena. Reservamos. Tiramos a pele dos alhos e fazemos um corte ao meio. Retiramos o olho de dentro do alho para que o sabor não seja tão intenso. Picamos os alhos finamente.
Numa frigideira, colocamos o azeite e deixamos que aqueça por uns minutos. De seguida, colocamos os alhos e fritamos um pouco. Quando o azeite estiver bem quente e os alhos cozinhados colocamos os camarões distribuídos na frigideira. Deixamos cozinhar uns minutos de cada lado até que estejam bem cozinhados mas não demasiado (2 a 3 minutos de cada lado deve ser o suficiente). Desligamos o lume e regamos imediatamente com o sumo de limão. Transferimos para um prato e perfumamos com um pouco de coentos picados. Servimos com pão torrado.

 Observações: Pode não parecer mas esta é uma opção acessível. Os camarões descongelam rápidamente e os restantes ingredientes é costume todos nós termos em casa. Não esperem pelo fim-de-semana para fazer. Se quiserem fazer como refeição basta cozer um pouco de massa e envolver na frigideira. Fica óptimo. Espero que gostem! Um Beijinho.


7 comentários:

  1. Ai Sara, aquela primeira foto está maravilhosa! É um petisco delicioso! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Andamos mesmo em sintonia :)
    É um petisco que adoramos cá por casa!

    ResponderExcluir
  3. Que deliciosas gambas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  4. Sarinha querida,
    eu tbm aproveito quando os preços estão acessivos para comprar
    camarão, aqui na minha cidade esses mariscos são bem caros.
    Amei a tua receita, super prática e as fotos estão lindas!

    Bjs, excelente semana! ♥

    ResponderExcluir
  5. É tão bom um prato desses ao final do dia! É de lamber os dedos ;-)

    ResponderExcluir
  6. Adoro gambas, mas é raro encontrá-las a um preço realmente simpático :P
    Esse teu prato está mesmo apetitoso, se essa fosse a minha estratégia acho que me 'esquecia' de descongelar outra comida muitas vezes :D

    ResponderExcluir