quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Guest Post: Top 5 Livros para ler no Verão...por The Girl in Jeans!


Olá a todas/os!

Estamos no verão, pois é! Em principio, estamos mais bem-dispostas/os, não levamos os contratempos do dia-a-dia tão a sério. Sentimo-nos mais leves, não só por usar menos roupa, mas porque é a altura de tirar as férias grandes. E férias grandes de verão têm sempre, ou quase sempre, como destino a praia. Por isso, resolvi dar algumas sugestões de livros que combinam perfeitamente com o passar do dia na toalha ou cadeira de praia, ou até num banco de jardim, na própria relva, é como cada um quiser! Não fosse eu uma, mais ou menos recente, viciada em leitura. E apesar de não ser capaz de escolher um género literário de eleição, com o tempo quente sabem sempre bem umas histórias menos complicadas e, se possível, com algum sentido de humor. Daí a minha tendência para os romances. Mas isto é a minha opinião pessoal! Vamos então começar a desvendar as minhas escolhas, sem qualquer ordem de preferência.



1) Faz pouco mais de um ano que li o meu primeiro livro da autora Sarah Addison Allen. Neste caso foi o “Feitiço da Lua”. E, para dizer a verdade, apenas comprei este livro por fazer parte de uma promoção. Mas devorei em pouquíssimos dias de uma ponta à outra! É dos livros mais ternurentos que já li. Somos imediatamente conquistados nas primeiras palavras!

Sinopse:
  Um bolo de colibri poderá trazer de volta um amor perdido? Haverá mesmo um fantasma a dançar no quintal de Emily? As respostas não são nunca o que esperamos, mas nesta pequena cidade de adoráveis desadaptados, o inesperado faz parte do dia-a-dia.


2) Agora vamos a uma das autoras que mais gostei de ter ficado a conhecer, trata-se da Dorothy Koomson. E o livro que venho recomendar é “A Praia das Pétalas de Rosa”. Adorei a forma como ela nos conta esta história de amor e como estamos sempre a ser apanhadas/os de surpresa quase a cada capítulo com algum detalhe apresentado. Já para nem falar do final! Mas para isso têm mesmo de ler este livro que é muito bom!

Sinopse:
Todas as histórias de amor sofrem reviravoltas. Depois de quinze anos de um grande amor e um casamento perfeito, Scott, marido de Tamia, é acusado de algo impensável. De repente, tudo aquilo em que Tamia acreditava - amizade, família, amor e intimidade - parece não ter qualquer valor. Ela não sabe em quem confiar, nem sonha o que o futuro lhe reserva. Então, uma estranha chega à cidade, para lançar pétalas de rosas ao mar, em memória de alguém muito querido e há muito perdido. Esta mulher transporta consigo verdades chocantes que transformarão as vidas de todos, incluindo Tamia que será obrigada a fazer a mais dolorosa das escolhas!


3) Se há autora que eu recomendo pelos momentos de bom entretenimento, é a Jill Mansell. Os livros dela são os mais bem-humorados que eu alguma vez li. Divirto-me sempre. Não há forma de evitar as gargalhadas com as situações mais inusitadas que a autora descreve. E se forem como eu que conseguem ir imaginando as cenas à vossa frente, ainda mais piada vai ter. Até ao momento li cinco livros dela e o primeiro foi “Pura Malícia”. É o que destaco nesta lista mas qualquer um seria merecedor de também fazer parte. E só tenho pena de serem leituras tão rápidas. Gostava que aqueles momentos durassem mais um bocado.

Sinopse:
Não é que Janey não tenha ficado feliz por ver a irmã, mas ser acordada às sete da manhã por Maxine, trajada de noiva e com escolta policial, não foi bem a maneira como planeara começar o seu domingo. Contudo, a vida nunca é entediante quando Maxine está por perto e Janey, a reconstruir a vida após o desaparecimento do marido, fica encantada com o regresso da irmã. As coisas só começam a aquecer quando Maxine põe a vista em Guy Cassidy, um fotógrafo de moda tão competente quanto deslumbrante - é que Janey sabe que não há limites para as tropelias que a irmã vai fazer para destruir a concorrência. O que elas não sonham é que a concorrência está mais perto de casa do que imaginam…

4) Tinha de mencionar a Nora Roberts nesta minha lista de sugestões. Tinha porque tinha! E vou fazê-lo com a recomendação do livro “Jogo de Mãos”. Comprei este livro numa promoção em que comprava dois e poderia escolher o terceiro. Escolhi o da Nora. E acabei por devorar a história desta família de ilusionistas. Tem muito amor e muito mistério. Tudo nas doses certas. Acho que é um livro perfeito para qualquer altura e não vai desiludir!

Sinopse:
Uma história cheia de glamour e suspense sobre o amor, chantagem e magia.
Max Nouvelle é o patriarca de uma ilustre família de ilusionistas e ladrões de jóias, constituída por Lily - a sua companheira; Roxanne - a sua filha, tão linda quanto casmurra; e Luke - um rapaz que Max recolheu das ruas e que entretanto se transformou num homem muito interessante. No palco fazem números elaborados e, fora dele, assaltos ainda mais refinados. Durante muitos anos Roxanne e Luke deram-se como cão e gato mas agora, já adultos, descobrem que há entre eles algo que não esperavam. Mas é então que Luke, receoso que o seu passado manche a sua família adoptiva, é vítima de alguém que quer vingar-se dos Nouvelle. E vão ser precisos alguns anos em fuga antes que ele volte e, juntamente com Roxanne, dê o golpe mais audacioso das suas vidas. Com Jogo de Mãos, Nora Roberts revela-nos um mundo glamoroso onde a paixão e o mistério se entrelaçam e nada parece o que é.


5) E não posso terminar sem falar sobre o que deve ser o meu livro favorito de sempre. Ou melhor, não só o livro, mas a história em si é maravilhosa e recomendo sempre, sempre, sempre. Trata-se de “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. Nem há palavras para vos tentar ‘vender’ este livro. Na minha opinião será sempre o melhor romance de todos! Sem ser demasiado lamechas porque aqui estão bem retratados os valores daquela época e como era a vida em sociedade. E este é daqueles livros para se ler inúmeras vezes pois são palavras que nunca deixam de fazer sentido, em qualquer altura.

Sinopse:
Uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor. As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objetivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada. Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…


E é isto! São estas as minhas sugestões. Mais uma vez, é apenas a minha opinião pessoal. Cada pessoa tem os seus gostos. E existem imensos livros e autores por aí para agradar a todos nós! Peço desculpa por não ter mencionado nenhum nome português, mas isso daria uma outra lista já que existem tantos e tão bons autores a escreverem tão boas histórias! Espero que tenha ajudado alguém que esteja em busca de inspiração para novas leituras.


Boas férias, se for caso disso. Boas leituras. E até uma próxima oportunidade. Beijinhos!


Vanda Silva

9 comentários:

  1. Excelentes sugestões! Um livro é um excelente amigo! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. E se há coisa que me sabe bem é ler na praia.
    Estas sugestões vão ar muito jeito da próxima vez que for à biblioteca.

    beijinho

    ResponderExcluir
  3. Cozinha100Segredos, tens toda a razão. Obrigado pela tua visita! Um beijinho

    Sandra Neiva, podes crer, adoro ler na praia. Ainda bem que gostaste. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Temos gostos muito opostos nestas coisas de ler, mas ainda bem, gosto de ti na mesma :)

    beijinhos :)

    ResponderExcluir
  5. Ah, que beleza!!! Desses, só li, há muitos anos, o clássico Orgulho e Preconceito :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não gosto nada desse género de capas, fazem todos os livros parecerem piores do que o que são :P
    Desses só li o orgulho e preconceito, mas achei-o sobrevalorizado. Com toda a propaganda imaginei-o melhor... Não sei.
    Boas leituras :)

    ResponderExcluir
  7. Patricia Pinheiro, acho que não entendeste que não fui eu que escrevi este post! :p De qualquer forma eu gosto deste e de todos os tipos de livros. Porque eu amo ler! :)

    M., ando sempre com um livinho para todo o lado. :) Obrigado pelo teu comentário.Beijinhos

    Avelã, Obrigado pelo teu comentário. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Sara

    Descobri hoje o seu blogue através do blogue da Sandra Oliveira (Fascínio pelos pontos) e devo dizer que gostei muito. Apreciei bastante as sugestões de leitura. Muito obrigada e boas férias.
    Carla Alves

    ResponderExcluir
  9. Carla Alves , obrigado pela visita e pelo comentário! Um beijinho grande*

    ResponderExcluir