segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O que é o Panko? E como fazê-lo em casa!

Olá,
Segunda-feira pede um post mais descomplicado e simples. Queria muito falar desta maravilha aqui no blog porque eu sou 100% fã de panados e isto é coisa para enriquecer os nossos panados. Vocês já conhecem o Panko?
Eu conheci-o através da comida Japonesa. Para quem é frequentador de restaurantes que servem este tipo de comida, é muito usual terem aqueles panados lindos com uma textura diferente do normal. E esses panados são feitos nada mais nada menos do que com o Panko.
O Panko é um tipo de granulado de pão que faz com que os panados fiquem bem crocantes. É diferente do pão ralado. A consistência é granulada e a do pão ralado é mais semelhante a uma farinha. 
Em Portugal nunca vi à venda mas fazer em casa é muito simples. Podemos usar o pão que mais gostarmos desde que não tenha sementes. Na minha opinião é bem mais saboroso que o pão ralado normal e também mais crocante. 
Hoje trago um passo-a-passo muito simples e num próximo post vou mostrar uma receita na qual usei Panko. Sei que isto assim não se parece com nada mas quando começar a partilhar convosco mais experiências acho que vão ficar convencidos. Assim o espero. Vamos a isso...? Um beijinho*


Panko 
O que faz falta:
Pão de Forma (usei integral)
1 Processador de Alimentos
1 Saco Zip-Lock 


Como Fazemos:
Tiramos toda a côdea do pão de forma. Cortamos o pão aos pedaços. Processamos num robot de cozinha até que fique em migalhas maiores. Levamos ao forno a 50ºC num tabuleiro durante 30 a 45 minutos. Mexemos de vez em quando para evitar que doure. Este processo vai fazer com que o pão perca a sua humidade. 
Retiramos o panko do forno e deixamos arrefecer. Acondicionamos num saco com o sistema zip-lock e conservamos no congelados. Utilizamos conforme a nossa necessidade. 


Observações: É muito fácil e sobretudo económico. Pode ser usado em panados fritos e em panados no forno. Aguenta sem se estragar por 3 meses. A sua utilização é igual à do comum pão ralado.


13 comentários:

  1. Olá Sarinha! :)

    Nunca comprei panko, nem tão pouco comi...mas vejo os panados e dão um ar super crocante...agora, não imaginava é que seria tão simples de fazer, pensei ser algum ingrediente específico!

    Obrigada pela partilha! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sara!!!
    Realmente a farinha Panko deixa os empanados mil vezes mais crocantes e deliciosos!!!
    Beijos mil e ótima semana pra ti!! =)

    ResponderExcluir
  3. Minha querida adorei!!!
    E vou seguir essa sugestão!!
    Até pq não dispenso um belo panadinho de vez em quando :D
    Um beijinho!!

    ResponderExcluir
  4. E o dinheiro que se poupa a fazer estas coisas em casa é que é mesmo surpreendente. Eu aprendi a fazer a massa para as gyosas em casa, água, farinha e sal e paciência, e no fim poupo muito dinheiro em vez de comprar esta massa nas lojas Japonezas. Panko já conhecia e já vi à venda a um preço, upa, upa... Mas ainda não tinha pensado em fazer em casa. Agora com as tuas dicas, um dia vou fazer certamente, até porque por aqui somos fãs também. beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Muito fácil de fazer e fica um empanado (aqui no Brasil) muito crocante. Faço sempre usando a mesma técnica.

    ResponderExcluir
  6. Muito fácil de fazer e fica um empanado (aqui no Brasil) muito crocante. Faço sempre usando a mesma técnica.

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço porque quase todos os supermercados Pingo Doce no Algarve vendem umas embalagens de Panko, uns com cebola e outros com ervas. Fazem um crocante muito saboroso. Pela minha zona nunca encontrei, mas agora que partilhas a sua receita também já não preciso de encontrar :-)

    ResponderExcluir
  8. Olha!
    E eu que pensava que Panko era algo eztremanete complexo!
    Que boa dica Sara, gostei :)
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos*
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Costumo fazer isso com sobras de pão mas não sabia o nome.
    Adoro os panados com esse "pão ralado".

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Panko nunca fiz... Já fiz anko, e é h-o-r-r-í-v-e-l! Acredito que panko seja muito melhor. Já tinha ouvido falar bastante, nunca experimentei - agora com esta tua receita tenho a oportunidade de o fazer :D Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá Sarinha,

    Ora aqui está uma sugestão que desconhecia de todo... E ainda p'ra mais pelo nome pensei que levasse algum ingrediente específico e esquisito mas afinal é super fácil e normal de se fazer! Então tenho mesmo que experimentar e ao fazer aquelas bolinhas para entrada em vez de usar o tradicional pão ralado tenho de experimentar desta forma!
    Agora uma dúvida, se fizer panados fritos será que posso utilizar esta mistura na mesma? Como se fosse o pão ralado normal? Nos tais panados japoneses com aspecto deliciosos que falas...

    Beijinhos***

    ResponderExcluir
  12. Esquece a minha dúvida no comentário anterior Sarinha... Já li melhor! A tua observação ali no finalzinho escapou-me :-) Ali está a resposta à minha dúvida! Beijinhos***

    ResponderExcluir