Olá,
Para acabar a semana em beleza vamos falar sobre um docinho. Docinho esse que acompanhou a minha infância porque a minha mãe o fazia imensas vezes. Esta é a receita que ela usou tantas e tantas vezes. Também já os fiz várias vezes e nunca me deixam ficar mal.
A Internet veio facilitar muito a nossa vida no que diz respeito à procura de receitas. Basta colocarmos o nome de um ingrediente no Google e temos imensas receitas para nos inspirarmos. Não digo que isso seja mau. Mas as receitas escritas no caderninho e passadas de mães para filhos dão uma alegria diferente a confecionar.
Já me interesso por culinária desde pequenina. E gostava sempre de ajudar. Talvez por isso tenha o blog. Porque sempre me foi ensinada a partilha. Partilha de saberes e de vivências. Porque em algum momento futuro esses conhecimentos vão ser precisos. E não falo de formação académica.
Venham daí ver como é fácil a receita destes pastelinhos. São feitos no liquidificador mas também vou escrever a versão robot de cozinha porque já experimentei. A minha mãe fazia-os à mão mas nós agora queremos é coisas rápidas e práticas.
Pastelinhos de Leite
O que faz falta para 14:
250 gr. de açúcar
2 Ovos
50 gr. de Manteiga derretida
100 gr. de Farinha
500 ml de Leite (usei 0% lactose e de soja)
Raspa de Meio Limão pequeno
Açúcar e Canela em Pó q.b.
Como Fazemos:
Liquidificador
Misturamos os ingredientes secos (açúcar e farinha) num recipiente. No liquidificador, colocamos os ovos, a manteiga e o leite. Batemos só até estar bem misturado. De seguida, adicionamos a raspa de limão, a farinha e o açúcar. Ligamos tudo muito bem mas não batemos demasiado.
Untamos bem as forminhas com manteiga e enfarinhamos. Colocamos num tabuleiro e distribuímos a massa pelas forminhas sem encher até acima. Levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC por 30 a 40 minutos.
Para desenformar, esperamos 5 minutos e depois passamos uma faca à volta das forminhas. Colocamos os pastelinhos em formas de papel frisado e polvilhamos com açúcar e canela em pó.
Robot de Cozinha
No copo do robot de cozinha, colocamos os ovos, a manteiga e o leite. Ligamos 30 segundos na velocidade 5. Adicionamos de seguida a raspa de limão, a farinha e o açúcar. Programamos 1 minuto na velocidade 4.
Untamos bem as forminhas com manteiga e enfarinhamos. Colocamos num tabuleiro e distribuímos a massa pelas forminhas sem encher até acima. Levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC por 30 a 40 minutos.
Para
desenformar, esperamos 5 minutos e depois passamos uma faca à volta das
forminhas. Colocamos os pastelinhos em formas de papel frisado e
polvilhamos com açúcar e canela em pó.
Observações: Fiz as minhas queijadinhas com leite sem lactose e com leite de soja porque há quem não se dê muito bem com o leite mas ficaram muito boas na mesma, quem provou não notou nada, e eu também não. Esta é uma óptima receita para fazermos no liquidificador ou no robot de cozinha porque os mesmos vão ser uma ajuda na altura de colocar a massa nas formas devido à sua configuração. Podemos guardá-las no frigorífico numa caixa tapada. Ficam óptimas fresquinhas. Espero que tenham gostado e que façam. Um beijinho e bom fim-de-semana!
Mas que gulosas!
ResponderExcluirSabes, ando fã de receitas de liquidificador! Tenho feito vários bolos no liquidificador e ao contrário do que se possa pensar ficam bem fofinhos e saborosos! E não dão trabalho nenhum! Vou experimentar esses pastéis! Beijinhos
ResponderExcluirSarinha querida,
ResponderExcluirterminar a semana com esses docinhos maravilhosos, bom demais, adorei
a receita!
Estão lindos!
Bjs, ótimo fim de semana! ♥
Parece ser bom
ResponderExcluirParece ser bom
ResponderExcluirAí que bom aspeto !
ResponderExcluirxoxo,
http://atwednesdaysiwearpink.blogspot.com/
Olá Sarinha!!
ResponderExcluirTambém cresci rodeando minha mãe na cozinha, achava lindo ver ela transformando os ingredientes em sobremesas e doces especiais!
Esses pasteizinhos estão realmente de dar água na boca, as fotos ficaram lindas como sempre!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
Olá Sarinha!!
ResponderExcluirTambém cresci rodeando minha mãe na cozinha, achava lindo ver ela transformando os ingredientes em sobremesas e doces especiais!
Esses pasteizinhos estão realmente de dar água na boca, as fotos ficaram lindas como sempre!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
As minhas receitas normalmente são da internet, mas ainda tenho a minha parte das anotadas :D
ResponderExcluirA textura dessas queijadas parece ser perfeita, é mesmo o tipo de coisa que a minha mãe adora!
As formas atrás metem impressão, só de pensar no trabalho que dá lavá-las D: Só mesmo essa sobremesa para fazer valer a pena! :D
Podes acreditar que vou mesmo fazer! Fiquei com água na boca só de ver!
ResponderExcluirBeijinhos
Luisa Alexandra, e são mesmo! :) Beijinho
ResponderExcluirCozinha100Segredos, o liquidificador é o maior. Só se suja uma coisa e fica tudo óptimo também! Beijocas
Andréa ,Obrigado querida Andréa! Um beijinho
Carla Ribeiro, são sim senhora! :) Beijinhos
Carina G, obrigada! :D Beijinhos
Andrea Bitencourt, é verdade é um processo lindo mesmo. Mas só quem gosta é que percebe isso. Obrigada querida. Beijocas
Avelã, a textura é muito boa sim. Não dá assim tanto trabalho a lavar. Eu meto as minhas na máquina. :p ehehe Beijinhos
Raquel Alabaça, obrigada! Espero que faças e gostes. Uma beijoca
Adoro a textura destes bolinhos, parecem as minhas queijadas de leite:)
ResponderExcluirGulosos e tão simples de fazer, uma tentação claro.
beijinhos
Sandra Neiva obrigado Sandra, são muito semelhantes! :D Beijinhos
ResponderExcluir