Olá,
Setembro já chegou e as minhas férias também. A última semana de trabalho foi mais curta e deu para fazer alguns passeios. Entre Tavira e Tróia conheci também o Ribeiro do Cavalo. Uma praia, que supostamente era quase deserta e meio selvagem. Quem me falou dela mencionou que não era nada semelhante às praias urbanas que Sesimbra apresenta e tinha toda a razão.
Para muitos pode não valer a pena porque o caminho não é propriamente fácil. É feito pelo meio de terreno instável com subidas, descidas e vegetação densa. O acesso também pode ser feito por barco mas acho que para os aventureiros a experiência não será tão completa desta forma.
Confesso que o trilho é algo complexo mas que não me custou assim tanto. Quando chegamos a certo ponto do mesmo e observamos a paisagem a motivação para lá chegar aumenta.
É uma praia sem nenhum tipo de apoio, por isso o ideal será levar mochila às costas com o necessário para passar o dia e pouco mais para não atrapalhar a caminhada. Quando lá chegámos, talvez por ser fim-de-semana, encontrámos vários tipos de pessoas, desde jovens a mais velhos, pessoas com crianças, estrangeiros. Nesse dia tivemos direito à famosa bolinha de berlim que não sei se é costume por ali passar.
De regresso ao topo é bom hidratar antes e durante a caminhada. Algumas paragens pelo caminho e o balanço do dia é bem positivo. Acho que o ideal será consultar a tabela de marés para ir quando a maré está descer. Assim o areal será mais extenso. Ao sairmos do trilho a areia é fina com algumas pedras que não são problemáticas para os pezinhos mas se andarmos para o fundo da praia vamos encontrar mais pedrinhas no chão.
Em conclusão, acho que vale a pena para quem gosta de praias mais selvagens e com muita beleza natural. Certamente que quem gosta de praias com extenso areal e mais organizadas não vai apreciar tanto. Quanto à temperatura da água achei que estava mais para o fria. Mas eu tolero bem a água fria.
Se tiverem interessados em saber mais sobre o caminho consultem este site: Sesimbra Cultural. O trilho é facilmente encontrado pois está demarcado com manchas verdes em rochas e árvores. É só ir com atenção.
Agora vou ali dar um mergulho porque finalmente estou de férias! Um beijinho*
Que boa praia que fiquei a conhecer. São essas praias que eu gosto mais e lá por casa não nos importamos de andar horas a pé para chegar a esses paraísos que pouca gente conhece. E claro, a mochila sempre bem preparada! beijinhos e uma férias excelente para ti. Vou falar com o S.Pedro para te dar uns dias bons.
ResponderExcluirParece ser uma praia fantastica! Adoro praias assim meio desertas!
ResponderExcluirLinda a praia! Já estou com saudades do verão!
ResponderExcluir-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
Eu acho piada esses trilhos e tal, deve ser tão giro chegar à praia! É um dia bem passado :D
ResponderExcluir