segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pizza Integral de Chèvre, Cogumelos e Agriões...um regresso agridoce!

Olá. Demorei mais um bocadinho a chegar não é verdade? Eu tenho esse "dom"! Tenho tudo muito bem planeado e depois acontece sempre alguma coisa para baralhar os meus planos todos. As mudanças foram algumas mas essa conversa fica para outra ocasião. A pausa está feita! Vamos pôr mãos na massa. Para aliviar o stress nada melhor que uma pizza.

Andava há imenso tempo para experimentar uma base integral. Além de ser mais saudável, o meu paladar gosta mais deste tipo de massas com mistura de farinhas. Esta foi uma pizza de estreias. Usei crème fraîche e chèvre, alimentos que nunca tinha usado. A pizza é agridoce porque o seu molho leva mel que contrasta muito bem com o queijo chèvre. Eu gosto imenso destes sabores mais diferentes mas certamente que muita gente não irá gostar porque é uma pizza com um sabor forte. Ficam avisados! É uma pizza para aventureiros. ehehe. O agrião contrasta em todos estes sabores que é uma maravilha. Ando a descobri-lo e tenho adorado usá-lo. 

Podem sempre usar a base e fazerem outro tipo de pizza. Porque a base é muito boa. Fininha e estaladiça nas pontas. Desejo-vos uma boa semana. Um beijinho.


Pizza Integral de Chèvre, Cogumelos e Agriões

O que faz falta:

Para a base
(Adaptada de: Bimby Vegetariana)

170 gr. de Água 
30 gr. de Azeite
5 gr. de Fermento Padeiro Seco
1 colher (chá) de Sal
200 gr. de Farinha Integral
100 gr. de Farinha Tipo 65

Para o Topping

150 gr. de Crème Fraîche
1 colher (chá) de Mel
1 colher (sopa) bem cheia de Mostarda
3 Cogumelos frescos e laminados
1/2 Queijo Chèvre às rodelas finas
1 chávena (chá) de Agriões


Como Fazemos:

Começamos por fazer a massa. Colocamos no copo do robot a água, o azeite, o fermento e o sal. Programamos 1 minuto, na velocidade 2 a 37ºC. Adicionamos as farinhas e ligamos na velocidade 4 ou espiga por 1 a 2 minutos. Para fazer da forma tradicional basta amornar um pouco de água (1 chávena das 170gr.), colocar o fermento, o azeite, o sal, mexer e deixar descansar uns 10 minutos. Depois é só juntar às farinhas e amassar com uma batedeira ou à mão.

Deixamos a massa descansar por 30 minutos num ambiente morno até que dobre o volume. Podemos aquecer o forno nos 50ºC, desligá-lo e colocar a massa lá dentro. 

Enfarinhamos uma superfície e um rolo de massa. Estendemos a massa no formato que mais gostarmos. Se a estendermos de forma a que fique bem fina conseguimos obter massa para duas pizzas redondas. Colocamos num tabuleiro com papel vegetal. Picamos a massa com um garfo e levamos ao forno pré-aquecido nos 200ºC por 10 minutos. 

Entretanto fazemos o topping, misturamos muito bem o crème fraîche com o mel e a mostarda. Temperamos com um pouco de sal e pimenta preta. Se necessário podemos acrescentar mais mel ou mostarda depende do gosto de cada um. 

Passados os 10 minutos, retiramos a massa do forno, colocamos o molho, distribuímos o chèvre e os cogumelos. Levamos ao forno por mais 15 minutos. Depois da pizza estar cozida adicionamos os agriões. Comemos quente, morna ou fria. :)




13 comentários:

  1. Está uma pizza saudável e muito apetitosa! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Yeah! Já tinha saudades das tuas publicações! :)
    Voltaste com uma excelente sugestão, pessoalmente adoro combinações de doce com salgado.
    Vou tomar nota dessa receita de base de pizza, cá por casa tenho um "pizzeiro" valente, todas as receitas novas são bem vindas hehe!

    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
  3. Sê novamente bem-vinda :-)
    Essa massa da pizza principalmente na última foto em que se nota o quão fina é, é desconcertante e viciante para experimentar! Embora goste de queijos, não me parece que vá gostar desse toping porque dizer que é agridoce e eu não dou com sabores agridoces... Ou gosto de salgado ou gosto de doce! Não gosto de molhos de iogurte, não gosto de fruta junto com a comida... São ideias! Mas com essa base e adaptando o toping à minha medida acredito que fosse de comer e lamber os dedos (sim, eu gosto de comer pizza com as mãos).
    Beijinhos grandes*** E desejos de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a base, adorei a cobertura, adorei o regresso e adoro-te

    beijinho ahh e levo a receita!

    ResponderExcluir
  5. A base parece realmente muito boa! Mas acho que seria capaz de me aventurar com a receita completa. Eu sou corajosa... :P

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que ia gostar muito da tua.
    O aspecto esta uma verdadeira delicia
    Boa semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Sarinha! Depois de eu ter estado ausente durante mais de um ano, confesso que visitar o teu blogue foi uma enorme surpresa. Surpresa porque está muito bonito, bem desenvolvido e percebe-se uma boa evolução! Parabéns! ;-)

    ResponderExcluir
  8. bem boa! guarda uma fatia para mim. bjs

    ResponderExcluir
  9. Bem vinda :D :D

    Essa massa parece ser optima, eu pessoalmente não gosto de massas muito altas... prefiro finas e estaladiças! E sim esse queijinho é tudo de bom!

    Beijinhos :D

    ResponderExcluir
  10. Hummm que delícia de pizza.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/aproveitamento-arroz-de-pato-gratinado.html

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!! Parece-me muito bem esta pizza, ainda por cima saudável. Tenho de experimentar, só retiro mesmo os agriões pois não sou grande apreciadora. Obrigada pela partilha!!!

    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir