segunda-feira, 21 de março de 2016

# A Descobrir Portugal: O que comemos em São Miguel nos Açores!

Olá pessoas fixes,
Há uns dias atrás eu e o B. demos uma escapadinha aos Açores mais propriamente a São Miguel. Foi uma experiência incrível e já estou cheia de saudades. Foi uma viagem muito especial para nós e que nunca mais vamos esquecer. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar que se come muito bem por estas terras. E é bem verdade. Tenho muito para vos mostrar mas começamos pela comida. Queríamos ter experimentado muito mais coisas mas o tempo não chegou para tudo. Não consegui fotografar uma ou duas coisas que comemos mas vou falar-vos delas na mesma. 


Antes de viajarmos fiz uma pesquisa sobre aquilo que não se podia perder em São Miguel, onde comer e não comer. Tínhamos já algumas coisas em mente porque fomos falando com várias pessoas que já conheciam. No geral, toda a gente foi muito simpática e prestável. Encontrámos gente muito simples e de trato gentil. Foi uma das coisas que mais nos fascinou. Sou uma pessoa simples que gosta de ser bem tratada mas sem cerimónias. 
Posso dizer que voltei com uns kilinhos a mais que valeram a pena. Não consigo dizer-vos que tivemos uma experiência negativa porque não existiu. Então vamos lá começar a falar do que interessa.


No primeiro dia almoçámos num restaurante que se chama Lagoa Azul que fica nas Sete Cidades. O restaurante era do tipo familiar com comida caseira que pode não agradar a todos. Isto porque a comida pode ser um pouco pesada para quem procura apenas uma refeição mais leve. Como fomos ao fim-de-semana havia serviço de buffet em que pagávamos um preço fixo e podíamos comer o que quiséssemos. A comida é caseira e podem encontrar coisas como feijoada, leitão, polvo no forno, peixe frito entre outros. É tudo bastante condimentado. É um restaurante simples e que pede uma sesta quando se saí de lá.

A primeira e terceira fotografia representam a refeição que fiz no restaurante Associação Agrícola na Ribeira Grande. Comi um excelente bife regional que era fantástico. Muito equilibrado no tempero e muito tenrinho. Para sobremesa escolhemos uma tarte de chocolate que era irresistível. O restaurante é moderno e tem um espaço muito bonito. O atendimento foi mais uma vez muito simpático (acho que deve ser uma característica dos Açores) mas achei um pouco desorganizado. Talvez por estar muito cheio. 

Os pratos de peixe e aquele marisco da fotografia central que se chama Cracas comemos no restaurante Cais 20 em São Roque. Foi aconselhado por uma senhora muito simpática que trabalha na Plantação de Ananases porque lhe contámos que queríamos muito comer Cracas. 
Comemos as Cracas que parecem estranhas mas são maravilhosas. Dos melhores mariscos que já comi. Depois comemos enguias fritas, chicharros recheados (que também são famosos) e cubinhos de peixe com molho tártaro. Tudo muito bem preparado. O restaurante tem muita luz e vista para o mar. Quem nos serviu foi muito simpático e atencioso mais uma vez. Em relação ao preço, depende do que comam, mas é puxado. Mas pelas cracas valeu a pena.

Claro que tínhamos que comer o famoso Cozido das Furnas. Mesmo depois de nos avisarem que sabe a enxofre não podíamos deixar de comer. Fomos ao restaurante Cadeiras & Vulcões a conselho também. É um restaurante moderno. Quanto ao cozido, eu comi mas não adorei, apenas gostei e o B. não gostou. Tem um sabor um pouco diferente do que o que costumamos comer por cá. Mas foi uma refeição bastante acessível. 

No último dia comemos num restaurante em Ponta Delgada de seu nome A Colmeia. O preço é acessível. Comemos aquele hambúrguer de carne dos Açores com molho de queijo da ilha e ananás. A acompanhar um belo risoto mesmo no ponto. Além disso comemos um bife de tubarão grelhado que nunca tínhamos comido. E para finalizar saboreámos uma queijadinha de Ponta Delgada. 

Os bolos lêvedos e o queijo da ilha são qualquer coisa de inexplicável. O bolos são fofos e combinados com o queijo formam o par perfeito. 


Em resumo, comemos mesmo muito bem. Fomos muito bem acolhidos e atendidos por todos os sítios pelos quais passámos. O que gostei mais foram mesmo as Cracas que pelo que nos disseram é o marisco "rei" dos Açores. Eu sei que o aspecto é esquisito mas o interior é muito rico. 

Por hoje é tudo que já me alonguei bastante mas há tanto para dizer sobre esta ilha fantástica. Foi mesmo uma experiência inesquecível. 
Por acaso nenhum de vocês é dos Açores? Acusem-se! Queria muito fazer bolos lêvedos em casa. Já visitaram os Açores? Têm conselhos para me dar para a minha próxima visita?
Um beijinho grande e até breve. ;)

(Snapchat: sarinhasramosr)

15 comentários:

  1. Modéstia à parte, não estranhei nada do que disseste! E ainda bem que assim é pois fico imensamente feliz por ouvir testemunhos tão positivos sobre os Açores! A comida Açoriana é realmente muito boa! E sim, os micaelenses gostam de comidas bem condimentadas! Em tempos tive uma vizinha micaelense e eu pegava fogo sempre que provava a comida dela!! Ir a São Miguel e não comer na Associação Agrícola um bife à regional é quase imperdoável! Cracas já percebi que comeste, e lapas, não?! Lapas frescas são boas, e grelhadas são uma maravilha! Mal posso esperar por mais relatos teus! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dos Açores? Eu adorei lá estar. Não há palavras para descrever os momentos que por lá passei.
      O bife da Associação Agrícola é qualquer coisa. Adorei mesmo! Adorei as cracas, foi mesmo o que mais gostei e com pena minha não comi lapas. Tem que ficar para a próxima! ;) Tivesse eu mais tempo para lá ficar.
      Agora fiquei entusiasmada para contar o resto. ehehe
      Beijinhos.

      Excluir
    2. Sim, sou Açoriana e mesmo residente nos Açores! Beijinhos

      Excluir
  2. Oh que maravilha! Também quero! Podias me ter levado que eu cabia escondida na tua mala. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a qualquer pessoa Carla. É mesmo fantástico. Beijinhos

      Excluir
  3. Os Açores fazem parte dos meus planos a visitar e de cada vez que vejo fotos e relatos como o teu fico ainda com mais vontade :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, se puderes vai. Vais adorar. Se fores como eu que adoro campo e boa comida. Muita paisagem natural. Vais adorar! :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Nunca lá fui, mas realmente parece ter comida muito boa! Todas as fotos têm ótimo aspeto :) Não conhecia as Cracas, engraçado que sejam assim tão maravilhosas! Fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei as cracas porque eu adoro marisco! Mas o bife não se fica atrás! :p
      Vale muito a pena. Beijinhos

      Excluir
  5. Olá, Olá. Não sei se sabes mas... Bem, se não sabes, ficas a saber. Eu adoro fotografia e livros!!! Sendo assim, decidi criar um concurso relacionado com isso. Se também gostas, não vais querer perder a oportunidade de ganhar um. Vá, envia um e-mail com uma fotografia original, TUA, alusiva à escrita/livros. Para te habilitares a ganhar o prémio, também deverás seguir o meu blogue e o do Miguel Pereira (autor). No dia 02 de Abril irei publicar todas as participações e aquela que tiver mais votos (comentários relativos à sua fotografia) será o vencedor de um livro, "A Analogia Da Morte".

    dianafilipa.fonseca@gmail.com
    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
    http://the-twentythird-avenue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. vou tirar daqui algumas ideias, já tenho a minha viagem marcada para junho 6 diazinhos para visitar os maravilhosos açores e espero ter a mesmo experiencia maravilhosa que tu.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vais adorar! A mim apetecia-me imenso voltar! ;)
      Beijinho*

      Excluir
  7. Sempre que venho aqui fico cá com uma fome... Ou será com vontade de comer? Hmmm.

    Só para avisar que respondi a uma tag sobre música e nomeei-te. Não te sintas obrigada a responder, só se quiseres. Beijinhos.

    ResponderExcluir