quinta-feira, 10 de março de 2016

Já estamos em Março??? E uma receita de Bacalhau!

Olá pessoas fixes,
Acontece que...já estamos em Março e eu este ano ainda não tinha dado o ar da minha graça. O que de novo aconteceu? Novos projectos, viagens, descobertas, mais um ano de vida e por aí em diante. A propósito de mais um ano de vida, no meu aniversário recebi de uns amigos um livro de receitas com algumas das receitas preferidas deles. Eis que a acompanhar o livro da aiaimatilde vinha uma wok toda bonita da loja do César Castro. E acho que depois deste acontecimento me deu o "click" para voltar aqui ao nosso canto preferido da casa para partilhar mais receitas e experiências. 

Este blog é o meu projecto pessoal e quando por vezes não consigo dar-lhe a atenção devida sinto-me incompleta. Por isso mesmo com umas paragens de vez em quando estamos sempre por aqui para alimentar este espaço que me tem dado tantas alegrias.

Esta receita estava no meu lindo e novo livro de receitas. É a receita preferida do André e estamos em testes para mais tarde ou mais cedo fazê-la numa jantarada de amigos. Esta receita é bem Portuguesa e bem simples de fazer. Venham daí fazê-la comigo.
Obrigada por estarem desse lado. Um beijinho.


Bacalhau à Gomes de Sá

O que faz falta para 3 pessoas: 
800 gr. de Bacalhau 
1 kg de Batatas
3 Ovos
1 Cebola grande
2 dentes de Alho 
75 ml de Azeite
1 folha de Louro
Sal, Pimenta Preta e Noz Moscada q.b.
1 Ramo de Salsa Fresca

Como Fazemos:
Fervemos o bacalhau em água abundante. Assim que levantar fervura retiramos e deixamos arrefecer um pouco. Ao mesmo tempo cozemos as batatas em pedaços e os ovos em água com sal. Entretanto limpamos o bacalhau de peles e de espinhas. Partimos o mesmo em lascas. 
Cortamos as cebolas em meias luas e picamos os alhos. Levamos ao lume com o azeite e com o louro. Deixamos cozinhar até que cebola fique mole. 
Quando as batatas estiverem cozidas, retiramos do lume e escorremos. Descascamos os ovos e reservamos.
Numa assadeira colocamos o bacalhau, as batatas, a cebola com o azeite (retiramos o louro), um dos ovos picados e uma parte da salsa picada. Temperamos com sal (se necessário), a pimenta preta e um pouco de noz moscada.  
Envolvemos tudo com delicadeza para que não se desfaça. Cortamos os dois ovos que restaram em rodelas e dispomos por cima do bacalhau. Levamos ao forno a 200ºC por 15 minutos. Se necessário regamos com mais um pouco de azeite e  perfumamos com mais um pouco de salsa picada.
Servimos quentinho. 


(Snapchat: sarinhasramosr)


16 comentários:

  1. Olá querida vizinha, há tanto tempo... Ainda bem que regressaste e foi logo com uma receita maravilhosa. Adoro bacalhau à gomes de sá e sabes que agora que vejo, há algum tempo que não faço em casa. Deste-me cá ideias para o meu jantar de amanhã. Desejo um feliz regresso aqui ao teu cantinho e que continues por cá :-) Beijinhos grandes***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda! Obrigada por todo apoio sempre! Beijocas

      Excluir
  2. Ora viva! Temos muitas saudades da tua presença neste cantinho! E que bela forma de recomeçar, com um dos pratos que mais gosto! Só tenho pena de não poder ir aí tirar uma garfada! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Reparei agora nas fotos do teu instagram, estiveste pelos Açores?! Gostaste?! Espero que sim, São Miguel é uma ilha lindíssima e as restantes também! Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei! Nem tenho palavras...mas vou ter que as arranjar para relatar aqui! ;)

      Excluir
  4. Ai, que bom aspecto. As tuas fotografias levam-nos mesmo a querer dar uma trinca!

    ResponderExcluir
  5. Este blogue está cada vez mais lindo e mimoso!
    E este bacalhau uma delícia, embora o Gomes de Sá não seja muito feito cá em casa :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que arranjaste um tempinho para publicar a receita! Gosto muito do bacalhau feito assim e o aspeto está demais :)

    ResponderExcluir