Olá pessoas fixes,
Acontece que...já estamos em Março e eu este ano ainda não tinha dado o ar da minha graça. O que de novo aconteceu? Novos projectos, viagens, descobertas, mais um ano de vida e por aí em diante. A propósito de mais um ano de vida, no meu aniversário recebi de uns amigos um livro de receitas com algumas das receitas preferidas deles. Eis que a acompanhar o livro da aiaimatilde vinha uma wok toda bonita da loja do César Castro. E acho que depois deste acontecimento me deu o "click" para voltar aqui ao nosso canto preferido da casa para partilhar mais receitas e experiências.
Este blog é o meu projecto pessoal e quando por vezes não consigo dar-lhe a atenção devida sinto-me incompleta. Por isso mesmo com umas paragens de vez em quando estamos sempre por aqui para alimentar este espaço que me tem dado tantas alegrias.
Esta receita estava no meu lindo e novo livro de receitas. É a receita preferida do André e estamos em testes para mais tarde ou mais cedo fazê-la numa jantarada de amigos. Esta receita é bem Portuguesa e bem simples de fazer. Venham daí fazê-la comigo.
Obrigada por estarem desse lado. Um beijinho.
Bacalhau à Gomes de Sá
O que faz falta para 3 pessoas:
800 gr. de Bacalhau
1 kg de Batatas
3 Ovos
1 Cebola grande
2 dentes de Alho
75 ml de Azeite
1 folha de Louro
Sal, Pimenta Preta e Noz Moscada q.b.
1 Ramo de Salsa Fresca
Como Fazemos:
Fervemos o bacalhau em água abundante. Assim que levantar fervura retiramos e deixamos arrefecer um pouco. Ao mesmo tempo cozemos as batatas em pedaços e os ovos em água com sal. Entretanto limpamos o bacalhau de peles e de espinhas. Partimos o mesmo em lascas.
Cortamos as cebolas em meias luas e picamos os alhos. Levamos ao lume com o azeite e com o louro. Deixamos cozinhar até que cebola fique mole.
Quando as batatas estiverem cozidas, retiramos do lume e escorremos. Descascamos os ovos e reservamos.
Numa assadeira colocamos o bacalhau, as batatas, a cebola com o azeite (retiramos o louro), um dos ovos picados e uma parte da salsa picada. Temperamos com sal (se necessário), a pimenta preta e um pouco de noz moscada.
Envolvemos tudo com delicadeza para que não se desfaça. Cortamos os dois ovos que restaram em rodelas e dispomos por cima do bacalhau. Levamos ao forno a 200ºC por 15 minutos. Se necessário regamos com mais um pouco de azeite e perfumamos com mais um pouco de salsa picada.
Servimos quentinho.
(Snapchat: sarinhasramosr)
Olá querida vizinha, há tanto tempo... Ainda bem que regressaste e foi logo com uma receita maravilhosa. Adoro bacalhau à gomes de sá e sabes que agora que vejo, há algum tempo que não faço em casa. Deste-me cá ideias para o meu jantar de amanhã. Desejo um feliz regresso aqui ao teu cantinho e que continues por cá :-) Beijinhos grandes***
ResponderExcluirObrigada minha linda! Obrigada por todo apoio sempre! Beijocas
ExcluirOra viva! Temos muitas saudades da tua presença neste cantinho! E que bela forma de recomeçar, com um dos pratos que mais gosto! Só tenho pena de não poder ir aí tirar uma garfada! Beijinhos
ResponderExcluirNão sobrou nadinha! :p ehehe
ExcluirObrigada! Beijinho
Reparei agora nas fotos do teu instagram, estiveste pelos Açores?! Gostaste?! Espero que sim, São Miguel é uma ilha lindíssima e as restantes também! Beijinho
ResponderExcluirAdorei! Nem tenho palavras...mas vou ter que as arranjar para relatar aqui! ;)
ExcluirGosto tanto , o teu ficou excelente
ResponderExcluirObrigada São! Beijocas
ExcluirAi, que bom aspecto. As tuas fotografias levam-nos mesmo a querer dar uma trinca!
ResponderExcluirObrigada Diana. Um beijinho*
ExcluirEste blogue está cada vez mais lindo e mimoso!
ResponderExcluirE este bacalhau uma delícia, embora o Gomes de Sá não seja muito feito cá em casa :)
Beijinhos
Obrigada minha querida M. Beijinho grande
ExcluirParece uma refeição bem apetitosa!
ResponderExcluirObrigada Luísa! Beijinho
ExcluirAinda bem que arranjaste um tempinho para publicar a receita! Gosto muito do bacalhau feito assim e o aspeto está demais :)
ResponderExcluirObrigada Avelã! Beijocas
Excluir