segunda-feira, 14 de março de 2016

Lulas recheadas grelhadas e um truque!

Olá pessoas fixes,
Pois é, hoje temos uma receita de lulas, coisa que nunca tinha cozinhado antes mas que já vi ser cozinhada muitas vezes. Como por aqui não nos negamos a novas experiências optei por umas lulas recheadas que dão uma grande trabalheira mas que no meu caso até me serviram para esquecer, por momentos, a malvada gripe que me atacou. A receita é bastante simples e dispensa o convencional molho de tomate.

A parte mais complexa, a meu ver, é mesmo rechear mas arranjei uma maneira mais fácil e mais "limpinha" de o fazer. O truque é meter o recheio num saco de pasteleiro ou num saco de plástico pequeno e cortar a ponta. Depois é só colocar o bico do saco dentro da lula e rechear, se for necessário é só aconchegar o recheio dentro da lula. O bico do saco deve ser médio para que o recheio saia sem dificuldades. Comigo resultou às mil maravilhas. É um truque para reter para a vida. :) 

Para fazer esta receita é necessário algum tempo mas compensa e para quem gosta de cozinhar até pode ser tranquilizante. Vale a pena, segundo o meu provador oficial, são das melhores lulas recheadas que ele já provou. Um comentário destes compensa qualquer esforço, não acham? Um beijinho para vocês e até breve.


Lulas Recheadas Grelhadas

O que faz falta para 2:
1 kg de Lulas
1 fio de Azeite + 50 ml de Azeite
1 Cebola Roxa
3 dentes de Alho
2 Ovos cozidos M
150 gr. de Camarão cozido
1 colher (chá) Maionese
1 ramo de Coentros frescos
Sal, pimenta e sumo de limão a gosto
Palitos


Como Fazemos:

Começamos por limpar muito bem as lulas. Separamos a cabeça do corpo. Cortamos os tentáculos que são comestíveis e descartamos os olhos. De seguida, retiramos a parte rígida e transparente dentro da lula. Limpamos bem todo o interior. Por fim, retiramos a pele e lavamos bem todas as partes. 
Picamos a cebola e um dente de alho. Refogamos com um fio de azeite e juntamos as cabeças das lulas. Temperamos com sal e pimenta. Deixamos cozinhar. 
Numa robot de cozinha, trituramos grosseiramente o preparado anterior com os camarões descascados, os ovos cozidos, a maionese e uma parte dos coentros frescos. Regamos com um pouco de sumo de limão, temperamos com pimenta e envolvemos tudo.
Para finalizar o processo de montagem das lulas, recheamos as mesmas com a mistura de lulas, camarões e ovo. Não é aconselhável rechear muito. Fechamos cada lula com um palito.
Pincelamos uma grelha com azeite, temperamos as lulas com um pouco de sal e grelhamos de um lado e de outro. Servimos quentes com molho de azeite e alho fervido. Para fazer esse molho basta fervermos 50 ml de azeite, com dois dentes de alho laminados e coentros picados. 

(Snapchat: sarinhasramosr)

18 comentários:

  1. Bem fiquei aqui um bom bocado a desejar que o meu almoço de hoje fossem essas lulas! Que aspeto maravilhoso!
    Beijinho e boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhh obrigada Iza. Parece mais complicado do que é! ;)
      Beijinhos

      Excluir
  2. É coisa que não gosto, ou melhor gostava, mas devido a um episódio que nem vale a pena relatar, fiquei com uma aversão a lulas! Mas devo admitir que essas têm muito bom aspeto! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai mesmo sem me contares já comecei a imaginar mil e uma coisas! ;)
      Beijinhos

      Excluir
  3. Humm... Sara, que delicioso aspecto. Gostei bastante da ideia de grelhar as lulas recheadas. A dica para as rechear é bem útil, com toda a certeza.
    Obrigada!!
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tânia. Eu acho que acaba por ser diferente e um pouco mais saudável.
      Um beijinho,

      Excluir
  4. Hum... parece delicioso, dica muito útil.
    lindo seu blog

    te seguindo aqui.
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro lulas Sara, adoro que vontade!!!
    Por acaso eu nunca as fiz recheadas portanto já me ganhaste!
    Ficaram com um excelente aspecto que boas.

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YEY!!!! :D
      Ainda bem. ehehhe
      Beijinhos Sandra.

      Excluir
  6. Olá Sara! :)
    Bem aparecida sejas, já tinha saudades das tuas publicações.
    Está aí um prato que a malta cá de casa adora, mas costumo fazer com molho de tomate.
    Ui fazer de raiz só fiz uma vez, ficam deliciosas e mil vezes melhores que as de compra, mas dão tanto trabalho que desmotiva :p
    Ficam lindas e certamente deliciosas!
    Beijinhos

    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida. Também já tinha saudades da minha casinha virtual! ;)
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Sara que boa ideia!! Gosto tantooo de lulas recheadas e raramente faço, pela trabalheira que acaba a dar... Essa ideia do saco é excalente!! :)
    As tuas estão com muito bom aspecto!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natacha. É bem prático com o saco! ;) Beijocas

      Excluir
  8. É um truque fantástico! Nunca provei lulas recheadas, mas pensei que até desse um bocadinho mais de trabalho. Assim sendo tenho mesmo de experimentar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim dá um bocadinho mas nada que não se faça! ehehe
      Beijocas ;)

      Excluir
  9. Gosto imenso e as que mostras estão fantásticas!
    Gostei desse teu truque :)

    ResponderExcluir
  10. Uma vez vi um colega mergulhador ser arrastado por uma Lula Gigante (pela câmera GoPro, a Bióloga estimou em 12 metros por conta dos tentáculos) no Pacífico. A bióloga que nos acompanhava disse que isso aconteceu porque ele chegou a menos de meio metro de uma Cachalote (14 metros no comprimento) doente, o verdadeiro "alvo" da lula. A cachalote "girou" e os dentes nos tentáculos escaparam do corpo dela, levando o companheiro ao fundo. Seu corpo jamais foi encontrado após 7 anos. Fica o susto, o trauma, mas não tenho raiva desse animal, nem mesmo quando faço essa iguaria em diversos pratos para minha família e meus clientes (abandonei o mergulho e hoje sou dono de restaurante). Não tenho coragem de mergulhar e pescar uma lula, eu só compro pronto, e limpo. Mas quando o preparo, cozinho, vejo que eu, Homem, ela, Lula, apenas fazemos parte de um processo natural que foi ditado por Deus. Um dia somos os caçadores aos nossos alimentos, porém um dia, poderemos ser a caça e virarmos alimento......

    ResponderExcluir