terça-feira, 12 de abril de 2016

# Talheres ao Alto: Do Lagar aos Petiscos: Lagar do Cais!

Olá amigos cozinheiros,
Nasceu uma nova história aqui no blog. Já se devem ter apercebido que deste lado gostamos muito de conversas à mesa e de bons petiscos. Como tal visitamos vários sítios para pôr em prática esse nosso gosto. Eu adoro porque assim tenho uma folguinha da cozinha de vez em quando. E lembrei-me de partilhar aqui algumas dessas experiências. Parece-me boa ideia não? As fotografias foram tiradas com o telemóvel e fiz o melhor que podia num ambiente com muito pouca iluminação.

Com a minha descoberta do Zomato essas experiências tornaram-se mais fáceis. Podemos pesquisar entre inúmeras opções que eles têm e ainda podemos ver a carta de muitos restaurantes. Assim podemos consultar os preços, pratos e podemos ponderar se é aquilo que queremos.

O Lagar do Cais foi nos recomendado pelos nossos primos como um óptimo espaço para descontrair e comer uns bons petiscos. Pesquisei na aplicação e lá fomos nós. Não desiludiu. O espaço é muito giro, as paredes são de pedra e as pipas espalhadas pela sala dão ao espaço muita personalidade. 


Chegámos perto das 20h a uma sexta-feira e o ambiente estava tranquilo. Fomos recebidos à porta de forma simpática. Lá nos indicaram a mesa, perguntaram se tínhamos reserva como não tínhamos foi nos dito que teríamos que desocupar a mesa às 22h porque além de servirem petiscos também são um bar. Tudo certo até então, só estávamos ali para petiscar.

O atendimento é simpático e atencioso. Um pouco de mais para o que eu gosto mas isso é o meu gosto pessoal nada interfere com a minha opinião geral. Um senhor muito simpático e que torna a experiência mais descontraída trouxe-nos a carta. Explicou-nos o conceito do restaurante. É um restaurante de tapas em que o ideal será pedir quatro tapas diferentes para partilhar entre duas pessoas. 

Começámos então a pedir e optámos por: Choco Frito, Gambas ao Alho, Moelas e Ameijoas ou Lingueirão. Estes últimos não haviam por isso foi nos recomendada a Saladinha de Polvo. 
Depois do pedido trouxeram-nos umas entradinhas muito agradáveis. Achei curioso o misto de azeitonas e tremoço. Acho muito boa ideia. A pasta do lagar era muito agradável e o pão de várias qualidades vinha quentinho. Quanto aos chips de batata doce podiam estar um pouco menos cozinhados mas estavam estaladiços como se pede. 


O primeiro petisco a chegar foi a Saladinha de Polvo que nos surpreendeu pelo cheirinho agradável. Soubemos logo que tinha sido boa ideia aceitar a sugestão do rapaz que nos atendia. O polvo estava super tenrinho e o tempero do mesmo muito equilibrado. Temperado com azeite e vinagre. Envolvido em cebola, pimento e coentros. Acompanhado com o pão quentinho, uma delicia. 

Quanto ao Choco Frito não tinha muitas expectativas mas como gostamos muito resolvemos pedir. Mais uma vez o choco veio muito tenro, bem temperado, não supera o de Setúbal mas está próximo. Com limão e maionese a acompanhar. 

As Gambas ao Alho tinham um tamanho generoso para o que estamos habituados por aí. O molho era óptimo e estavam no ponto de sal. É comum comermos salgadas ou insonsas. Não há muito mais a dizer porque são mesmo muito boas.

Para acabarmos com os petiscos vieram as Moelas com Batatas Fritas, aí confesso que já me sentia cheia. Vinham num tachinho cheio de charme com o seu molho a reluzir. Novamente estavam muito tenrinhas e o molho estava cremoso, no entanto acho que podiam ter um pouco mais de sal. 

Para sobremesa pedimos um Pudim Abade de Priscos mas já estavámos muito cheios. A textura é muito boa. O sabor da canela é proeminente. Eu sou uma gulosa assumida e sou muito critica nas sobremesas. Quanto a esta, nada a apontar mesmo.  


O que falta dizer? Deixem-me lá pensar...
Acompanhámos tudo isto com um vinho verde que é o meu preferido bem sei que muitos diriam que tapas se comem com vinho tinto ou cerveja mas cada um com as suas preferências não é? A carta de bebidas destaca-se pelos inúmeros gin's.

O restaurante é fácil de encontrar, é perto da rua cor-de-rosa no Cais Sodré. O estacionamento é difícil mas se forem cedo pode ser que se safem nas redondezas, foi o nosso caso. 

Os preços das tapas estão entre os três a sete euros. Não é um restaurante propriamente barato mas a qualidade e o ambiente valem o preço. A apresentação é cuidada mas não demasiado gourmet para nos deixar desconfortáveis.

Concluindo, gostámos muito. Dou destaque às gambas que tinham um molho muito bom  e estavam no ponto. Esperava mais do tempero das moelas mas estavam agradáveis de qualquer forma. Fiquei positivamente surpreendida. Tudo o que pedimos estava bom. Os ingredientes estavam bem confeccionados, respeitando o ponto de cozedura dos mesmos. Dou ponto máximo nisso.  

É um sitio intimista, que se adapta ao tipo de público que receber. Bonito para um jantar com a cara metade mas também óptimo para um petisco de amigos depois do trabalho. Ao sair deram-nos um cartãozinho e despediram-se simpaticamente com um até já. 
Despeço-me assim de vocês. Com o convite de visitarem o Zomato e se o fizerem procurem-me por lá.


13 comentários:

  1. Parece que foi tudo uma delícia :)
    Está tudo com óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Ai, adoro tanto esse tipo de comidas. Que bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São óptimas de comer e óptimas para conviver não achas Diana! Beijinhos*

      Excluir
  3. Parece um sítio delicioso, tem tudo um aspecto bem saboroso :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla! É muito engraçado o sitio! Beijinhos

      Excluir
  4. Sarinha minha querida,
    Que lugar gostoso e acolhedor!
    Nada melhor sair com quem a gente ama e aproveitar os prazeres da vida!
    Amei a sua postagem, muy rica!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade Andréa. Não diria melhor. Beijinho grande.

      Excluir
  5. Deve ser um espaço bastante agradável. Deliciosas iguarias.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Tânia. Tem um bom ambiente. Beijinho

      Excluir
  6. Não faço ideia do que é isso do Zomato, mas vou já pesquisar :-) Curiosa sou eu! Gostei da descrição do restaurante e parece-me por isso um sítio bastante agradável para se visitar. Gosto da nova rubrica :-) Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que ir pesquisar. Vais gostar! :) hehe
      Beijinho*

      Excluir
  7. Parece-me ter sido uma boa experiência! Gosto muito do polvo preparado assim, com pimentos, cebola, alho e azeite. De vez em quando vou fazendo :)

    ResponderExcluir