quarta-feira, 25 de maio de 2016

Bifinhos de Frango com Cogumelos mas sem Natas!

Olá amigos cozinheiros,
Trouxe de casa um grande reportório de receitas. Em todos os dias da semana e ao longo dos anos vi a minha mãe a fazer receitas para almoços, jantares e marmitas. Sempre a vi fazer os pratos que mais gostávamos mas quando alguém não gostava de certa receita ela dava volta à mesma. 

É o caso dos famosos bifinhos com cogumelos e natas. Eu gosto muito de natas. Ela, o meu pai e o Sarinho nem  por isso. Por isso desde pequena que como bifinhos com cogumelos à maneira da minha mãe. Sem natas é certo mas com um molho cremoso e igualmente saboroso. Claro que essa receita veio comigo.

Sempre gostei de observar a minha mãe a cozinhar. Ainda hoje quando chego sento-me na mesma cadeira, perto do fogão, a ver a minha mãe fazer as delicias. E ela diz: "Sai daqui, vais ficar a cheirar a x ou y...!". Mas eu fico na mesma.

Para esta receita usei a nova mostarda da Heinz, a Yellow Mustard e fez alguma diferença na receita. O sabor do molho ficou mais delicado. Foi aprovado por todos!
Um beijinho e até breve.


Bifinhos de Frango com Cogumelos mas Sem Natas

O que faz falta para 3:
500 gr, de Bifes de Frango em tiras 
2 dentes de Alho picados
150 gr. de Cogumelos frescos fatiados
2 colheres (sopa) de Farinha
Sumo de Limão q.b.
1 Gema de Ovo
1 colher (chá) bem cheia de Mostarda
1 Fio de Azeite
Meia chávena (chá) de Vinho Branco
1/4 de chávena (cha) de Água
Pimenta preta, noz-moscada e sal.

Como Fazemos:
Temperamos o frango com o sal, os alhos, o sumo de limão e o vinho branco. Levamos o azeite ao lume. Aquecemos e juntamos o frango. Deixamos cozinhar. Juntamos os cogumelos e cozinhamos mais um pouco.
Fazemos o molho. Desfazemos a farinha com a água. Mexemos bem para não criar grumos. Temperamos esse molho com sumo de limão, pimenta, noz-moscada. Juntamos a gema de ovo e mostarda. Mexemos tudo muito bem. 
Colocamos o molho sobre o frango e envolvemos até o mesmo engrossar. Apagamos o lume e servimos com arroz, batatas ou salada. 


12 comentários:

  1. Excelente sugestão, tem muito bom aspecto!

    ResponderExcluir
  2. Aqui é um bocadinho o contrário, a minha mãe nunca faz bifes de frango com natas, quando eu me casei é que comecei a fazer quando ela vinha visitar-me! Ela adorou e hoje em dia é dos pratos que ela mais gosta! De volta e meia chega a pedir-me para fazer! E realmente é um prato que todos adoramos cá em casa! Mas da minha mãe também trouxe uma infinidade de receitas, que por mais que eu me esforce nunca ficam iguais! Comida dr mãe é comida de mãe! A minha mão para a cozinha é muito semelhante à dela, aprendi com a melhor dos melhores (a nossa mãe é sempre a melhor em tudo!)! Um dia vou experimentar esta tua versão que também me parece muito interessante e saborosa! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adoro, por acaso costumo juntar natas.
    Assim também ficar uma delicia, o aspecto convenceu-me.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Pode não ter natas mas ficou com um aspecto super guloso!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Que excelente ideia Sarinha :) Vou levar a receita comigo, posso?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Uma boa alternativa para quem não aprecia as natas ou para quando vamos a meio da receita e reparamos que não há natas na despensa....

    Bjokas
    Rita

    ResponderExcluir
  7. Ao ler as tuas palavras, por momentos achei que estavas a falar da minha mãe :)
    Tenho cá para mim que elas aprendem todas na mesma escola!
    Adorei esta versão sem natas, é quase um fricassé, tenho de experimentar.
    Essa mostarda é deliciosa.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da sugestão, adoro bifinhos com cogumelos mas ando a evitar as natas na culinária e por isso esta receita veio mesmo a calhar :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
  9. Que delicia Sarinha. Bem mais saudáveis, sem dúvida :)
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Essa versão sem natas dos bifinhos com cogumelos agrada-me! Ficaram mesmo gulosos :)

    ResponderExcluir
  11. Hola, me encanta esta entrada y su blog me quedo aquí en su blog. Le invito a que pase y siga mi blog en donde pone (participar en este sitio) pinche ahí: http://mibonitolugar.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir