terça-feira, 28 de junho de 2016

Bolo Tipo Brigadeiro Fácil...uma paixão de família!

Olá amigos cozinheiros,
O Verão começou e veio em força. Confesso que estava à espera dele mas agora que me pôs à prova com uns dias completamente abrasadores já começo a pensar se sou realmente uma pessoa de Verão.

Gosto muito do que esta estação representa. Esplanadas, noites de conversa ao ar livre, refeições do lado de fora, roupas leves, caminhadas ao fim do dia e por aí fora. O Verão faz-nos ser mais sociais. A verdade é essa. Temos mais vontade de sair. 
Mas no meu ponto de vista culinário também me faz cozinhar menos. Seja porque está muito calor para ligar o forno que vai aquecer a casa, seja porque os dias são maiores e esticamos mais outras tarefas até ao anoitecer ou seja porque não nos apetecem aquelas comidas de panela reconfortantes que comemos nas outras estações. 

Por outro lado e contradizendo um pouco o que disse anteriormente tenho mais vontade de fazer bolos mais elaborados. Que levam cobertura e recheio. Tudo a que temos direito. Destes que se comem bem com um copo de leite fresquinho ou com um chá gelado. Acompanhados de uma conversa ao lanche. 

O bolo brigadeiro é a paixoneta da minha família. Por aqui não ligamos muito aos aniversários mas bolo brigadeiro tem sempre que haver. É aquela desculpa perfeita para comermos uma grande fatia sem culpas. Porque afinal é dia de festa. Mas como agora aniversários só para Setembro e já estávamos com saudades porque não improvisar uma receita bem fácil mas que nos mate o vício?

Esta receita é bem fácil. O bolo é misturar tudo e já está. A cobertura é paciência a mexer e a ventoinha a refrescar-nos, Para os menos gulosos sirvam-se de uma fatia mais pequena e os gulosos como eu cortem uma fatia que vale por duas. Porque não é todos os dias que comemos um bolo tão "chocolatudo".

Um beijinho grande. Bem-Vindos ao Verão e Bons Cozinhados. Beijinhos.



Bolo Tipo Brigadeiro Fácil

O que nos faz falta:
Bolo
(capacidade da chávena=240ml)
3 Ovos
1 chávena (chá) de Óleo
1 chávena (chá) de Leite
1 chávena (chá) de Açúcar
2 chávenas (chá) de Farinha de Trigo
1 chávena (chá) de Chocolate em pó
1 colher (sopa) de Fermento em pó
Cobertura e Recheio
1 Lata de Leite Condensado
1 colher (sopa) de Manteiga
1/4 chávena (chá) de Chocolate em Pó
Calda
1/2 chávena (chá) de Leite
1 colher (sopa) de Chocolate em Pó


Como Fazemos:
Começamos por fazer o bolo. Batemos os ovos, com o óleo e o leite. Misturamos todos os ingredientes secos. 
Incorporamos os ingredientes secos na mistura liquida. Batemos bem até formar uma massa cremosa.
Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos com manteiga e polvilhamos uma forma (usei de 20 cm) com chocolate em pó. Para que o bolo fique mais liso na superfície a cobrir colocamos uma rodela de papel vegetal no fundo da forma e voltamos a untar e a polvilhar.
Colocamos a massa do bolo na forma e deixamos que coza por 40 a 45 minutos. Quando estiver pronto, desenformamos e deixamos arrefecer um pouco. Fazemos a calda, misturando o leite com o chocolate e regamos o bolo. Se o quisermos rechear, cortamos o mesmo ao meio e regamos cada parte. Se quisermos apenas cobrir regamos inteiro picando antes com um garfo para a calda ser absorvida com mais facilidade.
Para o recheio, levamos ao lume todos os ingredientes e vamos mexendo por cerca de 10 minutos até obtermos um creme espesso que faça ponto estrada no fundo do tacho. Esse creme deve ter uma consistência que  não escorra facilmente e que agarre facilmente ao bolo. 
Para montar o bolo é só rechear e cobrir a gosto e no fim decorar com chocolate granulado.  Servir morno ou frio. 




10 comentários:

  1. OMG que tentação! Essa última fotografia dá cabo de mim! :D

    ResponderExcluir
  2. Para mim pode ser uma extra grossa por favor!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. esse bolo que tentação! está cá com um aspeto tão bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  4. Esse teu bolo ficou mesmo muito guloso, maravilha!

    ResponderExcluir
  5. Durante alguns anos seguidos, o bolo brigadeiro era sempre o meu bolo de aniversário, no entanto posso dizer que já não o como há anos.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
  6. Este bolo é impróprio para gulosos! lololllllllllllllllll Nem te sei explicar a vontade que me deu de roubar essa fatia! :)

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Adoro bolo brigadeiro Sara!
    E não é o calor do verão que me impede de ligar o forno e fazer bolinhos, adoro na mesma :)
    Para mim é uma fatia daquelas bem grandes sim?
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. O Verão tem pontos altos e pontos baixos, mas é verdade que provoca vontade de sair de casa e felicidade no geral! Especialmente se for acompanhado por bolinhos assim. Também fico sem vontade de ir para a cozinha, até porque a minha é muito quente, mas de vez em quando tem de ser - entre hoje e ontem, por exemplo, fiz 3 bolos (é para um aniversário, não sou assim tão gulosa :P). De qualquer modo se ficar sem cozinhar durante muito tempo fico com saudades :P Tenho de fazer esse bolinho, parece tão fofo e agradável :D

    ResponderExcluir