quarta-feira, 8 de junho de 2016

# A Descobrir Portugal: Plantação de Ananases em S. Miguel nos Açores!

Olá amigos cozinheiros,
Como alguns já sabem, em Março tirámos uns diazinhos para visitar São Miguel nos Açores. Foi uma viagem mágica. Gostámos de tudo e não há nada de menos bom a apontar desta viagem. Fomos bem recebidos, ficámos bem alojados e comemos muito bemmm. 

Numa primeira publicação, mostrei-vos o que comemos por lá (para ver clicar aqui). Só de a rever já fico com fome. Além de voltarmos com a barriguinha bem aconchegada (e mais gordinha) voltámos também com muitas memórias e histórias para contar. E acho que essas histórias merecem ser partilhadas. Porque São Miguel merece. Por ser tão fantástico e envolvente. 


Uma das coisas mais fixes que visitámos foram as plantação de ananases. Vocês acreditam que a entrada é gratuita? E vale muito a pena! Fica na zona da Fajã de Baixo (podem consultar no mapa aqui). É de estacionamento fácil, tem uma loja à entrada com recordações e artesanato. 


A visita é livre, podemos ficar o tempo que quisermos dentro do horário estipulado. Não é um sitio muito grande por isso vê-se rapidamente. Existem várias estufas abertas onde podemos encontrar várias fases do crescimento do ananás. No nosso caso, visitámos o mercado de Ponta Delgada e a plantação numa manhã. Tudo muito calmamente. Nós gostamos de parar para apreciar. 


Achei curiosa a forma como os ananases crescem. Vão nascendo subtilmente do interior da planta. É um processo muito bonito. 
Claro que tivemos que trazer connosco alguns exemplares desta bela fruta. Foi complicado visto que só levámos bagagem de mão mas conseguimos. No aeroporto não implicaram com nada e foram super amáveis. Não sei se tivemos sorte ou se é sempre assim. 

Toda a gente foi super atenciosa e simpática. Aqui não foi excepção. A senhora da loja de recordações ajudou-nos a encontrar um sitio bom para provar as iguarias da zona. Já tenho saudades. A forma como todos nos trataram e nos ajudaram foi especial. Tudo é feito com um sorriso no rosto e as pessoas dispõem do seu tempo para ajudar quem quer que seja. 
Por hoje é tudo mas ainda temos mais para mostrar. Aliás a ilha de São Miguel é tão rica que um livro não chegava para a descrever .
Um beijinho e até breve. 




11 comentários:

  1. Eu já estou em seu blog e já tem um seguidor mais
    Passe e siga meu blog onde diz (participar neste site), clique aqui: Espero que sua visita http://mibonitolugar.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por ver pessoas tão satisfeitas quando cá vêm! Aqui em casa só se come ananás de São Miguel, que por sinal é o melhor do mundo! É um setor que passa dificuldades pois as pessoas acham caro e não lhe dão o devido valor. E haver esta possibilidade de se poder visitar e de perceber como tudo se processa acho que ajuda a compreender que não é assim tão caro tendo em conta tudo o que implica. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que fotos lindas... o nosso país é sem dúvida maravilhoso!

    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui aos Açores mas gostava muito! Já vi que recomendas! :)

    ResponderExcluir
  5. Deve ser um passeio enriquecedor esse de conhecer o processo da plantação de ananases. Gostei muito de conhecer :-) Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Uma das minhas viagens a fazer é mesmo aos Açores e adorei a primeira foto, mesmo lindo aquele ananás :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb


    ResponderExcluir
  7. Que giro. Nunca vi nenhuma plantação dessas!

    ResponderExcluir
  8. Que doce e deliciosa partilha. Gostava muito de fazer esse tour :) beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Sara, vamos combinar (aqui entre nós que ninguém nos ouve) que tens de parar com as fotos dos Açores, isto assim já considero provocação! :D
    Brincadeiras à parte, adorei conhecer através das tuas palavras e fotos, mais um bocadinho desta linda terra! Só me aguçou ainda mais a vontade de lhe fazer uma visita :)
    Beijinhos!
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  10. Deve ser uma visita muito gira! Gostei de ver as fotos :)

    ResponderExcluir