quarta-feira, 6 de julho de 2016

Quindins de Amêndoa no Robot e a forma como me seduziram!

Olá amigos cozinheiros,
Um destes dias passei na pastelaria mais gulosa da minha terra e resolvi entrar. Adoro aquela pastelaria. As montras são autênticos desfiles de doces cuidadosamente alinhados cada um mais bonito que outro. É uma pastelaria com muita personalidade e uma decoração muito gira. É um sitio onde se gosta de estar. 

E o que se pode encontrar por lá? De tudo um pouco. Desde bolos à fatia, a folhadinhos estaladiços de vários sabores, a bombons. Tudo tem excelente aspecto e é de fabrico próprio. No Inverno é obrigatório um chocolate quente e no Verão um sumo natural de frutas. 

Normalmente quando lá entro fico muito confusa e indecisa sobre o que escolher mas naquele dia foi diferente. Uns amarelinhos quindins de coco brilhavam do lado de lá do vidro. Como que a chamar por mim. E foi assim que o quindim me seduziu. A sua superfície brilhante e a sua textura peculiar. 

Dias depois veio o Masterchef Júnior e eis que um dos meninos fez um impressionante quindim. Se  anteriormente já tinha ficado com vontade de o reproduzir ainda fiquei com mais. Como a minha mãe não gosta de coco resolvi substitui-lo por amêndoa. Sim, porque uma das minhas "provadoras" oficiais não podia ficar fora de cena. Lá fomos pela fresquinha à praça aqui da terra comprar as amêndoas para mais tarde entrar em acção.

A receita que fiz foi a versão robot de cozinha porque também tenho que lhe dar uso mas é uma receita que é facilmente adaptada à forma tradicional. O que dizer mais sobre estas maravilhas? Só mesmo fazendo e comendo. Vamos lá?

Um beijinho.


Quindins de Coco

O que faz falta para 8:
7 Gemas de Ovo
100 gramas de Açúcar
100 ml de Leite 
80 gramas de Amêndoas picadas

Manteiga para untar as forminhas e açúcar para polvilhar


Como Fazemos:
Pré-aquecemos o forno a 180ºC e colocamos no mesmo um tabuleiro com um pouco de água porque os quindins vão cozinhar em banho-maria. Ao colocarmos a água antes ela vai aquecendo à medida que o forno aquece também.
Untamos as formas com manteiga e polvilhamos com açúcar. Tudo generosamente para no final não termos problemas a desenformar.
No copo do robot de cozinha colocamos o açúcar, o leite e as gemas. Ligamos na velocidade 3, a 50ºC por 2 minutos. Adicionamos as amêndoas e misturamos por 20 segundos, igualmente na velocidade 3.
Vertemos o preparado nas formas. Retiramos o tabuleiro com a água do forno com cuidado para não nos queimarmos e colocamos as formas dentro do mesmo. Levamos a cozer por 15 a 20 minutos até os quidins estarem firmes.
Para desenformar, passamos uma faca à volta de cada forma e desenformamos com cuidado. Servimos fresco ou para quem não conseguir resistir morno.

13 comentários:

  1. Sarinha, tens de me dizer que pastelaria é essa para aqui a gulosa mor lhe fazer uma visita! :)
    Adorei a tua criação com amêndoa, este é um doce que me é muito querido, e esta tua versão ficou-me debaixo de olho :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei cá com uma vontade de provar!

    ResponderExcluir
  3. já ando á tanto tanto tempo para fazer quindins com amêndoa mas passa sempre, gosto mais destes que dos "normais" de coco, uma sugestão deliciosa, e esses ficaram com uma cor fantástica, pode ser que agora me inspire e faça.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  4. Que engraçado... Quando vou a uma padaria nunca costumo 'passar cartão' aos quindins :-) Mas esses com amêndoa acho-os muito amarelinhos e apetitosos. Comia já um Sarinha. Beijinhos e continuação de boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Vou levar comigo a receita. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ficaram lindo é o que eu te digo!

    ResponderExcluir
  7. Ficou perfeito! Há muito tempo que não como, e é tão bom! beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sara estão lindos! Eu também os adoro! Sabes que há tempos li (não sei se é verdade, pois não me lembro onde li! ) que este doce como o fizeste se chama brisa do Lis, e fomos nós Portugueses que o criamos, mas quando fomos para o Brasil como por lá havia muito coco a receita foi adaptada com coco pelas escravas e nasceu o Quindim, maravilhoso e lindo! :)

    Já te levava um amarelinho destes! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Ai que tem um aspecto delicioso.
    Devem ter ficado divinais.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html

    ResponderExcluir
  10. Que perfeitinhos!! E devem ser deliciosos!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Uau, uau...
    Que quindins super apetitosos. Até cresce água na boca ;)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderExcluir
  12. Adoro quindins, e o aspeto é mesmo apelativo, percebo porque é que os escolheste logo! São tão brilhantes e têm uma cor tão forte :D
    Gostei da versão com amêndoa, mesmo sendo fã de coco. Tenho de lhe dar uma oportunidade :)

    ResponderExcluir