Costumam dizer que o bom filho a casa retorna. Ou algo parecido. Pois é, passados quase dois meses cá estou eu. Senti falta disto. De escrever fora de horas e de fotografar comida.
Podia começar aqui a divagar sobre como os dias passam a correr e bla bla bla mas não vou fazê-lo. Aqui deste lado do ecrã escreve um ser humano com todas as suas falhas, imperfeições e incertezas. Sempre assumi isso. Mas a verdade é que senti muitassss saudades. E estou contente por poder estar de volta.
O Outono chegou e já sabe bem ligar o forno. As comidas frescas passam para segundo plano e assados quentinhos chegam em força.
Lembro-me quando fiz canelones pela primeira vez. Foi um verdadeiro filme para rechear. Até que comecei a fazer da forma como vos mostro no vídeo abaixo. E apesar de ser uma tarefa que "lambuza" é muito mais fácil e vale pelo resultado final.
Quem vem comigo comer uns canelones bem recheadinhos? Um beijinho.
Canelones de Carne
O que faz falta para 2 pessoas:
Recheio
Azeite: 1 fio
Cebola: 1 pequena picada
Alhos: 2 dentes picados
Tomates: 4 pelados picados
Louro: 1 folha
Carne Picada: 250 gramas
Sal: 1 pitada
Pimenta preta: a gosto
Vinho Branco: meia chávena de chá
Salsa: 1 ramo picado
Molho
Manteiga: 40 gramas
Farinha: 40 gramas
Leite: 500 ml
Sal: 1 colher de chá
Pimenta Preta: 1 pitada
Noz-Moscada: a gosto
Montagem
Massa para Canelones: 8 unidades que não necessitem de pré-cozedura
Queijo: ralado a gosto
Como Fazemos:
Começamos por fazer o recheio de carne. Numa frigideira colocamos um fio de azeite. Refogamos a cebola e o alho. Juntamos o tomate o louro. Deixamos cozinhar. Colocamos a carne. Temperamos com sal e pimenta. Regamos com o vinho. Vamos mexendo de vez em quando até cozinhar. Perfumamos com salsa picada. Reservamos a carne para que arrefeça assim vai ser mais fácil de rechear.
Para o molho, derretemos a manteiga e juntamos a farinha. Mexemos. Adicionamos o leite aos poucos e vamos mexendo com uma vara de arames até engrossar. Temperamos com sal, pimenta e noz-moscada.
Num tabuleiro espalhamos uma camada de molho bechamel no fundo. Recheamos os canelones com a carne. Para ser mais fácil podemos rechear com a ajuda de um saco de pasteleiro. Colocamos os mesmos lado a lado com um intervalo entre si. Regamos com o molho bechamel e polvilhamos com o queijo ralado.
Levamos ao forno aquecido nos 200ºC por 40 minutos. Servimos quentinho e acabado de fazer. Bom apetite. :)
Sarinha, há blogs dos quais sentimos falta e o teu está sem dúvida nesse rol! Que bom que regressaste! Gosto muito de canelones mas já não faço há imenso tempo! Nunca tive muita dificuldade em recheá-los, embora custe o primeiro e o segundo, mas depois a coisa encarreira e corre bem! Mas achei a tua técnica muito boa! É uma forma de não ficarmos com carne por todo o lado e assim garantimos que ficam bem recheados! O vídeo está fantástico! Admiro quem os faz pois imagino que devam dar um trabalhão desde o gravar, o editar, etc- beijinho grande
ResponderExcluireu adoro adoro canelones, um prato magnifico, que ótimo aspeto que tem, delicioso.
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Às vezes é mesmo preciso dar um tempo, o importante é voltar com vontade, pois só assim faz sentido!
ResponderExcluirO prato que nos mostras está com um aspecto divinal :)
Beijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Que aspecto delicioso! Ainda bem que voltaste e logo com esta iguaria!
ResponderExcluirBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt
Nunca fiz canelones desse género, mas os teus parecem tão bons! Adorei a ideia de recheá-los com o saco, realmente parece ser um método muito mais prático :)
ResponderExcluirMuito obrigado! :D Um beijinho grande! :)
ResponderExcluir