terça-feira, 18 de outubro de 2016

3 Pequenos Almoços do Bem! :)


Ultimamente confesso que tenho abusado um pouco. Desde o inicio do Verão para cá que as coisas descambaram um bocado. Com aqueles convívios típicos de Verão, as férias, o sedentarismo, as sobremesas e as bebidas fresquinhas, engordei uns kilinhos. Posto isto vamos lá ter um bocadinho de juízo e começar a comer umas coisas mais saudáveis para equilibrar o organismo.

O pequeno-almoço sempre foi uma refeição muito importante no meu dia. Isto porque eu fico muito "estranha" para não dizer parva antes de comer alguma coisa. Ficará para sempre na minha memória, a minha mãe a ir chamar-me ao quarto, eu estar a arranjar-me ao espelho para ir para a escola e dizer nada mais que um pouco simpático "Não olhes para mim!".
Depois de comer o meu mau feitio desaparece e volto a ser eu. Por isso, é que quando quero um pequeno almoço mais completo o deixo arranjado de véspera para o bem de quem me rodeia. eheh

Esta semana que passou resolvi tirar fotos a alguns dos meus pequenos almoços para depois partilhar aqui. As fotos não estão espectaculares mas é o que se arranja às 6.30h da manhã. Gosto de comer bem para ter energia ao começar o dia. Por isso não se admirem. :)

Beijinhos e bons cozinhados. 


Tosta de Abacate e Ovo com Queijo Creme

Estrelamos um ovo pequeno sem gordura ou escalfamos.Torramos uma fatia de pão escuro da nossa preferência. Ao mesmo tempo esmagamos meio abacate maduro. Quando o pão estiver torrado, barramos com um pouco de queijo creme. Colocamos o abacate por cima e o ovo. Temperamos com um pouco de pimenta preta. Comemos quentinho. 


Iogurte Grego com Granola, Morangos e Sementes

Numa taça colocamos 150 gramas de iogurte grego natural. Por cima, espalhamos a granola da nossa preferência (receita aqui de granola caseira na actifry). Adicionamos os morangos laminados e as sementes de chia e de linhaça.


Panquecas de Aveia e Banana com Mel e Canela

Colocamos 2 ovos, 2 bananas aos pedaços, 1/2 chávena de flocos de aveia, 1 colher de café de fermento, 1 colher de chá de canela num robot de cozinha e trituramos até obtermos uma massa cremosa.
Aquecemos um pouco uma frigideira anti-aderente ou untamos com alguma gordura saudável. Metemos pequenas porções de massa na frigideira de forma a fazermos panquecas pequenas pois elas ficam muito fofas e muito grandes podem partir ao virar. 
Viramos quando a massa começar a fazer bolinhas à superfície. Retiramos e espalhamos um pouco de mel e canela por cima.  
Esta massa pode dar para mais que um pequeno-almoço. É só guardar no frigorífico. 



17 comentários:

  1. Alimentação saudável não é complicada nem tão pouco mais trabalhosa que a dita "normal", é tudo uma questão de organização. :)
    Eu não consigo sair de casa sem um bom pequeno almoço tomado!
    Qualquer uma destas sugestões poderia ser o meu pequeno almoço, tudo com aspecto delicioso!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ana! :)
      Pequeno-Almoço tem que ser sempre assim que acordo também! Beijinhos :)

      Excluir
  2. Hoje também publiquei uma tosta parecida com a tua! É um dos meus pequenos almoços favoritos! Eu não vivo sem pequeno-almoço! É sempre a minha refeição principal do dia! beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! E às vezes ao almoço é complicado comer com calma então tenho por hábito levantar-me mais cedo para fazer esta refeição com calma! :) Beijinho

      Excluir
  3. Que sugestões tão boas Sarinha! :)
    Eu escolho a tosta de abacate... :D gosto tanto, mas tanto...

    Também eu gosto de começar o dia assim a comer bem, já é raro comer o típico pão com café com leite, embora de vez em quando saiba bem.

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha gosto também da tosta! É saciante e é muito saboroso! :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. essas panquecas de aveia e mel e canela é mesmo 5*, adorei :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo boas. Muito fofinhas! :) Beijinhos

      Excluir
  5. Para mim seria sem dúvida a granola que é o meu pequeno almoço preferido.
    Os outros também estão otimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A granola é a que como mais vezes. É muito prático! :)
      Beijinhos

      Excluir
  6. Adorei todas as sugestões, bem boas para voltarmos aos eixos!!! :)
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Nós por cá somos adeptos dos pequenos-almoços tradicionais. Mas faço esse género de sugestões como lanche da tarde aos fins-de-semana e sabem mesmo bem. Até o pequeno gosta. As tuas sugestões estão soberbas :-) Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de uma boa torradinha com um leite! :) Nham Nham!
      Beijinhos

      Excluir
  8. As fotos estão muito giras e as sugestões ainda são melhores! Nada melhor do que um pequeno-almoço saudável para curar o mau feitio matinal :)

    ResponderExcluir