quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Pastéis de Bacalhau...uma receita de sempre!

Foi há cerca de 3 anos que fiz pastéis de bacalhau pela primeira vez. É daquelas coisas que quase toda a gente deve ter num papelinho escrito pelas mães ou pelas avós. Lembro-me que tinha medo porque confesso que fritar coisas em óleo abundante não era propriamente a minha especialidade. Depois era o medo de ficarem moles ou rijos. Aquelas inseguranças de quem não tem experiência. Mas sempre fui uma pessoa de me aventurar na cozinha. 

Acho que no dia que fiz esta receita perdi o medo de fritar coisas e agora já faço de tudo um pouco na cozinha. Ainda tenho muito que aprender mas desenrasco-me bem. Já sei fazer a maior parte das receitas sem consultar o meu caderninho. Depois de muito treino diário, obviamente. 
Não é uma coisa que se coma com regularidade aqui em casa porque é frito mas nós adoramos. E desde que aprendi a fazer nunca mais os comprei congelados. Porque na realidade, são muito fáceis de fazer, assim que se percebe o ponto ideal da massa não há como falhar. 

Já tinha esta receita aqui no blog mas resolvi actualizá-la. Acho que estes pastelinhos merecem! Espero que gostem da minha receita, sei que existem infinitas formas de fazer mas esta é a minha, que nunca me falhou. Um beijinho e bons cozinhados! :)



Pastéis de Bacalhau

O que faz falta para 12: 
150 gramas de Batatas Cozidas (200 gramas em cruas)
150 gramas de Bacalhau Cozido (250 gramas em cru)
1 Cebola pequena picada finamente
40 ml de Azeite
1 Ovo Médio
Sal e Pimenta Branca q.b.
1 Ramo de Salsa picada
Óleo para fritar e papel absorvente para escorrer


Como Fiz:

Para cozer o bacalhau e as batatas.  Descascamos as batatas e colocamos as mesmas no fundo de uma panela. Por cima, colocamos o bacalhau. Temperamos com pouco sal (rectificamos mais tarde com sal fino se necessário). Tapamos e levamos ao lume médio. Quando a água estiver a ferver e o bacalhau vier à superfície retiramos com a ajuda de uma escumendeira para um prato. 
Deixamos o bacalhau arrefecer e deixamos as batatas cozer durante mais 20 minutos (devem ficar bem cozidas para se desfazerem bem).

Entretanto desfiamos o bacalhau (não esquecendo de tirar a pele e as espinhas) e reservamos. Quando as batatas tiverem cozidas, retiramos do lume e com um garfo desfazemos até obter um puré.

Abrimos um pano sobre a bancada e no meio colocamos o bacalhau. Fazemos o género de uma trouxa para que o pano fique fechado e o bacalhau fique no meio. Batemos o pano contra a bancada repetidamente (isto fará com que o bacalhau fique bem desfiado). Abrimos o pano e vemos se o bacalhau está em desfiado em fio. Se ainda não estiver no ponto repetimos o processo anterior. Tiramos o bacalhau para um prato.

Colocamos desta vez as batatas no pano e repetimos o processo de bater na bancada. Retiramos as batatas e reservamos. Num tachinho, colocamos a cebola picadinha e o azeite. Deixamos cozinhar em lume brando até a cebola estar mole. Misturamos o bacalhau e as batatas. Envolvemos bem. Retiramos do lume.

Juntamos a salsa, rectificamos de sal, temperamos com pimenta e acrescentamos o ovo batido. Mexemos bem até obtermos uma massa homogênea (não deve ficar nem muito rija nem muito mole).
Com a ajuda de duas colheres moldamos os pastéis de bacalhau e fritamos em óleo quente. Escorremos sobre papel absorvente.
Também podemos congelá-los e fritar mais tarde.






14 comentários:

  1. Que aspecto maravilhoso, eu adoro este petisco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luísa! :D
      Por aqui também adoramos. Beijinhos

      Excluir
  2. ficaram com uma cor muito bonita, a mim faz me lembrar o natal, ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Bem douradinhos e perfeitos, como se quer! Eu também adoro e nunca compro! São bem fáceis de fazer! A única coisa que me aborrece é ter de fritar pois detesto fazer fritos! beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois olha é como eu! E depois fica aquele cheiro. Mas pronto é um dano colateral. Nem sempre os fazemos!
      Beijinhos ;)

      Excluir
  4. Ficaram maravilhosos, ainda bem que perdeste os medos! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheh. Verdade, a pessoa com medos não vai a lado nenhum.
      Beijinho :*

      Excluir
  5. Gosto tanto de pastelinhos de bacalhau! Estão mesmo muito bonitos estes que mostras!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Por aqui também adoramos! ;) :D
      Beijinhos

      Excluir
  6. Ficaste profissional, entretanto! Estes estão tão perfeitos e douradinhos :) Nunca fiz em casa, tenho mesmo de experimentar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com muitos treinos fui lá. Mas como não é coisa que se coma todos os dias...demorou! ehehe
      Beijinho*

      Excluir