Já é tempo de umas comidas quentinhas. Não acham? Aqui em Portugal, tardou o frio mas nos últimos dias já o tenho sentido. Aliás até já estou meio engripada para começar bem.
Quando o Sarinho me ofereceu a minha yämmi fiquei feliz obviamente. Apesar de não a ter pedido pensei que me facilitaria imenso a vida. Mas a verdade é que ganhamos hábitos e nem sempre a uso como ela merecia. Mais depressa vou buscar um tacho do que ligo a dita cuja. É triste mas é verdade.
No entanto, quando o tempo aperta sem dúvida que ela está ali para mim. E porta-se muito bem. O que me leva a ter aquele pensamento que já tive milhares de vezes: "Porque não a uso mais vezes?".
Cá em casa gostamos muito de frango e como tal comemos com muita frequência. E na verdade o frango é quase como o bacalhau. Existem mil e uma receitas diferentes. Esta é uma das que gostamos muito. É muito reconfortante e rende imensoooooo. Desta vez foi feita no robot e poupou algum tempo e trabalho que é o que se quer num dia de trabalho. Mas também vos deixo a receita de forma tradicional porque já a tenho feito sem a ajuda do robot.
Vocês gostam destas comidinhas? Acompanham-me? Um beijinho*
Arroz de Frango no Forno
O que faz falta para 3:
Receita adaptada de: Livro de Receitas Yämmi para o dia-a-dia
1 Cebola aos pedaços
2 Dentes de Alho
50 ml de Azeite
Meio Frango do campo aos pedaços e sem pele
1 Caldo de Galinha
1/3 de Chouriço de Carne
125 gr. de Bacon
1 Folha de Louro
Sal e Pimenta q.b.
150 ml de Vinho Tinto
300 gr. de Arroz {usei agulha}
800 ml de Água
1 Gema de Ovo batida
Como Fazemos:
Robot de Cozinha
Colocamos a cebola e os dentes de alho no copo. Programamos por 10 segundos na velocidade 5. Adicionamos o azeite. Refogamos durante 5 minutos na velocidade 1 a 100ºC.
Acrescentamos o frango cortado em pedaços, o caldo, o chouriço, o bacon, o louro, o sal, a pimenta e o vinho. Ligamos por 30 minutos na velocidade 1 a 100ºC.
Retiramos o frango, o chouriço e o bacon. Reservamos. Mantemos o caldo no copo. Introduzimos o cesto com o arroz e regamos por cima com a água. Programamos 20 minutos, velocidade 3 a 100ºC. Enquanto o arroz coze, desfiamos o frango grosseiramente. Cortamos o chouriço e o bacon.
Pré-aquecemos o forno a 200ºC, misturamos o frango, o bacon, uma parte do chouriço e o arroz. Colocamos num tabuleiro. Regamos com o caldo que ficou no copo do robot. Pincelamos com uma gema de ovo batida. Levamos ao forno por 10 ou 15 minutos até dourar.
Tradicional
Refogamos a cebola picada, os alhos picados e o azeite. Acrescentamos o frango, o caldo, o chouriço, o bacon, o louro, o sal, a pimenta e o vinho. Deixamos cozinhar em lume brando até que o frango esteja bem cozinhado.
Retiramos o frango, o chouriço e o bacon. Reservamos. Mantemos o caldo no tacho. Adicionamos ao mesmo o arroz e regamos por cima com a água. Cozemos por 20 minutos. Enquanto o arroz coze, desfiamos o frango grosseiramente. Cortamos o chouriço e o bacon.
Pré-aquecemos o forno a 200ºC, misturamos o frango, o bacon, uma parte do chouriço e o arroz cozido com o caldo. Colocamos num tabuleiro. Pincelamos com uma gema de ovo batida. Levamos ao forno por 10 ou 15 minutos até dourar.
Tem um aspeto mesmo bom! O meu marido não gosta, prefere comer o frango inteiro a acompanhar com arroz! já eu gosto muito feito assim! beijinhos
ResponderExcluirEu gosto muito porque não ligo muito a arroz branco e assim fica com todo o sabor! :D eheh
ExcluirÉ uma comida tão quentinha! Beijinhos :)
Um arroz bem reconfortante e ótimo para utilizar o frango também faço assim algumas vezes e adoro mesmo.
ResponderExcluirO Cantinho dos Gulosos
Gosto muito de o fazer com frango do campo! :)
ExcluirBeijinho*
Que delicia esta sugestão Sara!
ResponderExcluirO robot de cozinha é um grande ajudante! Antes de ter era a maior crítica do mundo, hoje em dia adoro! Não digo que não sei viver sem pois é mentira, mas habituei-me facilmente :)
Um beijinho
www.petiscana.com
Ana, agora já ando muito mais amiga dele! Tenho feito muita coisa! :D ehehe
ExcluirBeijinhos.
Ficou com um aspecto fantástico! Cá em casa todos gostam incluindo os mais pequenos! E normalmente ainda sobra para levar para o almoço do dia seguinte! :)
ResponderExcluirBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
É verdade Joana, é excelente para levar na marmita! :D ehehe
ExcluirBeijinho
Adoro! Também costumo fazer. É das minhas refeições de eleição! Maravilhoso Sara! :)
ResponderExcluirBeijinhos Ana
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Obrigada Ana! :D Estamos em sintonia!
ExcluirBeijinho
Olá Sara. Este fim-de-semana que passou fiz um arroz de frango malandrinho, daquele a fugir pelo prato fora. Mas também adoramos esta versão no forno, género arroz de pato. E pronto, com esta tua sugestão, já sei o que vou fazer numa das refeições do próximo fim-de-semana :-) Beijinho.
ResponderExcluirJoana, eu também adoro um bom arroz malandrinho a fumegar! hmmmm, que delícia! :D
ExcluirFico contente por te ter inspirado. Beijocas
Ficou lindo! Até senti o cheirinho deste lado :)
ResponderExcluirE ainda bem porque estava muito cheiroso! :D ehehe
ExcluirBeijinho
Uau sara... Deu uma vontade de comer. Que aspecto BOM.... ;)
ResponderExcluirBeijinhos!!!
Bimby Sabores da Vida
Obrigada Tânia! :D Beijinho
ExcluirGosto tanto destes pratos... aqui o frio já é mesmo a serio, um arrozinho destes é mesmo o que apetece! :)
ResponderExcluirÉ verdade, este arrozinho não podia ser o melhor aliado para um dia de frio! Maravilha! ;)
ExcluirBeijinhos*
Também tenho uma, fiquei cheia de vontade de experimentar este arroz tão apetitoso!
ResponderExcluirAvelã experimenta na tua amiga. Vais ver que não vai dar trabalho nenhum! ;)
ExcluirBeijinhos*