quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Bacalhau à Lagareiro...em treinos, parte 2! {em vídeo}

Bem, vou abrir novamente este post de bacalhau a dizer...o Natal está aí!!!! 😆 Parece que foi ontem que eu andava a dar em louca com tanta coisa para fazer e já passou um ano. Estamos novamente na altura de testar as nossas receitas de bacalhau para no dia 24 podermos fazer um brilharete. Ou isso ou já não o podemos ver nesses dias. Nãooo, não me parece que vá acontecer. Bacalhau é aquela coisa que nunca se enjoa porque existem tantas maneiras de o fazer que enjoar nunca!

Este ano decidi que dê por onde der tenho que postar mais receitas nesta altura. Porque tenho tantas coisas tradicionais para mostrar aqui e acho que nunca dei a devida atenção. Espero conseguir organizar-me para tal. Sem pressões! 


Por aqui adoramos tudo o que é lagareiro. Seja polvo, seja bacalhau, seja o que for. Aquele pimento assado com a cebolinha nova, tudo perfeitamente ligado com um bom fio de azeite. Ai Ai! 😍
Dá para perceber que descobri que agora posso pôr emojis nos textos? Sempre foi o meu sonho. Porque às vezes as palavras não chegam para descrever as nossas emoções. Precisamos de emojis!

Aqui fica a minha versão da receita num vídeo para a posteridade. É um vídeo rápido assim como esta receita. Espero que gostem. E que venham comigo comer um pouco deste bacalhau. Mesmo sendo um treino ficou uma maravilha.  Beijinhos e Bons Cozinhados! 😊


Bacalhau à Lagareiro

O que faz falta para 3:

1 kg de Batatas para assar
4 Cebolinhas novas
1 folha de Louro
Sal q.b.
3 lombos de Bacalhau
1 Pimento
2 dentes de Alho
150 ml de Azeite
1 ramo de Salsa


Como fazemos:

Colocamos as batatas, a folha de louro, as cebolas descascadas e cortadas ao meio num tacho. Temperamos com sal e levamos ao lume brando até que as batatas cozam. Escorremos. Reservamos as cebolas e com cuidado fazemos um golpe nas batatas dando um murro em cada uma delas.
Dispomos as batatas, o bacalhau, as cebolas, o louro, o pimento às tiras, os dentes de alho cortados ao meio e sem casca num tabuleiro. Regamos com o azeite e perfumamos com um pouco de salsa. Levamos ao forno pré-aquecido nos 220ºC por 30 minutos. Retiramos do forno e servimos com uma salada.
Podemos salpicar com um pouco de vinagre assim que o bacalhau sair do forno. 


8 comentários:

  1. Uma ótima sugestão, o natal já esta ai mesmo a porta passa num instante, e nada como ver ir vendo a ementa para a ceia de natal, e esse bacalhau é uma ótima sugestão mas eu é mais polvo mas também á lagareiro.~

    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro pratos de bacalhau e este é mais do que perfeito para o Natal! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não sabia dessa novidade dos emojis!! :O
    Mais uma excelente sugestão, na dúvida, no dia de natal fazes mini pratos e pões em prática todas estas sugestões :D beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  4. Sarinha, ficou simplesmente maravilhoso uma apresentação 5 *****um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Sarinha minha linda,
    Que bacalhau mais lindo e suculento, está perfeito!
    Estou aqui com água na boca!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito! Aliás é das minhas maneiras preferidas de comer bacalhau! Continua com os testes que estou a gostar :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Por acaso reparei nos emojis :D Eu também adoro, confesso, até me sinto mal quando tenho de escrever sem eles :P
    Outra coisa que adoro é coisas à lagareiro! Principalmente polvo, confesso, mas esse bacalhau também ficou muito apetitoso :)

    ResponderExcluir