quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Tarte de Grão...uma receita de coração! {em vídeo}

Aqui estou eu a escrever às 6:30h da manhã. Podia estar a dormir ou a arranjar melhor o cabelo porque acordou teimoso mas estou a escrever um post para o blog. 😫 Ter um blog é assim. É um projecto muito nosso e com o qual não queremos falhar. Porque isso significa falhar connosco próprios. Às vezes torna-se humanamente impossível. Mas quando fico longe daqui sinto tantas saudades.

Comecei este projecto em 2010 sem saber muito bem o que eram isto dos blogs. Ainda não tinha estudado o que estudei nem tinha as ferramentas que tenho hoje em dia. O blog passou por muitas mudanças e "abandonos" pelo meio até encontrar um caminho. Assim como eu...também cresci muito desde 2010. Hoje em dia sou mais confiante na cozinha, ultrapassei medos e aventurei-me a descobrir novas coisas. Não sou cozinheira, nem quero ser. Sou apenas uma curiosa que gosta de cozinhar. Gosto de mimar a minha família e conquistá-los pelo estômago. 😂


Acho que finalmente encontrei um caminho aqui no blog, é onde gosto de estar e escrever nem que seja só para mim. Fotografar comida é um grande desafio mas tenho aprendido muito e penso que se nota uma evolução. 
Eu costumo dizer que para mim ter um blog não é um negócio é um sítio para deixar conteúdo com o coração. Escrever com alma e a minha alma nunca esteve nem estará à venda. 
Se por acaso alguém que queira começar um blog estiver a ler isto, faz com o coração, faz por ti. O resto virá!

Bem mas por falar em alma e coração. Deixo aqui registada uma receita que adoroooooo. A tarte de grão é um dos meus doces de eleição. Não me perguntem porquê mas conquistou-me desde o primeiro dia. É muito fácil e é diferente. As fotos injustiçam esta tarte porque estava um dia muito escuro.
Espero que gostem. Um beijinho e bons cozinhados. 😘


Tarte de Grão:

O que faz falta:
1 base para tartes de Massa Folhada
150 gr. de Grão cozido e escorrido
4 Ovos
220 gr. de Açúcar Branco 
2 colheres de {sopa} Açúcar Mascavado 
50 gr. de Farinha com fermento
40 gr. de  Manteiga derretida
1 colher de {chá} Canela em pó bem cheia
Raspa de meio Limão
Açúcar em pó para polvilhar


Como fazemos:
Esticamos a massa a massa numa tarteira, retiramos o excesso das bordas e picamos a mesma com um palito. Reservamos a massa e pré-aquecemos o forno a 180ºC.
Colocamos o grão cozido e os ovos num processador ou liquidificador e ligamos até obtermos uma massa cremosa e lisa. Juntamos o açúcar branco e mascavado, a farinha, a canela, a raspa de limão e a manteiga. Ligamos novamente até estar tudo em creme. 
Vertemos essa massa cremosa na tarteira e polvilhamos com açúcar em pó. Levamos ao forno por 35 minutos. Nos primeiros 15 minutos colocamos só na resistência de baixo e nos restantes nas duas. 
Retiramos do forno e comemos morninha. 😋





12 comentários:

  1. Que ótimas palavras, ter um blog é mesmo isso, é fazer de coração e fazer por nós por mais ninguém. Em relação a tarte tem muito bom aspeto super deliciosa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Dou por mim a fazer o mesmo, a dispender tempo de certas coisas para poder fazer as minhas publicações! Mas isto preenche-me de tal forma que nem consigo explicar!
    Gosto muito de tarde de grão! Uma vez fiz para surpreender os meus pais! Adoraram e nem suspeitava do que era! No final disse-lhes e eles não queriam acreditar! A tua está irresistível! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tem um aspecto delicioso, super apetitosa!
    Beijinhos. http://paprikaenlacocina.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  4. Li e achei que era para mim...estou agora a começar e ainda a tentar perceber. Parabéns,gosto muito do blog!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Sara! E partilho contigo a mesma opinião... faz-se de coração, se não nem vale a pena arrancar... e tarte de grão é das minhas sobremesas preferidas! Adoro! Um beijinho, MJoão

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca comi tarde de grão. As fotos estão muito bonitas, tomara eu tirar fotos assim.
    Bom fim de semana
    Pinta

    ResponderExcluir
  7. Faço muitas vezes tarte de grão por esta altura do natal, é sempre muito apreciada! Atua ficou com um excelente aspecto!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Como eu te percebo! Ainda agora tive de me afastar um pouco do meu cantinho e fiquei um pouco murchinha, é mesmo algo nosso que fazemos com o coração :)

    Acho a tarte maravilhosa.

    Beijinho Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. É verdade, ter um blog ainda dá muito trabalho! E nota-se que o teu é muito cuidado, tens sempre receitas maravilhosas, textos a acompanhar e fotografias lindas :)
    Gosto muito de doces com feijão ou grão-de-bico, parece-me que tenho de experimentar esta delícia :D

    ResponderExcluir