quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

As minhas primeiras azevias são de Abóbora e Amêndoa! {vídeo}

Ele está a chegar. A passos largos o Natal está quase a bater à nossa porta. E as luzinhas e decorações de Natal estão por todo o lado para nos inspirar. Foi numa destas noites que resolvi partir à aventura e fazer as minhas primeiras azevias. A verdade é que não são tradicionais na minha família. Nós somos mais de sonhos e de coscorões. Mas eu não posso estar quieta e tinha que experimentar. Aproveitei um dia em que a gripe me bateu à porta e que consequentemente me fez abrandar da rotina diária. 

Desta vez filmei como forma de incentivo para mostrar que tudo é possível. Usei a ajuda do robot porque qualquer dia ele enferruja. No entanto esta massa é facilmente feita em outros robots ou à mão.


Considerações sobre o que se passou naquela cozinha quando fiz as azevias. Ficou tudo de pernas para o ar. Mas quando escrevo tudo é tudo. É que até o gato tinha doce de abóbora na orelha. É o que dá não termos experiência em alguma coisa. Habitualmente à medida que vou sujando vou lavando e arrumando mas desta vez não deu tempo. Porque a pessoa tinha que estar concentrada.
Se foi complicado? Pensei que fosse mais. Mas acho que não achei o ponto na grossura da massa e tive algumas dificuldades em fritar. Algumas delas abriram. Para primeira vez acho que até correu bem. Agora é aperfeiçoar porque a primeira barreira já foi ultrapassada.

E porquê o recheio de doce de abóbora e amêndoa? Porque a minha mãe me disse um dia destes que achava que ia ficar bom pelo contraste de texturas. Mãe se estás a ler isto, acertaste mesmo em cheio. Fica, como se diz agora, BRUTAL!
Amigos cozinheiros, o que quero mostrar com este post é que se eu consegui, vocês também conseguem. Ah e tal, comprar dá menos trabalho! Dá! Mas a vida é feita de aventuras e desafios. 
Espero por vocês para comer uma das minhas PRIMEIRAS Azevias da vida! Um beijinho.


Azevias de Abóbora de Amêndoa

O que faz falta para 15:

50 ml de Azeite
40 gr. de Manteiga
300 gr. de Farinha t55
Raspa de 1 Limão
1 colher {chá} de Aguardente
120 ml de Água

Como Fazemos:

Para saber como fazer é só clicar no vídeo. 😊



4 comentários:

  1. Querida Sara! Eu sou doida por doce de abóbora! É algo que não posso ter em casa senão devoro tudo num instante! E as azevias assim, oh, que perdição! Eu não suporto desarrumação! Nem suporto ter a cozinha de pernas pró ar, mas confesso que na preparação de algumas das receitas de Natal que tenho publicado, a minha cozinha ficou virada do avesso! Naquele momento só desejava ter o meu marido por perto pois é ele que me auxilia com a louça em dias de festa, portanto teria-me dado um jeitão. Mas no final arruma-se tudo e pronto, assunto resolvido! Adoro os teus vídeos! Só fica mesmo a faltar é eu poder provar uma dessas azevias que me deixarama aqui a babar! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Sara já me ri com o detalhe do gato!!! :D Faz parte das aventuras, vais sempre lembrar-te!

    Eu adorei o vídeo e adorei o recheio que usaste! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou nem de coscorões nem de sonhos ou de azevias, mas andar a ver estas coisas boas e não experimentar fazer não dá! Vou ter mesmo de me estrear nestas artes qualquer dia :)
    O vídeo motivou-me a fazer azevias por dois motivos - primeiro, faz o procedimento parecer bem mais simples. Segundo, e mais importante, adorei tanto o aspeto e textura do recheio que fiquei com vontade de comê-lo à colher! O que é que se pode fazer, sou uma fã incondicional de amêndoa granulada. E de doce de abóbora também, claro :P
    Termino dizendo que as tuas primeiras azevias ficaram surpreendentemente perfeitinhas :D

    ResponderExcluir