quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Sonhos de Cenoura...uma receita especial! {em vídeo}

Esta é uma receita muito especial. Está no top das minha receitas preferidas. É feita pela minha mãe todos os anos no Natal desde que me conheço. 😍 É aquela receita que se pode dizer que faz parte da minha vida e do meu crescimento. Quando olho para trás, relembro todos os momentos e tantas histórias para contar não posso deixar de ficar melancólica. 

São uns sonhos de cenoura delicados e húmidos no interior. São diferentes de todos os que tenho provado. Têm a magia das mãos da minha mãe. E agora depois de tantas vezes a vê-la fazê-los resolvi fazer um vídeo para mostrar como nós os fazemos. 
Que posso mais eu dizer destes bolinhos? Que são deliciosos, mágicos e maravilhosos. Espero que gostem tanto desta nossa receita como nós por aqui gostamos. Não são difíceis de fazer como vão ver no vídeo. A tarefa mais demorada é fritá-los. 

Um beijinho. Até breve. Bons cozinhados!


Sonhos de Cenoura

O que faz falta para aproximadamente 45: 

1200 kg de Cenouras
300 gr. de Açúcar
500 gr. de Farinha t55
4 Ovos M
1 colher de chá de Fermento em pó
1 colher de chá bem cheia de Erva Doce
Meia chávena de café de Aguardente
Raspa de 1 Limão


Como Fazemos:

Descascamos as cenouras e cortamos em pedaços. Cozemos em água com um pouco de sal. Deixamos cozer bem para que sejam mais fáceis de reduzir em puré. Escorremos as mesmas. 
Trituramos as cenouras até obtermos um creme. Deixamos arrefecer um pouco. Juntamos o açúcar, a farinha, os ovos, o fermento em pó, a erva-doce, a aguardente e a raspa de limão. Batemos bem até a massa formar bolhinhas. 
Deixamos repousar umas horas antes de fritar {gosto de deixar durante a noite}. Aquecemos o óleo e fritamos colheradas de massa em óleo quente mas não demasiado para que os sonhos fritem uniformemente. A cada sonho que formos fritar molhamos a colher {ver vídeo}.
Quando os sonhos estiverem dourados de um lado e de outro, retiramos e escorremos em papel absorvente. Polvilhamos com açúcar e canela.

5 comentários:

  1. Já sabes que adoro receitas de família por isso não posso ir embora sem levar estes sonhos! Ficaram perfeitos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Aquela a parte em que tu abres um... mãezinha que gula!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Sara que partilha fantástica! :) Adorei .

    Beijinhos Ana

    ResponderExcluir
  4. Adoro sonhos de cenoura.
    Ficaram com um aspecto delicioso.
    Já comia uns dois ou três. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderExcluir
  5. Os sonhos nunca fizeram parte da minha tradição de Natal (uau, fora de contexto esta frase parece mesmo muito triste :P), mas ando cheia de vontade de os fazer, vendo tantas receitas maravilhosas! Esses de cenoura ficaram tão gordinhos e com uma cor tão linda :) Mais uma vez adorei o vídeo, para quem, como eu, nunca fez sonhos é uma boa ajuda! Principalmente a parte de fritar (sou h-o-r-r-í-v-e-l a fritar coisas, nem te digo o que aconteceu da última vez que tentei) :P

    ResponderExcluir