quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

#BackToBasics: Molho Bechamel. {vídeo}

Quando comecei a cozinhar mais a sério havia muita coisa que comprava feita. Molho de tomate, caldos e alguns molhos. O molho bechamel estava entre os que comprava sempre feito. Até que comecei a ler mais, a investigar mais e a perceber que existem básicos que devemos aprender a fazer pois estes vão fazer muita diferença. Além de mais saudáveis pois são livres de conservantes e daqueles nomes esquisitos que não sabemos ler, são também mais saborosos. Claro que não sou extremista e continuo a comprar muito de vez em quando já pronto.

E porque não fazia eu molho bechamel em casa? Porque pensava que era dificil de fazer. E na realidade não é. Então quem tem robot de cozinha ainda fica com a tarefa mais facilitada. Mas isso são conversas para outro dia visto que hoje vamos fazer da forma tradicional.

Demorei algum tempo até perceber que é tão importante sabermos fazer uma receita mais elaborada como sabermos fazer uma coisa mais simples mas que nos vai servir de base para muitos pratos. Por isso escolhi o título deste post. Vamos voltar aos básicos? Lembrar que eles também são importantes na nossa cozinha? Resolvi dar-lhes o valor que eles têm e criar aqui no blog algumas receitas base para mostrar o quanto elas são importantes. Só que nem sempre nos lembramos.

Neste post a estrela é o molho bechamel que pode ser usado em muitos pratos gratinados e não só. Fiquem por aí que sexta-feira vou mostrar onde usei este molho especificamente. 
O segredo deste molho é não deixar criar grumos mas com a ajuda de uma vara de arames facilmente conseguimos evitar isso. 

Um beijinho. Até breve e bons cozinhados.


Molho Bechamel

O que faz falta:

65 gr. de Manteiga
75 gr. de Farinha 
750 ml de Leite
Sal, Pimenta preta, Noz moscada a gosto
Sumo de limão a gosto. 

Como Fazemos:

Derretemos a manteiga num tachinho. Juntamos a farinha e mexemos bem até que esta cozinhe. Adicionamos o leite aos poucos mexendo sempre. Cada vez que secar adicionamos mais leite {ver vídeo abaixo}. Com a vara de arames envolvemos bem de forma a desfazer alguns grumos. Deixamos engrossar um pouco e colocamos os temperos. Desligamos o lume e sem parar de mexer regamos com o sumo de limão.

Transferimos o molho para um recipiente frio. Se não formos usar o molho de imediato tapamos com uma película aderente de forma a que toque em toda a superfície do molho para não criar capa. Usamos a gosto.


13 comentários:

  1. Acho que só comprei feito duas vezes! Não digo que por vezes não posso dar jeito já feito quando estamos apressados mas é tão fácil de fazer e compensa tanto em sabor :) Adoro!

    BeijinhOS Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!!! Compensa tanto no sabor. Beijinho Ana.

      Excluir
  2. Olá :)...
    Excelente aspecto e optima sugestão :)...
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Tambem era costume comprar já feito, depois aprendi a fazer no tacho e deram-me uma dica de que se fizesse grumos a varinha mágica resolvia o assunto em três tempos, e assim deixei de comprar.
    Agora na bimby é ainda mais facil de fazer, por isso nunca masi comprei.
    Pinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dica da varinha mágica é impagável!!! :D Resulta sempre.
      Sim e no robot ainda melhor! Bejinho.

      Excluir
  4. Sabes, quando comecei a comprar as minhas primeiras revistas de culinária, encontrei muitas receitas com bechamel. Na altura não sabia o que era, nem tão pouco havia internet para pesquisar. Na revista apenas mostravam a caixa que era da parmalat. Um dia pedimos na mercearia para mandarem vir. Quando finalmente passou a haver na prateleira da mercearia foi uma festa. E daí várias receitas surgiram. Depois, vai que um dia uma revista trazia a receita do bechamel. Fizemos em casa e ficou super aprovado! Hoje em dia é coisa que nunca compro. Na verdade uso raramente, mas quando preciso faço na Bimby e também já fiz muitas vezes à mão! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu também tenho umas quantas revistas que têm essa tal caixa! Que giro!
      Herdei da minha mãe. Olha agora quando preciso também recorro ao robot mas é sempre bom saber fazer tradicionalmente não vá ele um dia lhe dar a preguiça. eheh
      Bj

      Excluir
  5. Também faço em casa e fica delicioso.
    bjns

    ResponderExcluir
  6. Super fácil de fazer, vou tentar <3
    Deve ficar ainda mais delicioso!

    Beijinhos!
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É garantido que fica uma delícia! Beijinho

      Excluir
  7. Acho que nunca comprei bechamel já feito, por acaso, comecei a fazê-lo logo de raiz! Até porque, como dizes, é muito mais simples do que parece :) O teu ficou tão cremoso :D

    ResponderExcluir