sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Barrinhas de Frutos Secos Caseiras...compensará ou não? {vídeo}

Olá,
Esta semana parece que estou virada para a alimentação mais saudável. Porque será? A resposta mais sincera é...eu ia fazer um bolo para o vídeo desta semana mas chegada a hora de gravar apercebi-me que não tinha farinha suficiente. 😲Então fui à minha listinha de receitas a fazer e decidi-me por estas barrinhas que são saudáveis e fantásticas. A minha pele (que anda péssima) agradece o facto de a farinha ter acabado. 

Sinceridade acima de tudo. Não fossem por aí pensar que eu me tinha tornado fit. 😜Agora que confessei a verdadeira presença desta receita a uma sexta-feira posso continuar.
Na verdade é que naquele dia apetecia-me mesmo um bolo, sabem aquela altura terrível em que vos apetece comer tudooo? Pois bem. É  minha vez! Desde uma súbita vontade de comer uma sandes de atum até um bolo com creme pasteleiro (ele aparecerá) tudo me aconteceu. 

A verdade é que estas barrinhas de frutos secos satisfazem a gula. São saudáveis e são docinhas. Por isso, depois de comer duas (bruta, eu sei) esqueci-me da vontade de comer bolo (a da sandes de atum ficou). São barrinhas do bem. Sei que as de compra têm muitos componentes que não fazem bem. E eu sempre gostei muito de barrrinhas porque acabam por ser um snack portátil e saboroso.

Eu pensava que fazer isto em casa devia ser dificil e não compensava. Depois de fazer umas quantas vezes mudei de ideias. A verdade é que além de ser super rápido porque é misturar, forno e já está acaba por compensar. Claro que face às barrinhas normais de supermercado não compensa, no entanto, se pensarmos numas barrinhas com ingredientes biológicos ou mais saudáveis aí talvez o preço compense. Isto é só uma análise mais superficial mas hei-de pensar melhor sobre o assunto. 😎

Dois post's de receitas saudáveis numa semana. Estou a ficar crescida. 😂 Um beijinho grande. Até breve e bons cozinhados.


Barrinhas de Frutos Secos

O que faz falta para cerca de 10:
(chávena com 240 ml)

2/3 de cháv. de Geleia de Agave ou Mel
2 c. de sopa de Manteiga de Amendoim (uso a da Myprotein)
1 c de sopa de Essência de Baunilha
1 pitada de Sal fino
2/3 de Farinha de Coco, de Amêndoa ou de Aveia (a gosto de cada um)
2 cháv. e 1/3 de cháv. de mistura de Frutos Secos picados grosseiramente
1 cháv. de Sementes de Girassol

Como Fazemos:


Misturamos a farinha com o sal, a manteiga de amendoim e a geleia de agave ou mel. Quando estiver tudo bem misturado adicionamos as sementes de girassol. Misturamos mais uma vez. Adicionamos os frutos secos em duas vezes e envolvemos bem. 
Transferimos para um tabuleiro forrado com papel vegetal e pressionamos bem (ver vídeo). Levamos ao forno pré-aquecido a 150ºC por 20 minutos. Retiramos e deixamos arrefecer à temperatura ambiente. Levamos ao frio por 1 hora. Cortamos no tamanho desejado e guardamos num recipiente fechado no frigorífico.






16 comentários:

  1. Como sabes estive doente, apesar de ainda não estar boa sinto-me um pouco melhor! E tal como tu apetecia-me um bolo! Daqueles em camadas, cheias de creme, sabes?! Para meu azar havia farinha mais que suficiente! É claro que não resisti! De qualquer modo este foi o único pecado que cometi desde o Natal, e tão cedo não será para repetir! Um dia não são dias!
    É adoro as barritas caseiras. Tal como a granola, é daquelas coisas que nunca mais comprei. São muito fáceis de fazer, podemos variar imenso, são super saudáveis. Pode não compensar tanto em termos de preço, mas há coisas que não têm preço e a nossa saúde é uma delas! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estamos doentes parece que o desejo ainda é maior!!! :D
      Eu continuo a comprar as barritas mas compro umas biológicas que são caras!!! :/
      Até acho que compensa mais fazer em casa! E são mesmo boas estas. Beijinho

      Excluir
  2. Ai, já sabes o que penso destas barrinhas certo? Estão LINDAS e devem estar deliciosas!
    Já me ri! "Dois post's de receitas saudáveis numa semana. Estou a ficar crescida." :)
    Comer saudável, mais do que uma moda é um estilo de vida, e o mais difícil é mesmo começar. Quando percebemos as coisas saborosas que podemos fazer, numa onda mais "fit", tomamos-lhe o gosto!
    Vou roubar uma barrinha para o lanche! :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ana! Já me disseste. És muito fofinha. eheh
      Tens razão não é assim tão dificil ser saudável!!! :D
      ehehe
      Beijinhos*

      Excluir
  3. Gostei imenso destas barrinhas, eu que sou fã mas que há muito tempo não as faço. Acho que vou experimentar esta tua receita!
    Em relação aos bolos, ultimamente já fiz 3 só nesta semana... a verdade é que mal lhes toquei "com a boca" mas quando tenho tempo livre só me apetece ligar o forno.
    Já prometi voltar a ser "mais fit" no próximo mês ahahaha :)
    Sara, os teus vídeos são espectaculares e de muito bom gosto!
    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Cátia. Ainda bem que gostaste. :p
      Para o próximo mês é q é! A verdade é que com este tempo apetece tanto um bolinho. ehehe
      Beijinho :)

      Excluir
  4. Adoro barras casiras , estas ficaram lindas e imagino que bem apetitosas.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro barrinhas e desde que provei as caseiras nunca mais comprei. O sabor é outro e sem aquela doçura toda em excesso. São tão viciada nelas que quando vou caminhar levo uma no bolso para restabelecer as forças :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me ri contigo. Acho bem que leves um reforço!!! eheh
      Beijinho

      Excluir
  6. Sarinha querida,
    A gente pode comer "gordices" mas não devemos abrir mão das comidas saudáveis.
    Eu não fico sem frutas e frutos secos, fazem parte da minha vida.
    Adorei as tuas barrinhas ficaram perfeitas, obrigada pelo vídeo, amei!

    Beijinhos, bom fds ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida. Tudo com equilibrio não é? :D
      Beijinho

      Excluir
  7. Pode não compensar em termos de dinheiro mas compensa sem dúvida em termos de qualidade e de sabermos aquilo que estamos a comer! Adorei!!
    Beijinho e bom fim de semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Joana! Tens toda a razão. beijinho

      Excluir
  8. Eu pessoalmente faço quase sempre as minhas barrinhas em casa. Por vezes compro as barrinhas raw biológicas de supermercado mas são caras e continuo a preferir as minhas :) Principalmente quando vou viajar de avião, levo sempre uma caixinha cheia de barrinhas e snacks e depois é ver o resto do pessoal a comer aquelas sandes horríveis de avião e olharem com inveja para a minha comida ahaha Gostei muito do post, beijoca

    ResponderExcluir
  9. Já disse o que pensava das barrinhas no vídeo, mas não sabia que tinham surgido para substituir um bolo! Foram uma ótima alternativa, com estas barrinhas ninguém precisa de bolo (embora precise de sandes de atum na mesma :P) :) É tão eu, isso de ir fazer o bolo e reparar na hora que não há farinha! Não há paciência, uma pessoa confia sempre nos básicos (farinha, ovos, açúcar) e depois na hora falham sempre :P

    ResponderExcluir