Tenho uns quantos amigos vegetarianos. Um par deles são meus amigos próximos e frequentam a minha casa. Num jantar de convívio prometi cozinhar um prato sem carne ou peixe e foi aí que me surgiu a ideia de fazer uma lasanha só de vegetais. E o resultado foi perfeito. A lasanha ficou leve, apesar de ser um prato de massa e muito saborosa. Eu própria provei, por isso falo com conhecimento de causa.
Então um destes dias resolvi fazer novamente este prato para os meus pais que são amantes de vegetais. Podia ter sido sorte de principiante. Mas não.
A minha mãe tinha comentado comigo que lhe apetecia uma lasanha. A reacção foi a melhor possível. O meu pai adorou. E acreditem, ele é muito crítico no que diz respeito à comida. Se há boa pessoa para avaliar pratos é ele. 😂
Tivemos então um jantarzinho agradável como temos todas as semanas a um dia aleatório e eu fiquei toda orgulhosa por ter feito uma comidinha que eles gostaram muito. Porque é muito dificil superar a minha mãe. 😀
É um prato quentinho e aconchegante. Mesmo a calhar nesta altura porque os dias frios não dão tréguas. E sabe muito bem ligar o forno. Como quase tudo o que publico aqui é muito fácil de fazer. A explicação pode parecer extensa mas na realidade é muito rápido de se confeccionar. Usei o molho bechamel que publiquei na quarta-feira que passou. Pode ser feita com os vegetais que mais gostarem. Podem comprar aquelas misturas de vegetais já prontas e acrescentar mais alguns. Isso descomplica ainda mais o processo.
Desejo-vos uma excelente sexta-feira. Um fim-de-semana quentinho. Beijinhos e bons cozinhados.
Lasanha de Vegetais
O que faz falta para 4 pessoas:
1 Receita de molho Bechamel {ver aqui}
Placas de Lasanha que não necessitem pré-cozedura {depende do tamanho da forma}
1 fio de Azeite
2 Cebolas roxas em meias luas finas
2 dentes de Alho picados
1 folha de Louro
3 colheres {sopa} de Vinho branco
3 chávenas {chá}de Cogumelos
2 chávenas {chá} de Courgette em rodelas
1/2 chávena {chá} de Cenouras raladas
2 chávenas {chá} de Couve Branca e Roxa em juliana
1 Alho francês em rodelas finas
1 chávena {chá} de Tomates Cherry em quartos
1/2 chávena {chá} de Pimentos assados em tiras
1 chávena de Espinafres em folha
1 chávena {chá} de Bróculos cozidos
Sal e Pimenta preta q.b
1 e 1/2 chávena {chá} Queijo Mozzarela
1/2 chávena {chá} de Queijo Parmesão
Como Fazemos
Começamos por aquecer um pouco o azeite numa wok ou tacho largo. Refogamos as cebolas e os alhos com o louro. Quando as cebolas tiverem amolecido, juntamos os cogumelos e temperamos com um pouco de sal para ajudar os mesmos a libertar a água. Deixamos cozinhar um pouco até que fiquem com uma tonalidade mais acastanhada. Juntamos as courgettes e o vinho branco. Cozinhamos em lume brando por 5 minutos. De seguida, juntamos a cenoura, as couves, o alho francês, os tomates, os pimentos e os espinafres. Temperamos com um pouco de sal e pimenta. Não abusamos dos temperos porque o molho bechamel já tem sal, o melhor é ir rectificando. Deixamos que cozinhem em lume brando até que os mesmos tenham perdido a água e estejam cozinhados. Mexemos de vez em quando. Por fim juntamos os bróculos e metade do molho bechamel. Os legumes vão largar água, o ideal é que não a deixemos secar porque essa água vai ajudar a que a nossa mistura fique um pouco mais liquida. Se não tivermos caldo podemos adicionar um pouco de água. É necessário que assim o seja para que o bechamel fique um pouco mais liquido que o habitual porque no forno ele ainda vai engrossar. Rectificamos os temperos.
Pré-aquecemos o forno a 200ºC e começamos a montar a lasanha. Primeiramente começamos por colocar uma camada de bechamel que cubra o fundo de um tabuleiro. Depois aconchegamos as placas de lasanha. Colocamos mais uma camada de molho bechamel e por cima o recheio de legumes. É importante colocar bastante molho porque isso ajuda a que as placas cozinhem. Polvilhamos com um pouco de queijo parmesão. Voltamos a aconchegar as placas de massa, a barrá-las com molho bechamel, a colocar o recheio e o queijo. E assim sucessivamente até acabar a massa e o recheio. A última camada vai ser de massa e de bechamel. Espalhamos o queijo mozzarela por cima. Levamos ao forno por 20 a 35 minutos nas duas resistências do forno. Para testar se a massa está cozinhada apenas temos que fazer o teste do palito.
Servimos quentinha e desfrutamos.
Tem tãoooo bom aspecto :)
ResponderExcluirAcho que vou experimentar brevemente esta tua receita!
Cátia experimenta e dá o teu feedback! Beijinho
ExcluirSara eu acho que tem um aspecto maravilhoso. Não sou vegetariana mas adoro vegetais, ficaria muito satisfeita com essa refeição! :) Adorei.
ResponderExcluirBeijinhos Ana
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Olha é como eu! Também como carne mas como uma bela refeição vegetariana de bom agrado! Beijocas
ExcluirHummm hoje é dia de lasanha, já vi outra de vegetais no blogue da Mariana. Como estou indecisa vou provar das duas. bjs e bom fim-de-semana.
ResponderExcluirAcho que devias provar as duas Carla! :D Beijinho
ExcluirAdoro lasanha , de vegetais nunca fiz, a tua ficou mesmo uma maravilha.
ResponderExcluirBom fim de semana
Experimenta São! Acho que vais gostar muito. Beijinho
ExcluirQue bom aspecto Sara!! Adorei a sugestão!
ResponderExcluirBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
Obrigada Joana! Beijinho.
ExcluirPara os dias frias nada melhor do que um prato delicioso e reconfortante.
ResponderExcluirA tua lasanha está linda e apetitosa, adorei o acréscimo dos vegetais, assim
dá pra comer uma fatia a mais!
Suas fotos estão demais, hummmm...!
Beijinhos e ótimo fim de semana minha linda! ♥
Sim, ela é só mesmo de vegetais. Fica muito mais leve. Beijinho
ExcluirEu não sou vegetariana mas gosto de comida vegetariana e faço algumas vezes. Essa lasanha tem cá um aspeto! Acho que também estou como a tua mãe, com desejos de lasanha! Beijinhos
ResponderExcluirEheheh! Olha eu de olhar também já me apetecia de novo! :p
ExcluirGosto de fazer uma refeição sem vegetais uma vez por semana. Beijinho
Hum que bom aspecto! Apesar de comer carne acho que até passei a gostar mais de lasanhas vegetarianas simplesmente porque tornam o prato mais leve e mais fácil digestão :)Beijinho
ResponderExcluirConcordo contigo! São mais saudáveis e mais leves! Beijinhos.
ExcluirJá se comia. Que aspecto formidável 😋👍
ResponderExcluirAdorei
Beijinho
Bimby e Sabores da Vida
Obrigada Tânia! Beijinho
ExcluirHum...! Olha que se o pai aprovou é porque é mesmo bom! :D O meu é tal e qual, e o mais engraçado é que não cozinha, mas não deixa passar nada! :)
ResponderExcluirEu adoro lasanhas vegetarianas, ficam leves e deliciosas, nem sinto a falta da carne.
Um Beijinho
www.petiscana.com
Nem era preciso a descrição porque as fotos já estão de babar, mas admito que ler o texto que as acompanha ainda me deixou com mais fome de lasanha :D
ResponderExcluir