segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O Frango Fricassé da minha mãe.

Olá, 😊
Frango fricassé é uma das minhas receitas preferidas. Lembra-me a infância e a comidinha da minha mãe. De vez em quando lá lhe peço para fazer porque eu faço muitas vezes com a receita dela mas desconfio que ela deve ter um género de tempero mágico. O dela fica sempre melhor que o meu. 😂

Já tinha partilhado esta receita por aqui mas acho que sendo uma receita que eu gosto tanto devia ter um destaque diferente. Assim como uma fotografia mais bonita. Resolvi refazê-la e dar-lhe uma vida nova.😎

Esta é uma receita simples e muito reconfortante. Sei que existem muitas formas de a fazer mas esta é a nossa e como gosto tanto dela nunca experimentei outra. É feita com ingredientes simples e que facilmente temos em casa. Não é demorada e vale muito a pena pelo seu molhinho aromático e cremoso. Costumo fazer com o frango inteiro mas também já fiz com bifes de frango. Fica igualmente bom.

Por aí também gostam de fricassé? Um beijinho. Até breve. 😘
Frango Fricassé

O que faz falta para 4 pessoas:
1 fio de Azeite
1 Frango sem pele e aos pedaços
Sal e Pimenta preta q.b.
1 Cebola pequena picada
2 dentes de Alho picados
1 folha de Louro
100 ml de Vinho Branco
250 ml de Água 
2 colheres de {sopa} de Farinha
2 Gemas de Ovo
Sumo de meio Limão
1 raminho de Salsa picada
Como fazemos:
Aquecemos um pouco o azeite e douramos o frango de um lado e de outro em lume médio. Temperamos com sal, pimenta preta e regamos com o vinho branco. Acrescentamos a cebola, o louro e o alho. Deixamos cozinhar em lume brando. Mexemos de vez em quando para não pegar e se necessário juntamos um pouco de água.

Fazemos o molho. Com uma vara de arames misturamos a água com a farinha até desfazermos a mesma. Adicionamos as gemas de ovo, o sumo de limão e a salsa. Mexemos bem até homogeneizar. Temperamos de sal e pimenta preta levamente.

Quando o frango estiver bem cozinhado adicionamos o molho e deixamos que engrosse um pouco em lume brando mexendo sempre. Se necessário juntamos mais um pouco de água para obtermos a textura de molho que mais gostarmos.

Servimos quente com arroz ou batatas fritas. E aproveitamos.

11 comentários:

  1. É uma receita que a minha avó costuma fazer! Eu adoro! O que mostras está com um aspecto fantástico! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de frango fricasse, uma receita já bastante antiga do tempo dos nossos avós e que nos reconforta sempre muito, uma excelente sugestão e esse tem muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto maravilhoso que esse frango tem :)
    Não o faço à anos... deu-me uma saudade...
    Beijinhos Sarinha

    ResponderExcluir
  4. O da tua mãe pode ficar melhor de sabor, mas de aspeto acho que esse está top! Mas olha, o problema não é só teu, eu digo exatamente o mesmo! Tudo o que eu faço igual à minha mãe, o que é feito por ela fica sempre melhor! É a mão e o amor, só pode! beijinhos

    ResponderExcluir
  5. humm tem um aspecto mt bom adoro frango hummm bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse molho tem um aspecto sublime!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Querida Sara, se há lição que aprendi é que as receitas da mãe e da avó nunca são reproduzíveis de forma fiel e nunca nos sabem ao mesmo ;) mas vamos tentando!
    Frango de Fricassé foi daquelas receitas que a minha avó me falava que nunca comeu igual a uma amiga dela que faleceu... ao ver a tua receita lembrei-me de a surpreender um dia destes e fazer esta receita! Depois comunico o resultado ;)
    Beijinhos grandes!*

    ResponderExcluir
  8. Ficou com óptimo aspecto :)
    Receitas da mãe são sempre saborosas, ternurentas e levam-nos sempre a boas recordações!
    Deve ser óptimo esse franguinho. Gostei muito.
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
  9. Sarinha querida,
    Que molho maravilhoso!
    Receitas de família e que remetem infância são bem vidas sempre!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  10. Este franguinho está maravilhoso!
    Não como frango fricassé há anos, o que a minha mãe costuma fazer fica mais amarelinho, este teu tem um molhinho com um aspecto cremoso mesmo delicioso.
    Vou colocar na minha lista de receitas a fazer. Esta e a lasanha de vegetais que partilhaste à dias! :)

    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  11. Eu por acaso nunca tive o hábito de comer frango fricassé, só experimentei uma vez! Fui eu que o fiz e exagerei no limão, por isso não ficou grande coisa, admito :P Mas tenho de experimentar novamente, o teu ficou tão cremoso e cheio de bom aspeto :)

    ResponderExcluir