E começou mais um ano! Bem, já começou há 9 dias eu sei. Mas só agora tive tempo de me sentar a escrever e a pensar sobre como foi 2016. Todos os anos, no final de cada ano, faço as normais metas para o ano seguinte mas este ano foi diferente. Resolvi não fazer metas e focar-me no que de bom aconteceu no ano que passou. Normalmente muitas das metas estabelecidas acabam por ficar esquecidas porque nos temos que ir adaptando ao que a vida nos vai trazendo.
Senti que 2016 foi um ano de transição. Onde cresci muito. E onde mudei um pouco. Aprendi a defender-me melhor de algumas coisas que até há pouco não sabia como lidar. Acho que já era hora. Este ano já deixo os vintes para me iniciar nos trintas. A verdade é que às vezes carregamos mágoas que só nos enegrecem a alma. Muitas vezes sem sentido. É preciso encerrar ciclos e aprender a lidar com esses pequenos bichos que nos fazem comichão. Acho que essa missão ficou cumprida.
Voltei aos sítios onde já fui feliz.
Nos últimos anos temos vindo a explorar cada vez mais o nosso país. É sem dúvida um país rico, com gente simpática e boa comida. Claro, que adoramos conhecer novos lugares mas porque não voltar a visitar o sítio que nos trás boas recordações e que já nos fez muito feliz? Acreditem que vão reparar em novos detalhes e há sempre algo novo para ver.
Não me arrependo. Em cada sítio deixamos sempre algo nosso e trazemos algo único. Voltar à Serra da Estrela é sempre revigorante, por exemplo. Todo aquele ambiente de montanha trás-me muita paz. E a água quentinha de Benidorm? Não é no nosso território mas é acessível. É um sítio muito divertido com as ruas cheias de pessoas diferentes e de animação.
A Costa Vicentina é de facto muito especial. Tem recantos mágicos e foi o meu primeiro destino de férias quando ainda namorava. Já lá vão muitos anos. Mas nunca me canso.
Quando estamos meio perdidos. Porque não visitar um sítio que já nos é familiar mas que nos foge da rotina?
![]() |
Serra da Estrela, Benidorm, Costa Vicentina. |
Andei a primeira vez de avião.
Isto pode parecer um pouco estranho. Mas não. Eu nunca tinha andado de avião. E era uma das metas que tinha estabelecido para 2016.
Tinha muita expectativa até porque tenho algumas vertigens mas a verdade é que adorei. Sei que as opiniões se dividem mas para mim foi uma experiência fantástica. Quero repetir e repetir...
Foi uma viagem sem grandes turbulências e relativamente curta por isso não deu para me aborrecer.
![]() |
Regresso para Lisboa. |
Fui aos Açores.
Mais propriamente a São Miguel. Foi maravilhoso. Um dos acontecimentos do ano. AMEI! Não posso apontar uma coisa menos boa porque não houve.
É uma ilha fantástica, bem à minha medida. Com muita natureza e sítios para explorar. As pessoas são muito queridas e prestativas. A comida é fantástica. A única ilha que já visitei até então foi a Ilha das Berlengas em Peniche e nada se compara em termos de dimensão a esta. É tudo tão azul e verdinho. É mágico. Daqueles sítios que emocionam pela beleza e simplicidade.
Senti-me em casa. Foi sem dúvida uma viagem que me marcou.
![]() |
Açores, São Miguel. |
Adotei um gato.
Eu não era uma pessoa de gatos. Gosto muito de animais. Aliás adoro animais mas os gatos metiam-me algum respeito. Mas na minha viagem aos Açores fiquei numa quinta que tinha vários gatos e acho que uma delas me adotou como sua dona temporária. E foi me conquistando de dia para dia. Deixei de sentir aquele receio que tinha e comecei a pesquisar mais sobre eles.
Até que decidimos adotar o Fred. Um gato comum mas o mais lindo do mundo para nós. Mudou a minha vida. É inexplicável a ligação genuína que temos com ele. Um dia destes escrevo a história do gato Fred. Porque ele tem muito que se lhe diga. Acho que merece um post só para ele.
![]() |
Quindins de Amêndoa, Choco Frito, Mousse de Chocolate, Bolo Brigadeiro, Bacalhau à Abade, Coscorões. |
Obviamente que muitas metas ficaram por cumprir. Como a mais trivial de todas que é ser mais saudável. Não foi em 2016, quem sabe em 2017? O importante é não desistir. Olhando para cima parece que o meu ano foi espectacular e que todos os dias foram maravilhosos. Claro que não. Houve muito trabalho, momentos de desgaste e acontecimentos tristes. Mas conforme fui crescendo aprendi que esses momentos ficam no ano que encerrou para poder começar o novo com mais força.
Um beijinho. Até breve e um FELIZ ANO NOVO!
Um beijinho. Até breve e um FELIZ ANO NOVO!
Adorava poder voltar a visitar os Açores.
ResponderExcluiraproveito para desejar um excelente 2017!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Eu também gostava muito de ir outra vez! Adorei. Beijinho :D E muito obrigada. Feliz ano!
ExcluirUm ano em grande, sem dúvidas :) Adoro estas reflexões, são tão boas para recordar :)
ResponderExcluirBeijinhos ...
Blog: Guloso qb
É verdade Carla, trazem-nos sempre uma nostalgia! :D Beijinhos
ExcluirOlá, gosto muito de visitar o teu blog.A minha primeira viagem de avião também foi este ano e a S.Miguel também adorei beijinhos
ResponderExcluirObrigada! :D
ExcluirFico muito feliz. E obrigada por me escreveres.
Que engraçado termos a mesma experiência. Os Açores são sem dúvida uma sítio fantástico.
Beijinhos.
Faço votos que em 2017 dupliquem as coisas boas que aconteceram :)
ResponderExcluirBeijinhos Sarinha
Muito obrigado Iza! Beijocas
ExcluirDe facto olhando para as fotos, diria que tiveste um ano em cheio! E se foram estas as fotos que escolheste para o retratar, quer dizer que foram estas memórias as que prevaleceram sobre as menos boas e, no fim do dia, é isso que realmente importa! :)
ResponderExcluirTenho visto as fotos do teu gatinho no Instagram... está enorme! Que fofo :)
Uma grande beijoca Sarinha, e que tenhas um 2017 em grande!
www.petiscana.com
É verdade Ana. Tive muitos momentos marcantes em 2016.
ExcluirOlha lembraste daquela tarde em que ainda me deste umas dicas de gatos? Olha como ele cresceu. Está um matulão. Beijocas
Eu por acaso não sou de estabelecer metas e objectivos para o novo ano, vou tentando ser feliz e tentando estar bem comigo que já uma tarefa e tanto!!! O teu menino Fred é um amor :) Tudo de bom Sara!
ResponderExcluirBeijinho Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt
Este ano também não há metas!
ExcluirObrigadaaa! É um reguila. Beijinho*
Parece ter sido um ano óptimo :)
ResponderExcluirPelas fotos que escolheste adorei :)
Um gatinho bem bonito!
Os Açores são tão lindos! Já fui em pequena e gostava tanto de voltar :)
Um beijinho qeurida
Joana, volta que vais adorar! :D De certeza. Beijinho. Obrigada. Ele agradece. Beijinho
ExcluirGosto tanto de voltar aonde já fui feliz! :)
ResponderExcluirÉ uma maravilha não é? :D Beijinho
ExcluirVendo bem essa é a melhor maneira de analisar o ano que passou. Resumi-lo às coisas boas. Parabéns pelo canal! Desejo-te um ano de 2017 cheio de novos sucessos e muita saúde! E os trintas, ai os trinta, que saudades...
ResponderExcluirCarla, obrigado!!! ehehe
ExcluirOs 30 estão a chegar. Beijinho
Quando uma pessoa se concentra nas coisas boas encontra mais do que estava à espera! O teu ano teve muitos pontos altos, espero que o mesmo aconteça com 2017 :)
ResponderExcluirAcho que toda a gente que vai aos Açores fica encantada... Nunca lá fui!
O teu gato é só a coisinha mais amorosa de sempre, que fotos mais adoráveis :D
Obrigada Avelã. Sou uma babada com o meu gato. Sim quando nos metemos a pensar no bom o mau fica bem fraquinho. ehehe
ExcluirBeijinho