segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Quando a segunda-feira pede doce...Bolo de Noz Fofo&Húmido. (em vídeo)

Olá, 😊
Qual é coisa qual é ela? Que tem casca rija e tem um sabor tão bom que até faz dela uma estrela? As nozes, claro! 
Não liguem, desde quinta-feira que estou, como se diz na minha casa, em baixo de forma. As minhas alergias atacaram-me fortemente e além de me sacrificarem a respiração tiraram-me o paladar. 😱 Os meus dias tem sido entre atchins, lenços e uma espécie de arrastamento para o que tenho que fazer, que não pode ficar para depois. Podia ser pior não é verdade? 

Até há um lado positivo nisto tudo. Que é a minha falta de apetite e de sabor. Ou seja, sem esforço algum emagreci 1 kg. Sei que não é um valor impressionante. Mas...A pessoa não tem paladar não faz sentido estar a consumir as calorias extra se não lhe sabem a nada. Não é? 😅
Entre recolher os lenços espalhados pela casa e assoar-me ao mesmo tempo ainda me pus a fazer um bolo. A tradição de um doce ao fim-de-semana não pode ficar esquecida. Resolvi fazer este bolo de nozes porque é daquelas coisas que nunca falham. Quem o prova diz que é inesquecível. Eu não provei este mas provei muitos outros destes que já fiz. A verdade é que hoje é segunda, e o bolo já não está entre nós. 😜

À semelhança do bolo de laranja que fizemos a semana que passou este é um bolo super fofo e consegue-se perceber pelo aspecto meio tosco dele. Mas vale cada migalha. É composto essencialmente por ovos e nozes, já que a percentagem de farinha é muito pequena. 
Reguei-o com doce de ovos (receita que ando a aperfeiçoar para partilhar aqui) e sei que combinou muito bem mas sem ele o bolo já é um estrela. 

Espero que gostem. Atchim. Beijinhos. Até breve e bons cozinhados. 😘
Bolo de Nozes Fofo e Húmido

O que faz falta:
6 Ovos
180 gr. de Açúcar
130 gr. de Nozes
30 gr. de Farinha com Fermento

Como Fazemos:

Começamos por preparar uma forma sem buraco e preferencialmente de 20 cm. Forramos a mesma com uma rodela de papel vegetal untando antes e depois de colocarmos a mesma (ver vídeo). Depois de untarmos toda a forma enfarinhamos também.
Separamos as claras das gemas e batemos as claras em castelo firme. Misturamos as gemas com o açúcar e batemos muito bem até obtermos uma gemada clara e fofa. Adicionamos as nozes picadas finamente (em pó) e a farinha. Mexemos até estar bem misturado. Envolvemos as claras em castelo na massa.
Vertemos a massa na forma e levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC por 30 a 40 minutos ou até o palito sair seco. Desenformamos e servimos a gosto.

12 comentários:

  1. Mas que belo bolo, o meu marido ia adorar. beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tem muito bom aspecto o bolinho Sara!
    Essa cobertura guloso está a chamar por mim :)
    As melhoras!
    Um beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  3. que bom aspecto!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. as melhoras o bolo ficou mt bonito com esse creme hummmm bjs bs

    ResponderExcluir
  5. ótimo aspeto bolos de nozes gosto tanto :D, e esse assim bem fofo e humido hum...já comia já.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  6. Olá Sara. Por cá esta semana também está a ser recheada de 'atchins' e lenços por todo o lado. Desta vez atacou-me em força :-( Acho esse bolo divinal e parece super fácil de se fazer. Vou levar a receita comigo. Beijinho e as melhoras.

    ResponderExcluir
  7. Os bolos com pouca farinha ficam sempre uma delicia.
    O teu parece-me bem delicioso.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  8. Há dias assim, em que precisamos de um docinho! E este, tirando o açúcar, até não é um bolo muito mau! Além do mais, um dia não são dias! Olha, este fim de semana também fiz um bolo com nozes e ficou tão bom que ia-me perdendo! beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que bom aspeto! Nunca vi um bolo de noz assim :)

    ResponderExcluir
  10. Espero que entretanto a tua situação tenha melhorado!
    Este bolinho parece muito fofo, de cada vez que o vejo fico a babar :D

    ResponderExcluir