quinta-feira, 23 de março de 2017

A saga do Doce de Ovos Caseiro...(vídeo)!

Doce de Ovos. Aquela coisa cremosa e amarelinha com um sabor inigualável. Diz-se por aí que foram as freiras que o inventaram mas eu só sei que foi uma verdadeira aventura aprender a fazê-lo. Não que seja dificil. Porque não é. Assim que se percebe o ponto da calda e o ponto em que deve ficar é canja. Até chegar aí fiz muitos testes que se comeram todos. Num bolo, em molotof, outra vez num bolo, à colher... 
Muitos testes ocorreram para chegar à consistência perfeita de doce de ovos. Todos ficaram incrivelmente gulosos mas queria chegar aquela cremosidade máxima. 

Porque não comprar doce de ovos feito? É bem mais fácil. Tudo começou com o bolo de noz húmido (receita aqui) que casava maravilhosamente com uma camadinha de doce de ovos. Visto que não me apetecia ir à rua e tinha muitos ovos resolvi partir à aventura. Deu certo mas podia ter deixado mais tempo ao lume para engrossar mais. E fiquei a matutar naquilo. Então voltei a fazer. E apliquei no meu primeiro molotof (essa história fica para depois). O dia do pai aproximou-se e eu ia repetir o bolo de noz porque o meu pai adorou. Foi nessa ocasião que a magia aconteceu. O doce ficou na consistência perfeita para mim. Claro que fiquei vaidosa, não posso mentir. Eu antes até tinha medo de fazer caramelo e agora estou a fazer doce de ovos. 

Depois das minhas experiência eu concluí que o segredo está na calda de açúcar mas ainda mais no tempo que deixamos o doce ao lume e na forma enérgica que o mexemos. Será que estou a dizer uma parvoíce? Isto é apenas a minha análise.
O doce de ovos é muito sensível, é importante acondicioná-lo bem e refrigerá-lo. 
Eu só sei que estou muito contente e não podia deixar de partilhar a minha experiência aqui. Todos nós sabemos que este doce é muito versátil e que pode ser aplicado em tudo e mais alguma coisa.

Um beijinho. Até breve e bons cozinhados.
Doce de Ovos

O que faz falta:

6 gemas
125 gramas de Açúcar
100 ml de Água

Como fazemos:

Começamos por medir e separar todos os ingredientes. De seguida, batemos as gemas e peneiramos as mesmas. Reservamos.
Levamos a lume brando a água e o açúcar. Não mexemos. Assim que ferva contamos entre 4 a 5 minutos ou até obtermos o ponto pérola (ver vídeo). Retiramos do lume e deixamos arrefecer um pouco. Quando a calda estiver morna misturamos a mesma nas gemas mexendo sempre. Levamos essa mistura novamente a lume brando e mexemos sempre até engrossar. Quando o creme começar a engrossar mexemos energicamente com uma vara de arames até que a mesma comece a pegar no fundo. Devemos ter cuidado para que não cozinhe demasiado. Desligamos o lume e continuamos a mexer. Transferimos para um recipiente frio. Tapamos com uma película aderente de forma a tocar na superfície do creme para este não criar capa. Levamos ao frio por 3 horas.  Depois de frio o creme fica mais firme e cremoso. Usamos a gosto.

5 comentários:

  1. Eu também concordo contigo, o ponto da calda é importantíssimo, e o facto de o deixarmos uns minutinhos extra ao lume ajuda a engrossar mais um bocadinho. Eu gosto dele é mesmo assim mais espesso! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha linda Sarinha!
    Eu nunca fiz doces de ovos, as vezes compro fio de ovos prontos, mas ainda
    não me aventurei a fazer nenhum doce com gemas.
    A cor fica linda, resultado perfeito, amei a explicação do vídeo!

    Beijinhos, ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
  3. Além de adorar as tuas receitas, adoro os teus textos! :D
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Ficaram perfeitos :)
    Eu também quando estava com a minha mãe e queria fazer bolo com ovos moles pedia sempre para ela fazer! eu falhava nos pontos, depois ficava tudo com grumos e os dela saiam sempre perfeitos!
    É como dizes, o mexer, no tempo ao lume e a meu ver na altura em que adicionamos as gemas. Eu juntava as gemas à calda. Agora não, junto um pouco de calda às gemas, mexo bem e só depois junto tudo à calda :p Aventuras :p
    Um beijinho

    ResponderExcluir