terça-feira, 21 de março de 2017

Salsichas em Couve Lombarda...não há nome mais bonito para isto? (tradicional e robot)

Como se deve notar eu gosto muito de cozinhar. 😊Gosto de planear as refeições, comprar os ingredientes e fazer a receita. Gosto de o fazer com tempo e atenção, o que nos dias de hoje se torna complicado. Só que no meio dessa magia toda também existem dias em que não tenho imaginação nenhuma e não me apetece meter os pés na cozinha. Porque somos todos humanos. 😅 Nos dias mais difíceis vou à churrascaria aqui da terra, que é óptima e compro um belo frango assado no carvão. Nos dias assim assim meto o robot a trabalhar. 

Adoro fazer coisas novas mas também gosto muito de cozinhar comida tradicional. Por aqui somos muito fãs. Basta dizerem feijoada, cozido à portuguesa e por aí a fora, que eu já estou completamente convencida. Claro que se disserem sushi, comida italiana, fondue eu também não hesito. 😎

Tudo isto para dizer que esta comidinha de nome pouco glamoroso é prato que apreciamos muito. Não é aquele prato que aprendi com a minha mãe há imenso tempo. Não, não é. Os meus pais não são apreciadores de salsichas. Aliás a minha mãe tem um nome característico para tudo o que ela não consiga ver bem do que é feito. E esse nome é comida misteriosa. 😀
No entanto, quando me mudei comecei a fazer porque o Sarinho gosta muito. E eu passei também a gostar. É aquela coisa reconfortante sabem? Que aquece a alma e deixa a casa a cheirar a couves. 😆 Sabe tão bem!!!! 

Sempre fiz da forma tradicional mas desde que tenho o robot que o uso neste prato. Não faço a versão que vem no livro base do robot, já a experimentei e esta "enche-me mais as medidas." A salsicha e a couve cozem no vapor do molho de tomate o que eu acho que é super fixe e que fica super saboroso. A couve fica no ponto de cozedura certo e não perde a textura e a "salsicha misteriosa" cozinha no vapor o que é muitooo mais saudável. Óbvio que da forma tradicional também fica muito bom. Assim só dá um bocadinho menos de trabalho. 
No meu caso, gosto de um molho mais encorpado mas como se costuma dizer "amigo não empata amigo", basta adicionar água para chegar à consitência desejada. 😏
Fiz o melhor que pude para fotografar isto. Não é um prato fácil de ficar belo. Mas estava muito bom. Prometo!

Vamos lá atacar isto, antes que arrefeça. Um beijinho. Bons cozinhados e até breve. 😙
Salsichas em Couve Lombarda 

O que faz falta para 3:
10 Salsichas frescas de Aves
1 Couve Lombarda
1 Cebola 
2 dentes de Alho
1 Cenoura
1 fio de Azeite
1 folha de Louro
200 gr. de Tomate pelado
Sal e Pimenta branca
1 ramo de Salsa fresca
350 ml de Água (uso a de escaldar a couve)
Como Fazemos:
Robot (yämmi 1)
Num tacho largo, levamos água a ferver. Separamos a couve lombarda em folhas. Lavamos e aparamos um pouco do talo de cada folha. Escaldamos as folhas na água fervente por 5 minutos. Retiramos com cuidado. Enrolamos nove salsichas nas folhas de couve e prendemos as mesmas com um palito. Reservamos.
No copo do robot, colocamos a cebola, a cenoura e os alhos. Trituramos 10 segundos na velocidade 5. Juntamos o azeite e refogamos por 5 minutos na temperatura máxima. Adicionamos o tomate e trituramos por 30 segundos na velocidade 6. Juntamos a salsicha que sobrou sem pele e aos pedaços, a folha de louro, temperamos com sal e pimenta. Vertemos a água. Perfumamos com um pouco de salsa picada. Dispomos as salsichas no recipiente de cozer a vapor e montamos sobre o copo do robot. Ligamos na temperatura máxima, velocidade 2 por 40 minutos
Findo o tempo, retiramos as salsichas do recipiente de vapor e dispomos num prato. Retiramos também a folha de louro do copo, colocamos a tampa e trituramos o molho por 15 segundos na velocidade 7. Se acharmos necessário, adicionamos um pouco mais de água ao molho. Regamos as salsichas com o molho e perfumamos com mais um pouco de salsa picada. Servimos quente com arroz ou a gosto.
Tradicional
Num tacho largo, levamos água a ferver. Separamos a couve lombarda em folhas. Lavamos e aparamos um pouco do talo de cada folha. Escaldamos as folhas na água fervente por 5 minutos. Retiramos com cuidado. Enrolamos nove salsichas nas folhas de couve e prendemos as mesmas com um palito. Reservamos.
Picamos a cebola, os alhos e ralamos a cenoura. Refogamos os mesmos num tacho largo com azeite. Colocamos depois o tomate pelado triturado e deixamos cozinhar mais um pouco.
Juntamos a salsicha que sobrou sem pele e aos pedaços, a folha de louro, temperamos com sal e pimenta. Vertemos a água. Perfumamos com um pouco de salsa picada. Mexemos. Dispomos as salsichas no tacho, deixamos cozinhar lentamente até o molho apurar e as salsichas com as couves estarem tenras. 
Findo o tempo, retiramos as salsichas do tacho e dispomos num prato. descartamos a folha de louro e trituramos o molhoSe acharmos necessário, adicionamos um pouco mais de água ao molho. Regamos as salsichas com o molho e perfumamos com mais um pouco de salsa picada. Servimos quente com arroz ou a gosto.


7 comentários:

  1. Que bom aspeto...já comia! eu confesso que não gosto muito de cozinhar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. É daqueles pratos que não têm um nome pomposo, cujo aspeto também não é dos mais bonitos, mas o sabor compensa tudo! Adoro! Eu cá não consigo arranjar maneira de dar um ar bonito a este prato, mas tu conseguiste! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo prato que comia bastante em casa da mãe não sei porque a mim da me perguiça de fazer assim coloco as salsichas a grelhar e ja esta , mas prefiro assim :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  4. hummm que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Amo estas receitas que nos relembram a infancia...
    hummm
    Espero por si no meu blog http://pratosdabela.blogspot.com
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Adoro,mas lá em casa mais ninguém gosta,á muito tempo que não como! Acho que vou fazer só para mim!Gostei da sugestão!

    ResponderExcluir
  7. Uma refeição que adoro, é uma das receitas que faço muito cá em casa adoramos para o resto da família faço para acompanhar um arroz branco basmati fica mesmo muito bom!

    Ficaram lindas os teus rolos de salsicha :)

    Beijinho grande Sara.

    ResponderExcluir