quarta-feira, 26 de abril de 2017

Risotto de Camarão super fácil!

Risotto, aquele prato de arroz que quando não percebemos nada disto achamos que é super complicado. 😱Claro, que falo com conhecimento de causa. Eu própria durante algum tempo achava que este prato de arroz com um nome finório era dificílimo.

No meu singelo conhecimento, o risotto é um arroz cremoso que ao contrário do arroz normal é cozinhado ao adicionarmos um caldo aos poucos e mexendo sempre. O caldo que usamos vai ser determinante no sabor do risotto. Fácil não?
Por aqui adoramos, um belo risotto. É tão reconfortante e quentinho. 😍 Além disso é dos poucos pratos Italianos que o Sarinho adora. Mas para ele sem parmesão. 

Esta receita é mesmo muito fácil e é feita com poucos ingredientes. É um prato óptimo para os dias que estamos com mais pressa mas mesmo assim queremos comer alguma coisa mais composta. O truque para que o risotto cozinhe mais rápido e uniforme é fazê-lo numa frigideira em vez de num tacho. Desde que comecei a fazê-lo assim que todo o processo é muito mais rápido.

Sei que a receita parece meio extensa mas quando o assunto é risotto eu fico entusiasmada. Não se deixem intimidar. Porque depois de lerem tudooo vão ver que é garantido sair bem. 😁

Está na hora! Para a mesa! Um beijinho, até breve e bons cozinhados! 😚
Risotto de Gambas Fácil

O que faz falta para 2: 
Chávena=250 ml

10 Camarões com casca e cabeça
1 Delícia de Lagosta (ou delícias do mar)
1/2 Cenoura pequena
1 ramo de Coentros
1 dente de Alho
1 Cebola
3 chávenas e meia de Água
1 fio de Azeite
1 chávena de Arroz para Risotto
1 colher (chá) de Manteiga 
Sal e Pimenta preta q.b.
1 colher rasa de (sopa) Queijo Parmesão ralado 
Como Fazemos:
Começamos por arranjar os camarões. Retiramos a casca e a cabeça. Reservamos as cascas. Retiramos a tripa dos camarões. Para isso basta fazermos um golpe ligeiro nas laterais dos mesmos e tirar os fios/tripas. 

De seguida, vamos fazer o caldo, numa panela colocamos a cenoura, metade da cebola, o alho esmagado com pele, os coentros e as cascas dos camarões assim como as cabeças. Regamos com 3 chávenas e meia de água Temperamos o caldo com um pouco de sal e pimenta. Levamos ao lume. Depois de ferver deixamos por 20 minutos. Coamos o caldo.

Picamos a restante cebola e refogamos numa frigideira larga com um fino fio de azeite. Por cima, colocamos o arroz e mexemos. Cozinhamos em lume médio/baixo. Agora vamos adicionar uma chávena de caldo de cada vez ao arroz. Ao juntarmos o caldo, mexemos sempre o arroz e quando secar voltamos a adicionar mais uma chávena até colocarmos 3 chávenas de caldo no total. Temperamos com um pouco de sal à medida que vamos cozinhando o arroz. Não esquecendo que o caldo já tem sal, a manteiga e o queijo parmesão também.

No momento em que juntamos a segunda chávena de caldo, juntamos também a delícia de lagosta aos cubos pequenos. E ao adicionarmos a última chávena adicionamos os camarões. Devemos mexer sempre o risotto. É muito importante para que fique bem cremoso. Quando o arroz tiver bem cozido e não totalmente seco, desligamos o lume, adicionamos a manteiga e metade da quantidade de parmesão. Envolvemos. Servimos de imediato temperado com um pouco de pimenta preta e polvilhado com o restante parmesão.

Considerações finais:
Esta é uma comida para comer na hora. Não fica tão maravilhoso aquecido. 
Fica ainda melhor se comido com uma colher.
Para uma receita com mais rendimento basta dobrar a receita.
Se por acaso o arroz não ficar totalmente cozinhado com a quantidade de caldo que especifiquei basta adicionar mais um pouco. Isso pode acontecer se cozinharmos o nosso risotto em lume muito alto. A água vai evaporar e o arroz não vai cozinhar como devia.

8 comentários:

  1. Uma refeição que me satisfaz por completo, adoro!

    ResponderExcluir
  2. Não me safava com essa comidinha.

    ResponderExcluir
  3. Para mim também tem de ser sem queijo! Há pouco tempo me aventurei por este prato, mas adooorroo! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Que linda apresentação Sarinha :D
    Só fiz risotto uma duas vezes na minha vida, acreditas? É tão bom, nem sei porquê não o faço mais vezes.
    Ótima sugestão, beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  5. Um aspecto divinal!! Queroooooooo!!!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Uma pessoa está há semanas sem vir aqui e quando vem depara-se com um risotto... ainda por cima de camarão? Tu assim matas-me! Eu gosto tanto, mas tanto! Não imaginas! Mas depois faço poucas vezes por requerer muita atenção e com medo que não fique cremoso... conta-me os truques todos, please Sarita :)
    Muitas saudades!
    Beijinhos grandes!*

    ResponderExcluir
  7. Eu adio fazer risotto porque costumo gostar do arroz solto e não sei se ia apreciar, mas acho que vou ter de tirar teimas, até porque já vi gente a gostar mesmo sendo como eu fã de arroz mais soltinho! E começarei de certeza por um como esse, de camarão, porque se houver algum que me convence é um assim :D

    ResponderExcluir