quinta-feira, 6 de abril de 2017

Torta de Laranja...e um trauma ultrapassado!

Ai as tortas! Nunca foram o meu forte. Com cinco anos de "dona de casa independente" devo ter feito umas três ou quatro tortas se tanto. Gosto muito, acho-as lindas mas são tão delicadas e sensíveis que vão ficando um pouco de lado. 

Nas últimas semanas as tortas andavam a perseguir-me. 😱 Ligava a televisão via tortas, ia ao supermercado mais tortas, abri o livro base da yämmi e lá estava a torta de laranja de novo. Portanto entendi isto como um sinal e resolvi arriscar a fazer a torta de laranja do dito livro. 
Claro que um bocado a medo porque arrisco a dizer que não tocava numa torta há coisa de 3 anos. Pedi umas dicas à minha mãe e vamos lá.

Para começar bem não tinha o tabuleiro nas dimensões que a receita pedia. Confesso que pensei em desistir mas depois fui medir o tabuleiro do forno e só tinha mais 3 cm. O que podia correr mal só com esta diferença? 😂
Fiz a massa rapidamente, forrei a forma...tudo impecável até esse momento. Até que coloco a massa na forma e ela fica mal distribuída. Porquê???? Porque a forma estava empenada. Agora já não havia nada a fazer. Mas, com muita sorte quando a coloquei no suporte do forno a coisa resolveu-se.

A parte mais complexa para mim é a de enrolar. E eu neste dia estava com muita sorte pois correu muito bem. Comparativamente às minhas experiências anteriores, esta torta ficou perfeita. 😍
Atrevo-me a dizer que o meu trauma com tortas foi superado. Yeahhh!!!!
E por aí? Há alguma receita que vos corra menos bem? Um beijinho e até breve. 😚
Torta de Laranja

O que faz falta:
250 gramas de Açúcar
Casca de Meia Laranja (sem a parte branca)
Sumo de 1 Laranja
6 Ovos
40 gramas de Farinha
1 colher de chá de Fermento em Pó
Manteiga para untar, Açúcar para polvilhar e Papel Vegetal
Como Fazemos:
Robot de Cozinha (Yämmi 1)
Começamos por pré-aquecer o forno a 180ºC. Forramos uma forma rectangular  para tortas (28cm por 35cm aproximadamente) com papel vegetal. Untamos o papel com manteiga.
No copo, juntamos o açúcar e a casca de laranja. Ligamos na velocidade 9 por 20 segundos. Adicionamos os ovos, a farinha, o fermento e o sumo de laranja. Misturamos na velocidade 4 por 25 segundos.
Vertemos a massa na forma e levamos ao forno por 18 a 20 minutos. Desenformamos quente sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar e enrolamos. Deixamos arrefecer um pouco e transferimos para um prato. Aparamos as pontas, se necessário, servimos fresca.

Tradicional 
Começamos por pré-aquecer o forno a 180ºC. Forramos uma forma rectangular  para tortas (28cm por 35cm aproximandamente) com papel vegetal. Untamos o papel com manteiga.
Raspamos a casca da laranja finamente. Misturamos ao açúcar. Juntamos os ovos, a farinha, o fermento e o sumo de laranja. Batemos um pouco até estar bem misturado.
Vertemos a massa na forma e levamos ao forno por 18 a 20 minutos. Desenformamos quente sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar e enrolamos. Deixamos arrefecer um pouco e transferimos para um prato.
Aparamos as pontas, se necessário, servimos fresca.


10 comentários:

  1. Ficou linda! Perfeita mesmo! Eu adoro torta de laranja e faço muitas vezes para festas! Mas durante anos também tive um trauma com as tortas! Quando era adolescente aventurei-me e a coisa correu pessimamente! De tal forma que durante anos não quis ouvir sequer falar em tortas! Agora não, faço sem problemas! O que não quer dizer que às vezes não haja alguns percalços! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. que bela torta é o que eu te digo! eu não faria melhor ;) beijocas

    ResponderExcluir
  3. No memento de enrolar por vezes a coisa corre-me mal, outras sai perfeita.
    A tua ficou linda e perfeita, sendo de laranja é com certeza uma delicia.

    ResponderExcluir
  4. Ficou perfeita Sara. Parabéns!!! Deliciosa!!! :)
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderExcluir
  5. Trauma ? essa torta ficou mesmo perfeitinha, um aspeto super delicioso e eu gosto tanto de torta de laranja, húmida, gulosa... tão boa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  6. Ai Sarinha com eu a compreendo. Tb ADORO tortas mas evito-as porque o enrolar deixa-me quase sempre em pânico...
    Até agora nem têm saído mal, mas sempre que posso, continuo a evitá-las!
    Beijinho
    p.s. Esta torta está perfeita mesmo! Parabéns :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. A tua torta ficou linda! Uma fatia vinha mesmo a calhar!
    Agora é continuar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Está perfeita a tua torta!
    Torta de laranja é das minhas favoritas! Já me servia de uma fatia ;)

    ResponderExcluir
  9. Que linda que ficou :P trauma totalmente ultrapassado... porque ela ficou um espanto!

    É sem dúvida das minhas tortas favoritas, sempre que posso faço-a :P

    De aprendiz a chef

    ResponderExcluir
  10. A tua torta está maravilhosa! Eu também tenho trauma com as tortas, partem-se sempre, mas não se pode desistir...beijinhos

    ResponderExcluir