quinta-feira, 25 de maio de 2017

Bolo de Aniversário...aquela receita base que não falha!

Os aniversários por aqui sempre foram muito simples. Não somos de grandes festas mas gostamos de frequentá-las. 😭 No nosso caso gostamos de algo mais "low profile". O dia de aniversário é sem dúvida um dia especial mas devemos cultivar a união todos os dias do ano. O que por vezes se torna complicado...mas isso já são outras conversas.

No dia sete deste mês, fez anos o Sarinho. Já celebramos treze aniversários juntos. Com altos e baixos como seres humanos normais. Crescemos juntos, aprendemos imenso juntos e mudamos juntos. Se foi fácil? Não! Mas pensando nisso mais profundamente, valeu a pena.

Claro, que mesmo sem fazermos aquele festão há sempre bolo. E este bolo, meus amigos, é daqueles que não falha. Esta é uma massa muito versátil. Fica bem com todos os recheios. É fofa e húmida na medida certa. Depois de fria torna-se fácil de trabalhar pois não é demasiado delicada. Esta receita é ideal para uma forma de 20 cm por isso para um bolo maior o melhor é duplicar a receita.
Desta vez usamos um maravilhoso recheio de doce de ovos e amêndoas. Fazendo a receita de doce de ovos que já aqui publiquei. Nós, belos gulosos que somos, adoramos este bolo. 

Espero que gostem desta receita. Um beijinho. Bons cozinhados! 😚
Bolo de Aniversário

O que faz falta:
(chávena=240 ml de capacidade)

6 Ovos
2 chávenas (chá) de Açúcar
2 chávenas (chá) de Farinha de Trigo
3/4 chávena (chá) de Óleo
1 chávena (chá) de Água a Ferver
1 colher (chá) de Fermento em Pó
1 pitada de Sal

Doce de Ovos
Amêndoas Picadas
Como Fazemos:
Começamos por pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortamos dois círculos de papel vegetal do tamanho do fundo de uma forma com 20 cm. 
Separamos as claras das gemas. Batemos as claras em castelo firme. Reservamos. De seguida, batemos as gemas com o açúcar até obtermos um creme fofo. Misturamos o óleo, a farinha e o fermento. É normal a massa estar um pouco mais densa nesta altura. Adicionamos a água a ferver e batemos bem. Envolvemos as claras em castelo. 

Dividimos a massa em duas partes. Untamos a forma, colocamos um dos círculos de papel no fundo, voltamos a untar e enfarinhamos. Vertemos metade da massa e assamos 20 a 30 minutos ou até o palito sair seco. Se tivermos duas formas podemos dividir a massa pelas duas formas forradas, untadas e enfarinhadas e cozer de uma vez. O processo vai ficar simplificado. Se não assamos metade de cada vez. Assamos uma parte, desenformamos e limpamos a forma. Repetimos o processo de untar, forrar com o papel vegetal e enfarinhar. E assamos a outra parte. 

Quando ambas as metades de bolo estiverem assadas, deixamos arrefecer totalmente, recheamos e decoramos a gosto. Se o recheio pedir conservarmos no frigorífico. 

10 comentários:

  1. Que bolo maravilhoso! Esse doce de ovos faz aí toda a diferença! Parabéns ao teu Sarinho! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai essa fatia!!! Quero!! :P
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Esta fatia de bolo está mesmo a pedir para ser comida! O bolo ficou *****
    Parabéns para o Sarinho e também para a Sarinha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gosto tanto destes bolinhos assim simples mas que no fim de tudo sabem melhor que o bolo mais prestigiada da pastelaria da esquina!!!
    Bjokas
    Rita

    ResponderExcluir
  5. Ai Sarinha, não imagina como gosto destas receitas que saem sempre bem! Mais uma para a minha lista de "a fazer", por este caminhar tenho de viver mais 100 anos de forma a conseguir faze-las todas....
    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Sarinho! Que bolo maravilhoso...ia já uma fatia!!

    Beijinhos Ana

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo bolo.
    Parabéns.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/na-cozinha-com-mary-soliani-e-uma.html

    ResponderExcluir
  8. Saudades de passar por aqui Sara :) e que bolo bonito teve o teu Sarinho ;)
    Simples, bonito e delicioso que tenho a certeza que é!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que interior delicioso o deste bolo, tem mesmo muito bom aspecto!! 😍😍
    Muitas felicidades para o teu Sarinho (já venho tarde mas conta a intenção)
    Beijinhos Sarinha
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir