terça-feira, 30 de maio de 2017

Massa de 100% Pizza Integral!!!!

Não escondo que sou fã de um belo fast food. Claro que não é coisa que coma com frequência mas de vez em quando sabe muito bem. A minha predilecção recai nas pizzas. Que nem sei bem se podemos considerar fast food. Adoro uma boa pizza! 😍 Seja de massa fina ou de massa grossa. A uma certa altura a massa fina era a minha preferida mas de momento só peço que seja bem feita e com o rebordo crocante.

O Sarinho não é apreciador de pizzas porque não come queijo e vamos ser sinceros...qual é a piada de uma pizza sem queijo? Mesmo assim faço algumas vezes em casa só para mim. Dá para perceber o quanto eu gosto? 😀

Já fiz vários tipos de receitas de massa de pizza mas de momento procurava uma massa 100% integral, logo mais saudável e que me pudesse satisfazer o "vício". Depois de alguns testes cheguei a esta massa que é simples de fazer e que tem ingredientes um pouco mais sadios. 
Acabada de fazer fica com uma crosta nas bordinhas e a massa fica leve. Vale a pena experimentar, acreditem! A cobertura fica na imaginação de cada um. 
Vamos comer uma fatia? Um beijinho. Até breve e bons cozinhados!!! 😚
Massa de Pizza 100% Intregral

O que faz falta para 1:
195 gr. de Farinha Integral
7 gr. de Fermento Biológico Seco
1 colher (chá) de Sal
1 colher (chá) rasa de Açúcar Mascavado
80 ml de Água morna
1 Clara de Ovo M
15 ml de Óleo de Girassol
Como Fazemos:

Robot de Cozinha (Yämmi I)
No copo do robot colocamos a farinha integral, o fermento biológico seco, o sal e o açúcar mascavado. Ligamos por 15 segundos a velocidade 4
Adicionamos a água morna, a clara de ovo e o óleo de girassol. Amassamos na velocidade 4 por 2 minutos e meio.
Retiramos a massa do copo do robot, formamos uma bola e transferimos para um recipiente untado com azeite. Tapamos e deixamos levedar no mínimo 2 horas ou de um dia para o outro num sítio abrigado.
Esticamos a massa numa superfície enfarinhada e colocamos a mesma sobre uma forma refractária também enfarinhada. Cobrimos a gosto. Neste caso usei molho de tomate, oregãos e mozzarella fresca. Levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 a 30 minutos ou até dourar.

Tradicional
Começamos por misturar os ingredientes secos (a farinha, o fermento, o sal e o açúcar mascavado. Adicionamos a água morna, a clara de ovo e o óleo de girassol. Com a batedeira e as varas de gancho batemos por 10 minutos ou até formar uma bola de massa homogénea. 
Formamos uma bola e transferimos para um recipiente untado com azeite. Tapamos e deixamos levedar no mínimo 2 horas ou de um dia para o outro num sítio abrigado.
Esticamos a massa numa superfície enfarinhada e colocamos a mesma sobre uma forma refractária também enfarinhada. Cobrimos a gosto. Neste caso usei molho de tomate, oregãos e mozzarella fresca. Levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 a 30 minutos ou até dourar.

4 comentários:

  1. Cá em casa também adoramos pizza! Faço de vez em quando ao fim de semana! Há uns dias fiz com massa normal para a minha gente e com massa integral só para mim! A minha receita foi muito parecida com essas, só não juntei óleo, optei por azeite. Estiquei demais​e acabou por ficar bem fina, e eu prefiro massa mais altita! Embora eu goste de pizza de qualquer maneira, desde que a massa seja boa! E esta fica realmente muito boa, com um sabor diferente mas muito agradável! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Com massa integral nunca fiz.
    Essa ficou excelente e já se comia.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  3. Eis a receita tão aguardada! :)
    A minha primeira tentativa não foi com a integralidade de farinha integral, mas vou ter que experimentar esta receita sem dúvida!
    Beijinhos querida Sara! :)

    ResponderExcluir