sexta-feira, 16 de junho de 2017

Bacalhau à Brás...nunca sai de moda!

Bacalhau à Brás é aquela receita que nunca sai de moda. E aqui em casa é uma estrela. É dos pratos preferidos do Sarinho. 😍 Não conheço ninguém que não goste mas certamente que há. Mesmo não percebendo como é possível alguém não gostar de um cremoso bacalhau com batatas fritas e ovo. É uma receita que só tem ingredientes vencedores. 

Porque escrevo eu pela terceira vez esta receita aqui no blog? 😲 Não sei bem! Acho que os post's anteriores não me enchiam as medidas. A pessoa vai amadurecendo, acrescentando uma coisa aqui e tirando outra acolá. Além disso tenho tentado actualizar o blog com upgrades das receitas bem antigas aqui.

Não posso terminar esta introdução sem dizer o quanto esta receita é traiçoeira. Não me interpretem mal, esta é uma receita trabalhosa mas relativamente fácil. O problema é que encolhe imenso. Quando metemos as batatas no tacho parece que vamos ter bacalhau para a semana toda e assim que colocamos os ovos ficamos na dúvida se vai chegar para o jantar. 😆 Por via das dúvidas façam um bocadinho a mais. 
E agora que terminei em reclamação, despeço-me com um beijinho de bom fim-de-semana! 😚
Bacalhau à Brás

O que faz falta para 3 ou 4:
800 gr. de Bacalhau demolhado
1 fio generoso de Azeite
1 Cebola grande às rodelas finas
2 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
5 Batatas grandes
Óleo para fritar
6 Ovos batidos
1 Ramo de Salsa picada 
Sal e Pimenta q.b.
Azeitonas pretas para decorar

Como fazemos:
Começamos por limpar o bacalhau de pele e espinhas. Desfiamos e reservamos. De seguida, descascamos as batatas e cortamos as mesmas em palitos finos tipo batata palha. Fritamos as batatas e escorremos em papel absorvente. Reservamos.
Num tacho largo, refogamos a cebola em azeite com os alhos e a folha de louro. Quando a cebola tiver amolecido, juntamos o bacalhau e deixamos cozinhar um pouco. Mexemos para não pegar. 
Adicionamos as batatas palha fritas e envolvemos bem. Cozinhamos por uns minutos, mexendo de vez em quando. Temperamos com um pouco de sal e pimenta. Envolvemos os ovos batidos e metade da salsa picada. Mexemos até que os ovos cozinhem. O ponto certo é quando os ovos estão cozinhados mas ainda cremosos. Apagamos o lume e continuamos a mexer. 
Servimos perfumado com a restante salsa e decoramos com as azeitonas. Acompanhamos com uma salada.

6 comentários:

  1. Cá em casa adoramos bacalhau à Brás mas tem mesmo de ser assim com batata frita caseira! Não apreciamos com batata palha! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. que vontade que fiquei de comer um pratinho!! Sem dúvida das minhas comidas prediletas! adooooroooooo

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    (ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa todos gostamos, esse ficou uma verdadeira delicia
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Olá Sarinha!
    É verdade, o "à brás" nunca sai de moda, e salva muitas refeições! :)
    Aqui em casa, chamo-lhe o prato da preguiça, porque a maior parte das vezes faço-o com batatas fritas de pacote. Não fica tão cremoso e especial, mas fica igualmente saboroso, e sempre é um bocadito mais rápido de fazer :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto tanto de bacalhau à Brás. Bela e saborosa partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/petinga-frita-com-biscottina.html

    ResponderExcluir