terça-feira, 6 de junho de 2017

Clafoutis de Cereja

A sua origem é na França, a sua textura e seu casamento com as cerejas fazem dele uma estrela. É um belo Clafoutis de Cerejas. Que nome pimpão, não é verdade? Até parece ser uma sobremesa dificil quando na verdade é facílima. A parte mais demorada é a de tirar os caroços das cerejas mas entre tirar o caroço de uma e petiscar outra o tempo passa sem darmos por isso.

O Clafoutis pode ser feito com morangos, com ameixas, com pessêgos e por aí em diante. Por aqui adoramos cerejas e eu nunca consigo fazer receitas com elas porque desaparecem a voar. Estas vieram do mercado de Azeitão. Na vossa zona também existem mercados mensais? 
O mercado de Azeitão é uma autêntica relíquia. Por aquelas ruas alinham-se bancadas com diversos queijos, enchidos, frutas, legumes, vinhos, azeites, mel...enfim, um sem fim de coisas maravilhosas. É preciso ter alguma contenção para não trazer tudo. As coisas têm outro cheiro e as pessoas gostam de conversar. É um sítio despretensioso onde as pessoas acreditam na qualidade do que vendem e defendem o seu produto. Penso eu, ser uma vida dura. É de valor. 

Voltando as atenções de novo para o Clafoutis, este doce é equilibrado. Não é demasiado doce. E o contraste entre a massa meio cremosa com a ligeira acidez das cerejas, a meu ver, é perfeito. Acho que é uma daquelas sobremesas que finaliza muito bem uma refeição mais pesada. 

Vamos lá comer aquela fatia? Um beijinho. Comam bem! Até breve! 😚
Clafoutis de Cereja

O que faz falta:
Cup=240 ml de capacidade

500 gramas de Cerejas
4 Ovos
1 Cup de Leite (usei de amêndoa)
2 colheres (sopa) de Manteiga derretida 
1/2 Cup de Açúcar + 1 colher de sopa (para os mais gulosos aumentar um pouco o 1/2 cup)
3/4 de Cup de Farinha com fermento
1/2 colher de café de Sal fino
1 colher de café de Essência de Baunilha
Açúcar em Pó para polvilhar
Como Fazemos:
Começamos por lavar as cerejas e limpar o excesso de água. De seguida descaroçamos as mesmas. Se não tivermos o utensílio próprio para o fazer retiramos com a ajuda de uma faca. Reservamos as cerejas. 
Pré-aquecemos o forno a 180ºC, untamos uma tarteira ou assadeira com manteiga e enfarinhamos. Colocamos as cerejas no fundo. Podemos parti-las a meio ou colocá-las inteiras. 

Num recipiente e com a ajuda de uma vara de arames, misturamos o açúcar, os ovos e o sal. Adicionamos a farinha e o leite aos poucos. Misturamos bem. Juntamos a baunilha e a manteiga derretida. Envolvemos tudo. Podemos misturar tudo num robot por 20 a 30 segundos em velocidade média.
Regamos as cerejas que dispusemos no fundo da tarteira com a massa anterior. Polvilhamos a superfície com a colher de sopa de açúcar.

Levamos ao forno durante 40 a 45 minutos até o Clafoutis estar firme no meio e ligeiramente dourado na superfície. É normal que ele cresça muito mas depois de amornado baixa. Servimos morno ou frio.

5 comentários:

  1. Também fiz esta semana. Esta está bem bonita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro! É uma sobremesa deliciosa! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. É uma sobremesa que adoro!
    Nunca fiz clafoutis de outra coisa sem ser de cereja! eheh
    Está com um aspecto maravilhoso o teu.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Uma das minhas sobremesas favoritas e tenho muitas saudades! :)
    Ficou super bonita e as fotos estão lindas!

    ResponderExcluir