A sua origem é na França, a sua textura e seu casamento com as cerejas fazem dele uma estrela. É um belo Clafoutis de Cerejas. Que nome pimpão, não é verdade? Até parece ser uma sobremesa dificil quando na verdade é facílima. A parte mais demorada é a de tirar os caroços das cerejas mas entre tirar o caroço de uma e petiscar outra o tempo passa sem darmos por isso.
O Clafoutis pode ser feito com morangos, com ameixas, com pessêgos e por aí em diante. Por aqui adoramos cerejas e eu nunca consigo fazer receitas com elas porque desaparecem a voar. Estas vieram do mercado de Azeitão. Na vossa zona também existem mercados mensais?
O mercado de Azeitão é uma autêntica relíquia. Por aquelas ruas alinham-se bancadas com diversos queijos, enchidos, frutas, legumes, vinhos, azeites, mel...enfim, um sem fim de coisas maravilhosas. É preciso ter alguma contenção para não trazer tudo. As coisas têm outro cheiro e as pessoas gostam de conversar. É um sítio despretensioso onde as pessoas acreditam na qualidade do que vendem e defendem o seu produto. Penso eu, ser uma vida dura. É de valor.
Voltando as atenções de novo para o Clafoutis, este doce é equilibrado. Não é demasiado doce. E o contraste entre a massa meio cremosa com a ligeira acidez das cerejas, a meu ver, é perfeito. Acho que é uma daquelas sobremesas que finaliza muito bem uma refeição mais pesada.
Vamos lá comer aquela fatia? Um beijinho. Comam bem! Até breve! 😚
Clafoutis de Cereja
O que faz falta:
Cup=240 ml de capacidade
500 gramas de Cerejas
4 Ovos
1 Cup de Leite (usei de amêndoa)
2 colheres (sopa) de Manteiga derretida
1/2 Cup de Açúcar + 1 colher de sopa (para os mais gulosos aumentar um pouco o 1/2 cup)
3/4 de Cup de Farinha com fermento
1/2 colher de café de Sal fino
1 colher de café de Essência de Baunilha
Açúcar em Pó para polvilhar
Como Fazemos:
Começamos por lavar as cerejas e limpar o excesso de água. De seguida descaroçamos as mesmas. Se não tivermos o utensílio próprio para o fazer retiramos com a ajuda de uma faca. Reservamos as cerejas.
Pré-aquecemos o forno a 180ºC, untamos uma tarteira ou assadeira com manteiga e enfarinhamos. Colocamos as cerejas no fundo. Podemos parti-las a meio ou colocá-las inteiras.
Num recipiente e com a ajuda de uma vara de arames, misturamos o açúcar, os ovos e o sal. Adicionamos a farinha e o leite aos poucos. Misturamos bem. Juntamos a baunilha e a manteiga derretida. Envolvemos tudo. Podemos misturar tudo num robot por 20 a 30 segundos em velocidade média.
Regamos as cerejas que dispusemos no fundo da tarteira com a massa anterior. Polvilhamos a superfície com a colher de sopa de açúcar.
Levamos ao forno durante 40 a 45 minutos até o Clafoutis estar firme no meio e ligeiramente dourado na superfície. É normal que ele cresça muito mas depois de amornado baixa. Servimos morno ou frio.
Adoro cerejas...já comia!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Também fiz esta semana. Esta está bem bonita!
ResponderExcluirBjs
Adoro! É uma sobremesa deliciosa! Beijinhos
ResponderExcluirÉ uma sobremesa que adoro!
ResponderExcluirNunca fiz clafoutis de outra coisa sem ser de cereja! eheh
Está com um aspecto maravilhoso o teu.
Um beijinho
Uma das minhas sobremesas favoritas e tenho muitas saudades! :)
ResponderExcluirFicou super bonita e as fotos estão lindas!