sexta-feira, 30 de junho de 2017

Coxinhas de Frango...tradicional e robot de cozinha!

Coxinhas de Frango ou de Galinha eis a questão? O nome não importa. O que importa dizer é que são uns salgadinhos maravilhosos e comer só um é uma tarefa dificil. 😋

Eu tenho uma forte paixão por pequenos salgadinhos de formas e sabores diferentes. A verdade é que nesta busca culinária ainda não consegui decidir se sou mais doce ou salgada. Um pouco das duas, talvez. 

Como já aqui tenho mencionado, sou uma pessoa bastante curiosa, gosto muito de aprender e conhecer novas formas de fazer coisas. Também não sei se já disse que por vezes tenho dificuldades em dormir. E o que tem uma coisa a ver com a outra? São nesses momentos acordados que tenho bastantes ideias e me comprometo comigo própria a fazer isto ou aquilo. Certas ideias desvanecem com a noite de sono outras acordam com mais força.

Confesso que me surgiu a ideia de fazer coxinhas quando nesse dia ao lanche comi uma que me desiludiu. Então nesse mesmo dia à noite, sem sono, comecei a pesquisar e esta receita que eu pensava ser muito complexa revelou-se fácil. Os passos para a fazer são alguns mas rendem imenso. 

Em baixo, partilho a minha experiência que foi muito positiva. Estas coxinhas ficaram com um recheio húmido, a massa estaladiça e com um toque cremoso. Será que foi sorte de principiante?
Espero que gostem e que fiquem para comermos uma coxinha juntos. Ou duas! 😅😚
 Coxinhas de Frango

O que faz falta para aprox. 22:
Caldo
1 Peito de Frango médio
1 Cebola pequena
1 Cenoura pequena
2 Alhos
2 Folhas de Louro
1 colher de café de Noz-Moscada
1 colher de chá de Sal
Pimenta Preta q.b.
1 Raminho de Salsa
1 Litro de Água
Massa
2 chávenas de chá de Caldo de Carne
2 colheres de sopa de Manteiga
2 chávenas de chá de Farinha sem fermento
1 colher de café de Pimenta Branca
1 colher de café de Sal
Recheio
1 Peito de Frango Médio cozido
1 Fio de Azeite
1 Cebola picada
3 Alhos picados
8 colheres de sopa de Molho de Tomate
Pimenta Preta q.b.
1 Ramo de Salsa fresca picada
Montagem
2 Ovos Batidos
Farinha q.b.
Pão Ralado q.b.
Como Fazemos:
Começamos por fazer o caldo. Colocamos todos os ingredientes listados para o mesmo num tacho e cozinhamos por 25 minutos depois de levantar fervura. Coamos o caldo e reservamos para a massa. Retiramos o frango e descartamos o restante. Desfiamos o frango à mão ou na yämmi por 10 segundos na velocidade 4 com a lâmina de mistura.

De seguida, fazemos a massa. Fervemos o caldo devidamente coado com a manteiga, o sal e a pimenta. Na yämmi demora 5 minutos na velocidade 1 a 100ºC.
Depois adicionamos a farinha, mexemos com uma colher de pau até obtermos uma bola de massa grossa que despegue do fundo e maleável. Este processo fica facilitado se usarmos a yämmi por 30 segundos na velocidade 4. Deixamos a massa arrefecer. 

Para o recheio. Refogamos a cebola com o fio de azeite e os alhos. Quando a cebola amolecer juntamos o frango desfiado, a salsa e o molho de tomate. Mexemos e deixamos cozinhar uns minutos. Temperamos com a pimenta preta. Deixamos amornar.

Para montar as coxinhas abrimos uma rodela de massa na palma da mão e fazemos uma covinha. Colocamos o recheio na cavidade. Fechamos a rodela ao meio e depois unimos as duas pontas de forma a modelarmos uma coxinha. Para retirar o excesso de massa, puxamos a ponta da coxinha e voltamos a moldar.
Passamos as coxinhas pela farinha, depois pelo ovo e finalmente pelo pão ralado. Fritamos as coxinhas em óleo quente mas não demasiado. Assim que estiverem douradas, retiramos e escorremos em papel absorvente. Se as quisermos congelar basta alinhar as coxinhas lado a lado com um espaço entre si num prato ou recipiente raso e levar ao congelador de um dia para o outro. No dia seguinte, basta acondicioná-las num saquinho.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Não sei se ficaram à altura das brasileiras mas estavam muito saborosas. Eheheh. Beijinhos.

      Excluir
  2. Que bonitas ficaram essas tuas coxinhas de frango!
    Adoro e por vezes também fico um pouco desiludida com algumas que se vendem por aí.
    Vou guardar a tua receita ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ficaram perfeitas. Eu não fazia melhor.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Perfeitas? Estão perfeitíssimas e lindas. Parabéns! beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Sara Sara... Então ando eu a evitar estas maravilhas porque têm leite e tu agora arranjas uma receita sem leite?? Sara Sara... assim não vale, vou ter de fazer!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Adoro cozinhas de frango! São sem a menor dúvida o meu salgado favorito :P As tuas ficaram tão mas tão apetecíveis... Que belo aspecto :P


    Boa semana,

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderExcluir