segunda-feira, 26 de junho de 2017

Queques de Banana e Chocolate

Com o calor que se fez sentir há dias o forno permaneceu desligado para não aquecer ainda mais a casa. Mas o vício esse continuou cá. Semana em que não faço bolinhos para mim é uma semana desequilibrada. Faz parte da minha rotina semanal de manter a mente sã. Há pessoas que correm, que vão ver o mar ou vão jantar fora. Eu faço bolos! Se bem que as duas últimas opções também as aceito de bom agrado. A primeira já sabem...eu e os desportos temos aquela relação dificil. 😱

Por aqui, somos adeptos das marmitas. Marmitas para o almoço, marmitas para o lanche, marmitas para a praia, enfim marmitas para tudo! E há lá coisa melhor que levar um bolinho na marmita? Para naquele momento de moleza diária nos dar uma energia extra. 

Hoje a receita é do mais simples que há. É daquelas que todos nós gostamos. Misturar tudo e já está. E a minha receita rendeu imenso porque eu usei formas de pastel de nata para a fazer. 

Um destes dias a passear aqui pelo blog apercebi-me que não tinha referenciada a receita do clássico bolo de iogurte que toda a gente gosta. Então estes queques são isso mesmo. A receita do meu bolo de iogurte em formato pequenino e com um extra de cobertura de chocolate. Porque vamos ser sinceros...banana e chocolate é aquela combinação vencedora. 
Todos vocês devem ter uma receita de bolo de iogurte de família que herdaram da avó, da mãe, da tia ou até da vizinha mas se não têm sigam esta que é muito boa.

Vamos lanchar? Um beijinho. Até breve. Bons cozinhados!!!!! 😚
Queques de Banana e Chocolate

O que faz falta para 24 queques:
BOLO
4 Ovos
1 Iogurte de Aroma a Banana
3 copos de iogurte mal cheios de Açúcar
1 copo de iogurte de Óleo
3 copos de iogurte de Farinha
2 colheres de chá de Fermento em Pó
COBERTURA
3 colheres de sopa de Manteiga
3 colheres de sopa de Leite
1/2 chávena de chá de Açúcar
1/2 chávena de chá de Cacau em Pó
MONTAGEM
Formas para Queques
Forminhas de Papel Frisado
Como Fazemos:
Começamos por colocar as forminhas de papel frisado nas formas de queques. De seguida, pré-aquecemos o forno a 180ºC. 

Batemos os ovos com o açúcar e com o iogurte. Adicionamos o óleo e a farinha com o fermento. Voltamos a bater até a massa formar bolhinhas à superfície. Transferimos a massa para as formas deixando uma pequena margem a contar com o crescimento dos queques no forno. Levamos os mesmos ao forno por 15 minutos. 

Entretanto fazemos a cobertura. Misturamos todos os ingredientes num tachinho, levamos a lume brando até estar bem misturado e ter engrossado um pouco. Reservamos.

Quando os queques estiverem prontos, retiramos, desenformamos e picamos cada um deles na superfície. Mergulhamos a parte superior do queque na cobertura de chocolate, rodamos para cobrir toda a área. Repetimos o processo com todos os queques. Decoramos a gosto. 


3 comentários:

  1. Que bom aspeto...até já comia!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. E que bem bonitos ficaram Sara :D uma tentação para quem anda a tentar ser fit... tipo eu xD

    ResponderExcluir
  3. Que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir