sexta-feira, 28 de julho de 2017

Pão de Forma Integral...sem amassar!

Amigos cozinheiros, como vai essa vida? Por aqui andamos um pouco preguiçosos e com falta de imaginação. Não estamos de férias mas já estamos a precisar delas. Enquanto não chegam não nos podemos entregar a esta mandriice e vamos lá voltar à cozinha.

Comecei recentemente a ver a série Downton Abbey que conta a história de uma família inglesa e das pessoas que para eles trabalham. Inspirada por estes últimos, que se fartam de trabalhar, convínhamos, deixei as lamurias das férias de lado. Cheguei a casa e depois das tarefas domésticas que a todos nos tocam, resolvi fazer um pãozinho. Pãozinho este que não precisa de ser amassado. Este pão é fofinho, com uma ligeira crosta e não esfarela com facilidade. 

Eu sei que está calor mas se lerem a receita vão ver que não vos minto ao insistir que este pão é muito simples de fazer. E o cheiro que deixa pela casa?
Já para não dizer que é feito apenas com farinha integral o que quer dizer que é mais saudável não é?

Deixo-vos com uma fatia de pão morninho. Um beijinho. Feliz fim-de-semana!😘
Pão de Forma Integral
(Receita adaptada de: Vai Comer o Que)

O que faz falta: 
250 gr. de Farinha Integral
50 ml de Azeite
250 ml de Leite de Amêndoa
7 gr. de Fermento Biológico Seco
3 colheres (sopa) de Açúcar
1/2 colher (chá) de Sal

Azeite para untar
1 Forma Rectangular
Sementes a gosto para decorar

Como fazemos:
Numa batedeira com o acessório de gancho usado para massas mais fortes, colocamos todos os ingredientes com excepção do sal. Batemos em velocidade média para misturar um pouco. Adicionamos depois o sal e batemos em velocidade baixa durante 5 a 10 minutos. Se necessário raspamos as laterais do recipiente para tirar o excesso de farinha. 

Esta massa não fica com a consistência de uma massa de pão. É uma massa mais mole e pegajosa. Depois da massa batida, tapamos o recipiente com um pano e levedamos por 1 hora num sítio abrigado. 

Passado o tempo, untamos uma forma com azeite e colocamos a massa na mesma. Espalhamos com a ajuda de uma espátula. Pincelamos o topo com azeite e espalhamos as sementes a gosto. Tapamos a forma e deixamos levedar por mais 1 hora e 30 minutos.

Levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC por 25 minutos. Retiramos do forno, passamos uma faca à volta da forma e deixamos o pão amornar antes de desenformar. Podemos congelar este pão bem acondicionado.

2 comentários:

  1. Que tentação tão boa, deve ser uma delícia!!!
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Se há coisa que gosto nesta vida é de pão, não vivo sem... e este tem um aspecto delicioso! :)
    Vou ter que fazer um dia destes!
    Beijinhooooo!*

    ResponderExcluir